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  1.  # 1

    Um familiar meu caiu nesta burla...

    Há coincidências do caraças, tinha falado com a filha nesse mesmo dia e a filha (que está no estrangeiro) diz-lhe que tinha urgentemente de trocar de telemóvel porque estava todo marado. Ao fim do dia recebe aquela mensagem "olá mãe, este é o meu número temporário que o outro deixou de funcionar" e o resto é história.

    Foi feita queixa na polícia e tenho estado a tentar ajudar a tentar contactar com a empresa holandesa que detém a "entidade 21800", para já sem sucesso.
  2.  # 2

    Ninguém melhor que a PJ para tentar resolver, aqui no forum só se for à procura de opiniões.
  3.  # 3

    Sim, claro, foi feita queixa na polícia.
    A ideia é passar o testemunho/alertar e, ao mesmo tempo, perceber se alguém tem experiências semelhantes ou se conhece desfechos positivos.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  4.  # 4

    Explique lá melhor essa burla que não estou a par…
  5.  # 5

    Colocado por: medicineengExplique lá melhor essa burla que não estou a par…

    Basicamente recebe uma mensagem deste tipo
    https://twitter.com/jmmfernandes/status/1689990521828081664?t=8f1KGggfcOo4PbfPSuwvcA&s=19

    E a conversa segue por aí. Inevitavelmente vão pedir para fazer um pagamento urgente porque as aplicações do homebanking estavam no outro telefone. Esse pagamento é então um "pagamento de serviços" para uma entidade/referência que vai levar o dinheiro direito aos burlões. Nunca há chamadas de voz, só SMS.

    No caso deste meu familiar, a coincidência foi que horas antes tinha falado com a filha e esta disse-lhe que tinha de trocar de telemóvel urgentemente, daí não ter questionado o pedido.
    Só se apercebeu da burla quando falou com a filha no dia seguinte (vídeo chamada como fazem quase todos os dias) e ela não lhe falou nos pagamentos nem no telemóvel avariado.
    "Oh filha e aqueles pagamentos eram de quê, tanto dinheiro?"
    "Pagamentos? Estás a falar de quê?"
    "Ups"
  6.  # 6

    Obrigado pelo esclarecimento. Já tinha ouvido falar dessa burla, mas com um nome tipo “Olá pai/mãe”…
    Um tipo tem que estar sempre atento a estes esquemas de “urgentemente” fazer transferências de dinheiro…
  7.  # 7

    Alguma evolução, pequena...
    Consegui resposta da empresa responsável pela entidade 21800, por motivos de privacidade obviamente que não me podem dar dados dos burlões, mas confirmaram que as entidades estão ligadas a contas PayPal e o dinheiro não pode ser devolvido por eles.

    Enviei-lhes os recibos dos pagamento do meu familiar bem como uma série de links para outras burlas ligadas à mesma entidade, responderam a dizer que as contas ligadas aquelas referências estão canceladas.
    Pouco, mas pode ser que pelo menos dificulte um bocadinho a vida a esta malta...

    Dear Bruno,

    Thank you for your message and all the information.

    All accounts are blocked from using our services.

    We will investigate further and take the necessary steps to prevent this from happening in the future.
  8.  # 8

    Não há registos de nada? Boas vidas estas :)
  9.  # 9

    Há, mas só os podem dar à polícia. Resta saber se a investigação chega a sair da secretária.
    Também acredito que a polícia tenha casos muito mais importantes em mão, mas no meio de tanta queixa já se fazia alguma coisa.
    Se eu, um perfeito anónimo, cheguei à empresa responsável, certamente que uma entidade judicial chega mais facilmente.
  10.  # 10

    Colocado por: Bruno.Alvescheguei à empresa responsável
    errado, você só chegou a entidade que gerou a referência de pagamento, mas não tem qualquer responsabilidade ou parte ativa nas relações comerciais entre os intervenientes, é a mesma coisa que você pedir satisfações ao banco que recebeu uma transferência bancaria
  11.  # 11

    Colocado por: pedrodmsousaNão há registos de nada? Boas vidas estas :)


    Enquanto os cartões SIM estiverem disponíveis em qualquer lado sem ser necessário registar quem os compra...
    • mcc7
    • 20 agosto 2023

     # 12

    Boa tarde, aqui em casa passou-se algo parecido, tentativa de burla em nome da EDP Comercial, mas felizmente vi logo que não podia ser.
      20230817_104140.jpg
      20230817_103628.jpg
  12.  # 13

    Tb tive uma dessa no domingo passado.
  13.  # 14

    A semana passada recebi por whatsapp uma mensagem que era +/- isto: "Olá Ollie, como estás? Queres ir comigo hoje ás compras?".

    Como não sou o Ollie e como não conheço o número ( tinha foto de uma mulher que também nunca vi)... ela deve ter ido ás compras sozinha.

    Também há o esquema das fotos intimas de menores, que é onde os "garanhões" das redes sociais se costumam enterrar.

    Fiquei com a ideia que ela queria meter conversa para depois passar ao esquema das nudes.


    https://magg.sapo.pt/atualidade/artigos/cuidado-com-o-golpe-das-nudes-esta-burla-envolve-fotos-intimas-online-e-ja-custou-mais-de-40-mil-euros-a-um-empresario
  14.  # 15

    Outro esquema muito usado é o das encomendas que têm algum problema na entrega.

    Encomendei há dias peças para o carro, de um site muito conhecido, e algumas horas depois já estava a receber mensagens a dizer que havia problemas na entrega da encomenda.

    Só não sei como é que eu faço uma encomenda e os "artistas" sabem logo.
    Será pelo meu pc ou pelo site?

    https://www.publico.pt/2021/02/19/economia/noticia/circular-mensagem-sms-fraudulenta-aviso-encomenda-retida-alfandega-1951412
    • mcc7
    • 20 agosto 2023 editado

     # 16

    Também recebi uma mensagem a dizer que a minha encomenda estava parada no centro de distribuição devido a uma taxa aduaneira não paga, para mais informações era clicar num link... enfim...vi logo que era mais uma tentativa de burla, foi dia 11 de agosto.
    • AMG1
    • 20 agosto 2023

     # 17

    O pagamento de servicos MB (entidade e referência) só estao disponiveis para devedores e credores com contas DO em bancos aderentes ao MB, ou seja em bancos nacionais.
    A entidade a quem foi enviado o dinheiro, seja ou não o destinatário final dos fundos, tem obrigatoriamente um contrato de adesão ao serviço com um banco nacional.
    Faça imediatamente uma reclamação ao BdP dando conta da situação, que lhe vão dar uma explicação capaz e essa é a unica forma de evitar que continuem com o esquema, senão registam uma nova entidade junto de outro banco e continuam.
    Estas operações, mesmo que efectuadas via HB, são operações de cartão e consequentemente sujeitas a essa regulamentação, onde está prevista a figura do reembolso, nos casos em que a transacção subjacente ao pagamento não se efectuou. Isto foi feito para as compras, mas embora o pagamento de serviços seja uma "criação" dos bancos nacionais (Multibanco) a regulamentação de base é a europeia, que não faz qualquer distinção entre operações.
    Portanto pode também tentar pedir ao seu banco o reembolso, porque não comprou nem utilizou qualquer serviço. Será pouco provável que lhe devolvam o dinheiro, mas pelo menos põe toda a gente "à bulha" e com necessidade de lhe darem uma explicação capaz.
    Se fosse uma transferência seria mais dificil, mas com o Pagamento serviço MB até pode ser que ainda veja o dinheiro.
    A reclamação para o BdP deve ser dirigida diretamente ao departamento de pagamentos, senão isso vai para a fraude e eles tratam isso tipo "chapa 4" se chegar à fraude ja com o entendimento do departamento de pagamentos, há mais hipoteses de ter o seguimento certa.
    Issa treta sobre a Paypal não tem qualquer sentido, o dinheiro até pode ter sido enviado para uma conta Paypal, mas da sua conta foi para a de cliente noutro banco, portanto o titular dessa conta é o responsável pela burla de que foi alvo, se não foi ele o destinatarios dos fundos, facilitou os meios para efectivação da burla, logo ou é cúmplice ou relapso nas suas obrigações enquanto facilitador de serviços de pagamento e consequentemente passível de ser responsabilizado.
    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serge, Bruno.Alves, Doncar
  15.  # 18

    Também há umas tentativas de burla da via verde, a pedir o pagamento de uma coima por excesso de velocidade. Quem recebeu foi o meu filho á cerca de dois meses. Por acaso ele não conduz, tem 11 anos..
  16.  # 19

    Colocado por: LMigAlves
    Só não sei como é que eu faço uma encomenda e os "artistas" sabem logo.
    Será pelo meu pc ou pelo site?


    Não sabem. Mandam para tanta gente que acabam por acertar em muita gente que fez encomendas recentemente.
  17.  # 20

    Colocado por: rjmsilva

    Não sabem. Mandam para tanta gente que acabam por acertar em muita gente que fez encomendas recentemente.


    É verdade. Eu que tipicamente não faço encomendas pela net tenho sempre uma montanha de mensagens da Fedex a dizer que a minha encomenda está retida e que tenho que clicar no link, pagar e o diabo a sete.

    Há uns anos andei a rabiar um desses esquemas durante uns meses porque o tipo do banco tinha lá um senhor que tinha morrido e que tinha o meu sobrenome e ele podia fazer-me o herdeiro dele…
    Digamos que no fim ele não ficou nada contente porque perdeu uns 6 meses comigo enquanto eu fazia as histórias mais mirabolantes que me vinham à cabeça para não lhe mandar dinheiro. A partir daí acho que o meu email ficou na black list dos scammers e já não recebo emails do prince nigeriano nem desses do banco a fazer-me herdeiro milionário…é pena porque aquilo foi bem divertido…
 
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