Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá pessoal

Estou a montar um shelly 2pm para automação de estores elétricos.

A minha dúvida prende-se com o fio neutro a ligar.
    Dentro da caixa tenho 3 fios neutros que terminam num conector wago, e deduzo que de um destes 3 tenha que puxar um neutro para o shelly.

Qual a solução?
    1 - tirar um neutro e meter diretamente no shelly
    2 - puxar um neutro para o shelly e continuar para o conector wago existente (ver imagem)
    -entra o fio no wago
    -sai um fio para o conector wago que existe
    -sai um fio para o shelly

Faz sentido?
    Tentei re-criar a ideia numa foto

Obrigado! :)
      2.jpg
      1.jpg
  2.  # 2

Boas.
    1- Não . errado. Esses 3 neutros são circuitos que têm de continuar.
    2 - Estás a complicar, nem percebi direito o teu esquema. substitui o ligador existente por um de 4 condutores e metes um para o shelly.
    Concordam com este comentário: bluthunder82, gonzaga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  3.  # 3

Colocado por: casinhaDaAvo1 - tirar um neutro e meter diretamente no shelly

Colocado por: jonny_mm2 - Estás a complicar, nem percebi direito o teu esquema. substitui o ligador existente por um de 4 condutores e metes um para o shelly.

Basicamente isto. Tirar um neutro da derivação mais proxima (esse wago de 3) e ir directo ao N do shelly.
    O mesmo para uma fase; é preciso uma fase permanente para alimentar o shelly, mas essa será mais fácil derivar da entrada do interruptor dos estores.
  4.  # 4

Não sou o melhor a desenhar, muito menos esquemas elétricos... Mas esforcei-me! 😅

O esquema das ligações é o da direita
    E anexei ainda as ligações atuais do interruptor do estore.

Obrigado! 🙂

EDIT:
    faz sentido colocar um wago de 5 conectores? fica um conector livre, é verdade. mas é seguro/faz sentido?
      IMG_20230807_144852.jpg
      IMG_20230807_144743.jpg
  5.  # 5

Adiciono a montagem que fiz
    Fios com fita cola representam a fase (não tenho fio cinza como o utilizado na instalação)
    O preto e castanho enrolados, representam os fios do motor
      IMG_20230807_192533.jpg
  6.  # 6

Penso que não adianta o esquema acima.

Se tenho 2 fases só tenho que ligar uma no shelly, e depois ligo do shelly ao interruptor. A outra fase liga directamente no interruptor.

Já tenho um wago de 5 conectores, vou fazer a ligação hoje.

Entretanto tentei montar um shelly 1pm para controlar a ligação do termoacumulador, mas não consigo meter tudo dentro da caixa. É pequena 😕 testei com o shelly fora e correu tudo bem e fiquei bastante contente porque funcionou... Mas depois para o meter dentro da caixa, não deu.
  7.  # 7

coloca os 2 cinzentos que vão ao interruptor num wago de 5. daí sai um cabo que vai ligar ao interruptor onde agora ligam os 2 cinzentos. depois sai outro para o shelly onde diz "L"

o fios castanho e preto ligam a O1 e O2.

Coloca 2 novos fios a ligar onde ligam o preto/castanho no interruptor a S1 e S2.

Azul a N.

ligar e configurar.

da para inverter a ordem dos botões nas configurações, por isso não é importante a ordem agora em "O" e "S"
  8.  # 8

manelvc, obrigado!

Por que tenho 2 fases aqui neste interruptor? Ainda não percebi e sinto que é muito básico...

Talvez seja por isto que não entendo a sua recomendação para as fases com o wago 😅

Algumas perguntas:
    1-O que eu disse no post anterior está errado? Não faz sentido?

2-a sua solução é diferente da minha em quê?

3-porquê implementar a sua solução?

4-atualmente o interruptor recebe 2 fases. Entendo que pela sua solução ficará apenas com uma. Não há problema?

Sinto que as perguntas parecem rudes, mas não estou a sê-lo! Até tentei reformulá-las para não parecerem 😁🙂 Só estou mesmo a perguntar, obrigado! 👍
  9.  # 9

Procure no youtube: "Gabriel shelly."
  10.  # 10

Segui o Gabriel, sim
    Mas a instalação dele é diferente da minha.

Ele só tem uma fase, e depois tem o neutro ali à mão.

O neutro já entendi, tenho que ir buscar no terminal de 3.

Mas a fase é que não entendi ainda
  11.  # 11

Fase provavelmente só terás uma, tens é 2 saídas, uma que sobe e outra que desce.
    Concordam com este comentário: gonzaga
  12.  # 12

Atualmente são 2 fios cinza que entram no L do interruptor, e depois tenho o castanho e preto que estão em cada lado.

rjmpires
    O que diz é que em algum momento existe uma bifurcação da fase que vem no circuito, o que faz com que entrem as duas no interruptor.
    É isso?

E depois juntando com o que foi dito pelo manelvc é que eu voltarei a uni-las, é isso?
  13.  # 13

Colocado por: casinhaDaAvoAtualmente são 2 fios cinza que entram no L do interruptor, e depois tenho o castanho e preto que estão em cada lado.

rjmpires
    O que diz é que em algum momento existe uma bifurcação da fase que vem no circuito, o que faz com que entrem as duas no interruptor.
    É isso?

E depois juntando com o que foi dito pelomanelvcé que eu voltarei a uni-las, é isso?

O que vai precisar para controlar os estores é:

1 fio de fase para alimentar o shelly
    1 fio de neutro para alimentar o shelly
    1 fio vindo do interruptor do botão para subir
    1 fio vindo do interruptor do botão para descer
    1 fio do motor dos estores que faz subir
    1 fio do motor dos estores que faz descer
  14.  # 14

JÁ FUNCIONA!!!!

Já percebi o porquê de 2 fases no interuptor... 😅

Uma é do interuptor dos estores, outra é a fase que vai para o interuptor das luzes, que está ao lado. Ou seja, no interuptor dos estores acontece o que acontece no shelly: tem entrada e saída para fase continuar. Que com a solução dada pelo manelvc, esta continuidade é feita no wago. Até posso substituir o wago de 5 por um de 3, sempre é mais um espacinho que ganho.

Agora tenho que dar o jeito pois os fios estão compridos.

Malta, vós soides incríveis! Grande ajuda que me deram!
  15.  # 15

Acaba a aventura...
    A caixa é demasiado pequena e não consigo de maneira nenhuma colocar o shelly lá dentro com toda a cablagem.
    Numa caixa de derivação chego a ter 3x terra, 3xneutros, 2x fases e depois ainda 2x para o controlo dos estores.
    Adicionar o Shelly + 2 wago (um de 3 e outro de 5 conectores) é muita fruta. Fica quase quase, mas não consigo.

Faz sentido, ou é de mim? É que até já tinha os shellys todos que precisava, era só mesmo montar, pois já tinha cortado os cabos e tudo...
  16.  # 16

O problema é que esses gadgets, são para ser colocados em caixas de aparelhagem fundas, quando são caixas simples com menos profundidade, que era o comum em interruptores é tentar meter o Rossio na rua da Betesga.
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo
  17.  # 17

Pois faz sentido sim senhor @Varejote!
    Eu não fazia a mínima ideia, pensei que coubessem com alguma dificuldade, mas que no final coubessem.

Assim, nada feito mesmo.
    Estou muito triste 😁😕 porque ir-nos-ia dar muito jeito aqui em casa
  18.  # 18

Se for pouca coisa há quem parta o fundo da caixa, mas não sei se será algo recomendado.
  19.  # 19

Colocado por: lpetingaSe for pouca coisa há quem parta o fundo da caixa, mas não sei se será algo recomendado.

Pode tentar roer o fundo a caixa, mas ter cuidado, senão faz uma janela.
  20.  # 20

De facto não me queria aventurar muito por aí... Se ainda fosse arranjar uma maneira de conseguir arranjar os cabos lá dentro... É que eu até já encurtei alguns, o que me aprece má ideia porque depois nem dá para dobrar, e dobrando/enrolando pode ajudar sempre a meter as coisas mais ajeitadas

0.0212 seg. NEW