Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 8 fevereiro 2010 editado

     # 1

    Uma vez que é o que as pessoas querem, respostas simples sem grandes conversas e para não maçar os outros membros com as mesmas perguntas ad nauseum, aqui ficam respostas simples às perguntas mais comuns aqui no fórum (normalmente feitas por membros recentes). As respostas não são consensuais mas quem procura só quer uma ideia por isso...
    Se quiser mesmo saber tudo leia: listagem das discussões mais informativas.

    Quanto é que custa construir em (uma localidade qualquer) por m2?
    Conte com um valor médio, dependente de muitos factores que não podem/devem ser definidos aqui, entre 500€ (paredes e pouco mais) e 1000€ (acabamentos médios/superiores) por m2.

    É possível construir uma casa por 100.000€?
    É.

    É possível construir num terreno rústico/urbano/REN/RAN?
    Só a Câmara Municipal em questão lhe poderá responder. Tem sempre que falar com eles.

    Qual é o valor das casas em (uma localidade qualquer) por m2?
    Consulte uma imobiliária da zona e faça-lhes essa pergunta.

    Qual é o melhor aquecimento para a minha casa?
    Há um consenso quase geral que o melhor em relação benefício/custo é o ar condicionado e o mais confortável é o piso radiante.

    Qual é a melhor solução para AQS?
    Painéis solares + apoio de caldeira gás natural ou outro combustível (aquele que lhe for mais prático/barato).

    Qual é a melhor caixilharia para a minha casa?
    Não há consenso entre PVC e alumínio, nem há dados concretos (de instalações feitas) que permitam recomendar seja o que for, mesmo quanto a marcas. PVC: alguns reclamam melhor desempenho térmico (isola melhor); alumínio: solução segura, construção mais sólida e consolidada.

    Como é que posso eliminar a humidade na minha casa?
    Solução cara: isolando, por fora (ETICS, telas asfálticas) ou por dentro (gesso laminado/Pladur). Solução barata: ventilar (abrir janelas), aquecer (fazer com que as paredes frias fiquem mais quentes), desumidificar (com um desumidificador).

    Qual o melhor isolamento para o meu sótão?
    Se é para circular/habitar o sótão, fixar ao telhado por dentro, lã de rocha/vidro ou placas XPS (uma espécie de esferovite) e placas de gesso laminado (conhecido como Pladur). Se não é para circular, basta estender placas XPS ou lã de rocha/vidro no chão.

    Qual a melhor solução para impermeabilizar uma cobertura/terraço?
    Para uma cobertura não transitável, a melhor solução são chapas de zinco, para uma cobertura transitável (terraço), tela asfáltica/PVC ou tela líquida. Se também quiser isolar termicamente, há que criar pendentes no terraço transitável, aplicar lã rocha/vidro ou XPS, no não transitável basta aplicar os mesmos materiais por baixo das chapas de zinco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MDA, lobito, mafgod, pimpolha
 
0.0093 seg. NEW