Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Mas ao mesmo tempo pergunto-me como é que caixas mais antigas suportam um shelly...
    É por terem menos fios?
  2.  # 22

Bem feitinho isso cabe!
    Não pode é haver demasiado cabo extra.
    Concordam com este comentário: zed
  3.  # 23

Existem muitos casos que as caixas simples foram chumbadas mais dentro da parede, como tal em vez de ter 4cm profundidade, na realidade a contar da face da parece tem 5cm ou mais até ao fundo.

Para ter a certeza, mede a profundidade do comutador e do Shelly se a soma for superior à profundidade da caixa, não há mais "jeitinhos".
    • zed
    • 9 agosto 2023

# 24

Já tentou colocar assim espalmado contra o interruptor? Os meus couberam assim. Passei o neutro da caixa de derivação até ao Shelly.
      IMG_20230807_1448522.jpg
  4.  # 25

pode tambem optar por todos os wagos para fio rigido/ sem patilha. são mais pequenos...
    regra geral, os fios rigidos custam mais a "acamar" dentro das caixas...
  5.  # 26

Colocado por: zedJá tentou colocar assim espalmado contra o interruptor? Os meus couberam assim. Passei o neutro da caixa de derivação até ao Shelly.
      IMG_20230807_1448522.jpg

@zed já sim, mas o pior é p resto. De facto estarem assim foi o mais perto que consegui de fechar tudo, mas não deu.

Colocado por: manelvcpode tambem optar por todos os wagos para fio rigido/ sem patilha. são mais pequenos...
    regra geral, os fios rigidos custam mais a "acamar" dentro das caixas...

O wago que estava lá de origem (aliás, em todas as ligações de tomadas penso eu pelo menos das que vi) são todos sem patilha, ou seja, para fio rígido.

Esta é outra novidade para mim: fio rígido.

Fui comprar um wago de 5 conectores, e o senhor perguntou-me se era para fio rígido, e eu nem soube responder.

Eu tenho usado fio rígido, mesmo nas bobines de fio que comprei no leroy, aquilo é só o cabo de cobre.

Lembrei-me destes conectores, mas também de colocar ou não ponteiras. Isto porque pelo menos no shelly fica tudo dobrado, ficando um pouco de cobre à mostra. Não há contactos, mas sei lá... 😬

Colocado por: rjmpiresBem feitinho isso cabe!
    Não pode é haver demasiado cabo extra.
    Concordam com este comentário:zed

Espero que sim @rjmpires!
    É que foi um momento de felicidade ligar tudo e ver a funcionar. Mas fiquei bastante triste porque não consegui colocá-lo na caixa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trap3d
  6.  # 27

Hoje estava a falar com o meu pai, e ele sugeriu uma coisa:
    Fazer a instalação na caixa de estore.

Dá trabalho? Bom, é verdade que tem que se levar a fase, neutro e puxar os cabos para a caixa do estore.

Tinha que fazer isto em 5 caixas.

O que acham?

Todas as caixas de aparelhagem estão cheias, o problema será sempre o mesmo.

O quão difícil poderá ser implementar esta solução?
  7.  # 28

Pelo menos até às chuvas, devem funcionar bem.
  8.  # 29

Também é uma boa solução, dependendo do quão fácil é abrir a caixa de estores. No meu caso para colocar nas caixas de cada vez que precisasse de aceder ao shelly teria de tirar o silicone à volta da caixa e voltar a colocar no final.
  9.  # 30

Tem de levar os fios que ligam ao interruptor até lá a cima.
    Concordam com este comentário: gonzaga
  10.  # 31

Colocado por: lpetingaTambém é uma boa solução, dependendo do quão fácil é abrir a caixa de estores. No meu caso para colocar nas caixas de cada vez que precisasse de aceder ao shelly teria de tirar o silicone à volta da caixa e voltar a colocar no final.

É exatamente a minha situação.
    A caixa é fora. Chuva não apanha, mas será que aa condições climatéricas influenciarão, como diz o @Varejote?

@rjmpires
    Exato. Tenho o trabalho de levar tudo para as caixas. Neutro e fases.
    E depois na caixa ligo tudo, mas ao mesmo tempo deixar os cabos do motor tanto na caixa de estore como na aparelhagem, para fazer as ligações ao interruptor.
  11.  # 32

Para o proteger o melhor é colocar uma caixa dentro da caixa de estores, mas veja o espaço que têm não convém ficar muito à justa, não vá uma lamina dos esterores desalinhar e rebentar com tudo.

Tenho meia dúzia de shellys no exterior dentro de caixas do género e nunca deram problemas.

Concordam com este comentário: Belhinho, gonzaga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  12.  # 33

Obrigado @rjmpires! Já me está a dar alguma esperança! 😁😁
    Só vendo mesmo.
    O que mais me preocupa é passar os cabos... Vai dar muito trabalho, provavelmente. Serão pelo menos 2 fios, mas só vendo de novo.
  13.  # 34

Podes utilizar o cabo do motor para levar o sinal dos botões e o neutro, e passas só o fio da fase.
  14.  # 35

E hoje ainda surgiu outra ideia:
    Existe uma caixa de derivação em pelo menos no quarto onde tenho tentado instalar este shelly.
    Então, em vez de levar a instalação para a caixa de estore, fazer tudo na caixa de derivação, caso haja espaço.

Começo a gostar disto! 😁
  15.  # 36

Se não estiver a meio caminho, tens que levar 4 fios até essa caixa, 2 do motor e 2 do interruptor.
  16.  # 37

Só vendo mesmo
    Eu tenho ideia que a caixa está lá 😁😅
    Vou ver e depois passo aqui 👍 mas só para a semana 😅

0.0210 seg. NEW