Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Moradia T4 + garagem e piscina.
    Seguindo os conselhos do fórum da casa em Janeiro fui contactando construtores de obras vizinhas. Todos pediram que mandasse projectos por mail, quando eu ainda tinha as especialidades para serem aprovadas.
    Esperei que fossem aprovados, e comecei a contactar novamente no início de março, mail com projectos, mapa de quantidades e caderno execução. Que sim, iam fazer. Passado 2 semanas chega o primeiro, 388 mil mais iva, feito a olho, sem ter em conta o projecto. As semanas passam, contacto mais alguns. Uns não tem disponibilidade, outros têm mas depois de verem mapa quantidades já dizem que não têm. Outros ainda pedem que imprima os projectos todos e lhos leve em mão. Um disse que sim, depis tentou convercer-me a não fazer orçamento como está descrito, que aquilo é muito minucioso e parece uma obra pública, mas lá disse que fazia. Passaram-se 3 meses...
    Finalmente, a meio de Julho aparece um orçamento 535 + iva, mas só metade do orçamento corresponde ao projecto, a outra metade são opçôes do construtor. Exemplo, tela pvc na cobertura, em projecto, telha sanduiche no orçamento.
    Passados 5 meses nem um orçamento de acordo com o mapa de quantidades, em mais de 60 empresas contactadas, em mais de 20 que disseram que iam elaborar orçamento. Assim fica dificil comparar.
    Claramente todos com muito trabalho e sem interesse em orçamentar.
  2.  # 2

    Aconteceu-me o mesmo, tive de mudar de estratégia, esquecer o projeto de execução e mapa de quantidades. Aquelas especialidades com opções mais fora do normal retirei da empreitada e adjudiquei diretamente, o mesmo com alguns materiais... mas a primeira ida ao mercado foi uma boa aprendizagem ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
  3.  # 3

    Passei pelo mesmo (obra na margem sul), os empreiteiros orçamentam a olho e ao m2, quando se apresenta um mapa de quantidades não se querem vincular.

    Avancei como o RUIOLI, encontrei um empreiteiro que aceitou contratar a estrutura, alvenarias e algumas especialidades, essencialmente mão de obra e forneço eu os materiais.

    A obra vai avançando.

    Não desista, alargue o raio de pesquisa, risque os que não lhe deram cavaco, e siga em frente sem desmerecer!
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
  4.  # 4

    Aqui foi o mesmo. Meses largos à espera de orçamentos para chave na mão. Muitos acabaram por nunca chegar. Os que chegaram estavam todos muito inchados (e díspares entre si). Excepto dois, que eram apenas uma única folha com um valor global *extremamente* apelativo 😅
    Acabei por mudar de estratégia, porque este caminho chave na mão não mostrou solidez.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, rpmmsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
  5.  # 5

    Outra sugestão na contratação, evite avançar com valores de adjudicação, ou no limite proteja-se ao máximo.

    sabemos que os empreiteiros têm de comprar materiais para o trabalho, ou pagar também valores de adjudicação nas suas sub-empreitadas, mas são mais que muitos relatos (aqui no fórum e não só), de DO que metem dinheiro nas mãos do empreiteiro e depois ficam a arder, ou porque desaparecem, ou porque tendo o dinheiro na mão avançam com a obra ao ritmo que entendem.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  6.  # 6

    É uma boa sugestão, mas com a escolha apertada de empreiteiros, o que for escolhido vai querer valor na adjudicação, é certinho!
    Não tenho conhecimento, nem feitio para saber escolher sub empreitadas, preços do aço, ferro, betão, etc
    Concordam com este comentário: joaosantos
  7.  # 7

    Colocado por: IronManSousaNão tenho conhecimento, nem feitio para saber escolher sub empreitadas, preços do aço, ferro, betão, etc
    venda o terreno com o projeto e compre feito.

    senão vai ser papado de cebolada pois vai chegar a uma altura em que entrega a um qualquer sem rigor nem critério só porque lhe diz o que gosta de ouvir (sem ironias nem maledicência, é um fato de muitos na sua situação).
    Concordam com este comentário: joaosantos
  8.  # 8

    Boa noite!
    Estou prestes a iniciar construção da minha moradia em Setúbal. É a segunda vez que vamos construir por isso já tenho ideia daquilo que nos espera. Na primeira vez fizemos chave na mão mas os preços eram outros. Gostaria de saber quais as especialidades que aconselham adjudicar com o construtor e quais aquelas em que acham que é seguro fazer por adjudicação direta.
    Vamos contratar um construtor para estrutura, alvenarias e trabalhos de pedreiro em geral. Estamos a ponderar responsabilizar-nos por eletricista, canalizador, carpintarias, caixilharia, ar condicionado, arranjos exteriores e piscina, ladrilhador e materiais.
    Agradeço desde já a ajuda!
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
    •  
      NTORION
    • 15 outubro 2023 editado

     # 9

    Bom, em 2019 ainda tive 2 em 6 de acordo com o MQ... E um terceiro que orçamentou de acordo com o MQ e mais umas opções que usava... Mas os outros 3 nem olharam para o MQ, um deles nem para o projeto, apenas para os m2.
  9.  # 10

    Colocado por: raquelffacBoa noite!
    Estou prestes a iniciar construção da minha moradia em Setúbal. É a segunda vez que vamos construir por isso já tenho ideia daquilo que nos espera. Na primeira vez fizemos chave na mão mas os preços eram outros. Gostaria de saber quais as especialidades que aconselham adjudicar com o construtor e quais aquelas em que acham que é seguro fazer por adjudicação direta.
    Vamos contratar um construtor para estrutura, alvenarias e trabalhos de pedreiro em geral. Estamos a ponderar responsabilizar-nos por eletricista, canalizador, carpintarias, caixilharia, ar condicionado, arranjos exteriores e piscina, ladrilhador e materiais.
    Agradeço desde já a ajuda!
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sito


    Sugiro que inclua a piscina na estrutura, cofragem, armação de aço e betão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquelffac
  10.  # 11

    Quando avancei perguntei a quem me acompanhou se valia a pena fazer mapa de quantidades. “Valer vale mas ninguém te vai olhar
    Para isso… gastas dinheiro e depois miolos a pensar porque nao seguem a especialidade”. Foi a resposta que obtive.
    Confesso que nao compreendi na altura nas agora vejo que foi um bom conselho. Muito acertivo e de quem conhece a realidade.

    Acho que ou compra feito (boa sugestão para oa dias que correm - elimina incertezas) ou va fazendo a medida que vai sendo necessário. Eu ainda nao acabei mas ja sei que se estivesse a comecar agora iria ter a vida dez vezes mais dificultada…

    Veja o que ha na zona. Pode ser que encontre algo que goste!

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquelffac
  11.  # 12

    Esta é a realidade que contraria l que se vai dizendo ca pelo forum em que convém ter projetos para a fechadura da porta…
    Acho que ja disse isto algures, em tempos eu tambem defendia isso, até porque estou habituado a trabalhar assim, mas depressa me apercebi sue a realidade por PT é outra, e chegar a um empreiteiro com uma lista telefónica de projetos vai ver o empreiteiro a fugir como o diabo da cruz ou então encontra a empresa que o recebe com cafézinho e sorriso mas depois leva com a ripa nos orçamentos.

    Acredito que isso também aconteça porque os projetos de execução e MQ vão cheios de palha.
    Ir para uma guerra com uma faca de cozinha também nao me parece grande ideia, portanto não defendo que se vá sem nada, mas sim algo simples, e que ataque os pontos importantes, senão , aguenta carteira.
  12.  # 13

    Colocado por: DR1982Acredito que isso também aconteça porque os projetos de execução e MQ vão cheios de palha.

    Infelizmente esta é mesmo a realidade
    O sucesso de um projeto não depende apenas de uma parte mas sim do conjunto de todos os intervenientes.
    Muitas vezes os projetistas não tem isso em conta, ou seja, os projetistas projetam das mesma maneira para empresa XPTO Lda e para o Zé da Carrinha.
    Se para a empresa XPTO Lda o projeto de execução é uma bênção pois está cheio de erros e por isso vai haver derrapagens, para o Zé da Carrinha é uma forma de o DO levar uma ripada porque el assusta-se com aquilo tudo.
    Antes de ser projetista o projetista deve ser psicólogo. Deve tentar compreender o seu cliente, os seus desejos mas igualmente as suas limitações.
    Se necessário o projetista deve igualmente ser um educador. Educador no sentido de conduzir o seu cliente pelo caminho correto e não pelo caminho dos sonhos.
  13.  # 14

    Colocado por: zedasilva
    Infelizmente esta é mesmo a realidade
    O sucesso de um projeto não depende apenas de uma parte mas sim do conjunto de todos os intervenientes.
    Muitas vezes os projetistas não tem isso em conta, ou seja, os projetistas projetam das mesma maneira para empresa XPTO Lda e para o Zé da Carrinha.
    Se para a empresa XPTO Lda o projeto de execução é uma bênção pois está cheio de erros e por isso vai haver derrapagens, para o Zé da Carrinha é uma forma de o DO levar uma ripada porque el assusta-se com aquilo tudo.
    Antes de ser projetista o projetista deve ser psicólogo. Deve tentar compreender o seu cliente, os seus desejos mas igualmente as suas limitações.
    Se necessário o projetista deve igualmente ser um educador. Educador no sentido de conduzir o seu cliente pelo caminho correto e não pelo caminho dos sonhos.
    é o que temos, neste momento para se construir a preços aceitáveis tem de se fazer muita ginástica ou entao fechar os olhos a muiiiiita coisa e pronto, fica tudo bem
  14.  # 15

    Da primeira vez que lancei concurso para a minha obra, era só escavação, contenção periférica, impermeabilizações, drenagens e afins... tinha caderno de encargos, mapa de quantidades, projeto de execução... dois empreiteiros responderam tendo em conta tudo isto, um com um preço normal e outro com o dobro do preço do primeiro, depois tive vários a responder por preço global (deve ter sido ao m2) e muitos logo que viram aquela "papelada" descartaram logo.

    Na segunda vez, já fiz só um descritivo dos trabalhos, as medições dos trabalhos principais e uma ligeira especificação dos trabalhos mais importantes. Já tive mais sucesso nas respostas.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  15.  # 16

    O que acho mais estranho, é avisar que tem mapa de quantidades, eles dizem que sim, até gostam, mas depois, nada. Ou dizerem que já vão a meio do orçamento e que em breve está feito e depois nada.
    Os que me dizem logo quw não eu compreendo e prefiro. Os que dizem que sim e depois desaparecem é que acho estranho.
  16.  # 17

    Colocado por: IronManSousaO que acho mais estranho, é avisar que tem mapa de quantidades, eles dizem que sim, até gostam, mas depois, nada.

    Isto também me aconteceu. Arregalarem os olhos e dizerem que com MQT e tudo detalhado é melhor, não só para a execução, mas também para a orçamentação.... e depois nem voltarem a atendar o telefone 🤷‍♂️
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  17.  # 18

    Eu até engenheiros ja tive que disseram Sim, Sim ao telefone e depois nada :)
    Nem quero imaginar os empreiteiros…
  18.  # 19

    Engenheiros... construtores?

    Colocado por: RUIOLINa segunda vez, já fiz só um descritivo dos trabalhos, as medições dos trabalhos principais e uma ligeira especificação dos trabalhos mais importantes.

    Isto!
    Também cheguei à conclusão que é muito mais eficaz assim do que despejar o MQT e projectos detalhados para poderem orçamentar.
    Não só acaba por se conseguir dar mais importância aos aspectos chave (em vez de os inundar com pormenores mais superficiais) como até pode remover alguns constrangimentos ao termos propostas alinhadas com as respectivas valências/experiência do profissional.

    Depois, com base nos detalhes que não são enviados, tiram-se dúvidas e esclarecem-se alguns pontos e afina-se no que for necessário.
    • sito
    • 16 outubro 2023

     # 20

    O que significa MQT?

    Obrigado
 
0.0213 seg. NEW