Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas.

Em conversa com o vizinho, mandei a ideia para o ar em comprar uma pequena parte do quintal dele (20m2 de 180m2 do quintal) e a ideia não foi rejeitada. Mas tenho duas dúvidas:

-Posso comprar 20m2 do quintal dele e anexar?
    -Acho que ele fez um acrescento ilegal à casa, para comprar essa pequena parte do quintal, pode ele vir a ter problemas caso o acrescento seja ilegal? O acrescento dele não fica na parte que desejo comprar.

A ideia será usar esses 20m2 para fazer um acrescento à minha actual moradia (sei que é necessário projectos, etc) e tenho noção que posso comprar e o acrescento ser rejeitado pela câmara, mas caso seja rejeitado, aproveito e fico com o quintal maior :)
  2.  # 2

Não sei muito sobre o assunto mas acho que o vizinho terá que fazer um "destaque".
    Terá de ir aos serviços de urbanismo da câmara reunir com o técnico responsável da zona, para colocar as questões.
  3.  # 3

Colocado por: PalhavaNão sei muito sobre o assunto mas acho que o vizinho terá que fazer um "destaque".

Em boa verdade sim.
    Como são apenas 20 m2, muito provavelmente isso até dá para fazer com uma retificação de áreas de ambos os lotes.
    Não é o procedimento correto nem legal mas é um procedimento expedito e que na grande maioria dos casos resulta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  4.  # 4

Colocado por: PalhavaNão sei muito sobre o assunto mas acho que o vizinho terá que fazer um "destaque".
    Terá de ir aos serviços de urbanismo da câmara reunir com o técnico responsável da zona, para colocar as questões.

Pelo que tive a pesquisar a forma correcta é fazer um "destaque", mas terei que fazer pedido à Câmara, apresentar plantas, levantamentos topográficos que pode indicar o "acrescento ilegal" à casa?

Colocado por: zedasilva
    Em boa verdade sim.
    Como são apenas 20 m2, muito provavelmente isso até dá para fazer com uma retificação de áreas de ambos os lotes.
    Não é o procedimento correto nem legal mas é um procedimento expedito e que na grande maioria dos casos resulta

Seguindo esta forma, ambos tem que ir às Finanças e à Conservatória e fazer uma retificação das áreas, o levantamento topográfico seria necessário?

O meu receio é que o meu vizinho tenha problemas por causa do "acrescento", se ele tiver que apresentar levantamentos topográficos, plantas de implantação acho que vai destacar-se aquela ilegalidade.
  5.  # 5

Se for para alteração de áreas é preciso levantamento topográfico dos dois artigos e finanças e conservatória.
    A probabilidade de chatices terá com acrescentos é diminuta. Passei pelo mesmo no início do ano.
  6.  # 6

penso que essas retificações desde que não esteja em causa mais de 5% do total da área são simples e na conservatória não poe problemas.
  7.  # 7

Colocado por: powerPTSe for para alteração de áreas é preciso levantamento topográfico dos dois artigos e finanças e conservatória.
    A probabilidade de chatices terá com acrescentos é diminuta. Passei pelo mesmo no início do ano.

Pois, o levantamento topográfico é que deixa-me receoso, se houver problemas, que seja do meu lado.

Colocado por: marco1penso que essas retificações desde que não esteja em causa mais de 5% do total da área são simples e na conservatória não poe problemas.

Do lado do vizinho
    O lote do vizinho deverá ter 300m2, 5% dá à volta de 15m2, próximo do que pretendia e trabalho bem com 15m2.
    Se a retificação for menor que 5%, é só chegar às finanças/conservatória e fazer o pedido de retificação, sem precisar de levantamento topográfico e outras burocracias?

Do meu lado
    Os 15m2 que compro ao vizinho, é quase 20% de aumento ao meu lote. Concluo o negócio com o vizinho, levanto novo muro de separação, faço levantamento topográfico e vou às finanças (acerto IMI)/conservatória?
  8.  # 8

contate um bom solicitador ai na sua região e ele trata-lhe disso com uma perna ás costas :)
    Concordam com este comentário: zedasilva, filipasousa23
    Estas pessoas agradeceram este comentário: morador
  9.  # 9

Se acham que um solicitador possa ser a solução, irei falar com um e a ver vamos como resolvo isto..

Obrigado!
    Concordam com este comentário: Palhava
  10.  # 10

Depois venha cá dar notícias 🤠

0.0155 seg. NEW