Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma situação esgotante e desesperante neste momento em mãos.
    Muito resumidamente, comecei a construir a minha moradia em outubro 2021, atualmente estamos em fase de acabamentos em que apenas uma pessoa/entidade conseguiu "engatar" todo o processo que até então estava a correr bem, dentro do possível.
    Por referência do nosso empreiteiro, por ser uma pessoa com quem costuma trabalhar e que até então não tinha tido problemas de maior, a nós calhou-nos a fava, entregámos os roupeiros, portas, escadas e cozinha ao mesmo carpinteiro.

    No dia 20 de Março deste ano, adjudicámos 50% do orçamento à carpintaria e à data de hoje o trabalho não está terminado, o que está feito está mal feito, erros consecutivos, medidas mal tiradas, material com defeitos, semanas sem aparecerem na obra e muitas vezes vão lá uma hora ao final do dia e não aparecem mais durante essa semana, enfim...

    Erro que agora entendo ter sido um dos piores: não efetivámos qualquer contrato de duração...
    Apenas temos a licença de construção que foi determinada inicialmente para 2 anos e já tivemos que a prolongar (licença emitida em Julho 2021).

    Procuro com esta minha partilha, o vosso suporte na forma de lidar com situações desde género de forma a não ser mais prejudicada.

    - Posso pedir o meu dinheiro de volta e entregar o trabalho a outra pessoa?
    - Vale a pena envolver um advogado neste assunto?
    - Que (outras) opções tenho?

    É a minha 1ª experiência em construção portanto muitos erros foram cometidos e estamos muito cientes disso, pelo que, peço-vos que sejam brandos nas respostas...

    Obrigada desde já a todos os que possam partilhar os vossos conhecimentos.
  2.  # 2

    Na minha opinião o que deveria fazer era ir a um advogado para que o mesmo lhe envie uma carta a dar uma semana para conclusão dos trabalhos contratados e reparação das anomalias.
    Findo esse prazo avance com outra entidade e coloque uma ação ao outro.
    Sem medo essa malta precisa de começar aprender a trabalhar em condições e a não enganar ninguém.
    Não perca tempo a ser você a enviar carta pois provavelmente nem lhe vão ligar nenhuma mas se for de advogado tem sempre outro impacto e faz isso por meia dúzia de troços.
    Se assim não resultar já sabe que vai perder tempo e dinheiro com ações e advogados mas se a empresa não tiver intenções de fechar no final recebe os gastos e ainda pode ter direito a indemnizações.
    Todos nós erramos agora ninguém tem o direito de se aproveitar dos erros dos outros.
    Por isso digo e vou continuar a dizer nunca se deve dar grandes adjudicações por mim até nem se dava nenhuma era toma lá da cá mas pronto que se de algo mas no máximo 10%.
    Já sei que daqui a pouco vão aparecer os defensores a dizer o contrário mas cada um tem a sua ideia.
    É tudo muito bonito quando corre bem como alguns por aqui dizem que as pessoas têm que analisar com quem trabalham etc etc.
    Mas como tudo na vida nada é igual e amanhã não vai ser igual a hoje.
    Sem medo avance e resolva a sua situação.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, ANC
  3.  # 3

    Se tiver contratos tudo certinho é fazer como diz o Telhado e sem medos... tbm tou no mesmo barco, mas como uma wc por acabar e desisti por cansaço, vou desembolsar mais umas centenas de euros numa wc que já ultrapassa os 6K, e são só centenas porque quem me vai tirar do buraco é meu amigo e quer ajudar.
  4.  # 4

    Colocado por: desofiapedroSe tiver contratos tudo certinho é fazer como diz o Telhado e sem medos... tbm tou no mesmo barco, mas como uma wc por acabar e desisti por cansaço, vou desembolsar mais umas centenas de euros numa wc que já ultrapassa os 6K, e são só centenas porque quem me vai tirar do buraco é meu amigo e quer ajudar.


    Mas o mal é mesmo esse as pessoas deixarem-se vencer pelo cansaço.
    Na minha opinião o que se deveria fazer sempre quando se contrata alguém é o seguinte.

    1 - Conhecer o melhor possível a entidade.
    2 - Nunca mas nunca dar mais de 10% de adjudicação e mesmo assim depende do valor pois numa casa de 300k por exemplo nunca se da 30k de adjudicação dá-se 5k a 10k no máximo dos máximos.
    3 - Ao primeiro sinal que a coisa não está a correr bem tem que se agir de imediato caso contrário corre-se o risco de se ser vencido pelo cansaço.
    4 - Se a coisa correr mesmo mal é ir até ao final por todas as vias legais pois só assim é que essas entidades começam aprender.
    Concordam com este comentário: LilianaP., desofiapedro
  5.  # 5

    Colocado por: Telhado

    Mas o mal é mesmo esse as pessoas deixarem-se vencer pelo cansaço.
    Na minha opinião o que se deveria fazer sempre quando se contrata alguém é o seguinte.

    1 - Conhecer o melhor possível a entidade.
    2 - Nunca mas nunca dar mais de 10% de adjudicação e mesmo assim depende do valor pois numa casa de 300k por exemplo nunca se da 30k de adjudicação dá-se 5k a 10k no máximo dos máximos.
    3 - Ao primeiro sinal que a coisa não está a correr bem tem que se agir de imediato caso contrário corre-se o risco de se ser vencido pelo cansaço.
    4 - Se a coisa correr mesmo mal é ir até ao final por todas as vias legais pois só assim é que essas entidades começam aprender.
    Concordam com este comentário:LilianaP.


    Concordo totalmente e de facto todo este processo deu-nos uma grande aprendizagem.
    Mas infelizmente, os danos causados já não podem ser revertidos. Resta-nos o ensinamento.
    Agradeço a sua sinceridade e terei o seu conhecimento e conselhos em consideração.

    Obrigada
  6.  # 6

    aqui estão os exemplos do pessoal que adianta quantias significativas de dinheiro e depois dá nisto.
    continuo a dizer... conheço mais casos de que quem se lixa é o DO, do que ao contrário.

    há que ter sorte com quem encontramos nesta aventura de fazer casa.
    ainda ontem estive a falar com o aplicador do teto falso para fazer um pagamento e ele diz para não me preocupar.
    perfilou 230m2 de tetos, alhetas, sancas e tem lá os respetivos rolos de 100mm de lã mineral para o isolamento... até agora viu zero euros... claro que já nem eu acho normal a situação
  7.  # 7

    Colocado por: mafs4960aqui estão os exemplos do pessoal que adianta quantias significativas de dinheiro e depois dá nisto.
    continuo a dizer... conheço mais casos de que quem se lixa é o DO, do que ao contrário.

    há que ter sorte com quem encontramos nesta aventura de fazer casa.
    ainda ontem estive a falar com o aplicador do teto falso para fazer um pagamento e ele diz para não me preocupar.
    perfilou 230m2 de tetos, alhetas, sancas e tem lá os respetivos rolos de 100mm de lã mineral para o isolamento... até agora viu zero euros... claro que já nem eu acho normal a situação


    Disso não há a menor dúvida que há bem mais dono de obra entalados pelas empresas do que ao contrário.
    Mas isso é perfeitamente normal eu conheço montes de empresas que trabalham assim que vão apresentando contas ao final do mês por exemplo ou se forem trabalhos mais curto apresentam a conta no final.
    Se calhar essa empresa que lhe está a fazer o trabalho é assim que funciona e na minha maneira de ver a correcta.
    A aqui alguns users que teimam em dizer que não têm nada que financiar os outros como se estivessem a fazer lhes algum favor mas esquecem-se que o favor é mais ao contrário e que é disso que vivem e agora falam muito de papo cheio porque la têm clientes que vão alinhando nisso mas queria ver se não tivesse quem alinha-se se não faziam na mesma.
    Concordam com este comentário: mafs4960
  8.  # 8

    Colocado por: LilianaP.

    Concordo totalmente e de facto todo este processo deu-nos uma grande aprendizagem.
    Mas infelizmente, os danos causados já não podem ser revertidos. Resta-nos o ensinamento.
    Agradeço a sua sinceridade e terei o seu conhecimento e conselhos em consideração.

    Obrigada


    Agora é seguir em frente.
    Antes isso que uma doença.
    Concordam com este comentário: LilianaP.
  9.  # 9

    Devo ser eu que não sei ler, mas parece-me que a obra está quase concluída e só está pago 50%
  10.  # 10

    Colocado por: Pickaxeparece-me que a obra está quase concluída e só está pago 50%


    Colocado por: LilianaP.à data de hoje o trabalho não está terminado, o que está feito está mal feito, erros consecutivos, medidas mal tiradas, material com defeitos, semanas sem aparecerem na obra e muitas vezes vão lá uma hora ao final do dia e não aparecem mais durante essa semana, enfim...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  11.  # 11

    Colocado por: PickaxeDevo ser eu que não sei ler, mas parece-me que a obra está quase concluída e só está pago 50%


    Não diria que não sabe ler, mas houve certamente um erro de interpretação :)
    A única coisa adjudicada a 50% e com a qual estou a ter os problemas que refiro acima, é o que respeita à carpintaria apenas.
    Todos os restantes serviços prestados estão liquidados.

    Espero que esteja mais claro desta forma ;)
  12.  # 12

    Colocado por: TelhadoNa minha opinião o que deveria fazer era ir a um advogado para que o mesmo lhe envie uma carta a dar uma semana para conclusão dos trabalhos contratados e reparação das anomalias.

    Nesta carta deve ainda fazer indicação que caso não sejam reparadas as patologias e concluída a obra deve a empresa retirar da moradia todo o material já montado e devolver os 50% pagos. A estes 50% podem ser acrescentada um percentagem para cobrir os danos e prejuízos sofridos.
    Deve ainda referir que caso não cumpram o solicitado, o DO irá mandar retirar todo o material e debitar esse custo à empresa
    Concordam com este comentário: mafs4960
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LilianaP.
  13.  # 13

    Colocado por: PickaxeDevo ser eu que não sei ler, mas parece-me que a obra está quase concluída e só está pago 50%

    "quase"... se calhar o valor adiantado já foi demais para o trabalho realizado.
    se em vez da carpintaria estivéssemos a falar de um telhado cheio de defeitos, que mete água e causa milhares de euros de prejuízo ao DO, já havia que apertar com o pessoal... como é a carpintaria, já pode ficar assim porque é só estético...

    comigo não viam os restantes 50% enquanto não estivesse tudo conforme acordado. umas fotos publicadas também podiam ajudar o carpinteiro a aperfeiçoar a técnica ou ficar sem clientes.

    se realmente tiver de substituir a carpintaria, o DO ficou muito bem servido pelos 50%... está bem...
    Concordam com este comentário: LilianaP., desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LilianaP.
  14.  # 14

    Colocado por: mafs4960
    "quase"... se calhar o valor adiantado já foi demais para o trabalho realizado.
    se em vez da carpintaria estivéssemos a falar de um telhado cheio de defeitos, que mete água e causa milhares de euros de prejuízo ao DO, já havia que apertar com o pessoal... como é a carpintaria, já pode ficar assim porque é só estético...

    comigo não viam os restantes 50% enquanto não estivesse tudo conforme acordado. umas fotos publicadas também podiam ajudar o carpinteiro a aperfeiçoar a técnica ou ficar sem clientes.

    se realmente tiver de substituir a carpintaria, o DO ficou muito bem servido pelos 50%... está bem...

    Você não sabe o que está feito, não sabe o que está pago, não sabe quais são os defeitos, não sabe nada.
    Isto de mandar bitaites sem saber qual é o problema é fácil.
    Até podemos estar perante um dono de obra que está a arranjar desculpas de mau pagador.
    Precisamos de mais informações sobre os pagamentos, o que está feito e quais são os defeitos existentes.
    • AMVP
    • 9 agosto 2023

     # 15

    Colocado por: LilianaP.Tenho uma situação esgotante e desesperante neste momento em mãos.

    Pegue nuns euros e dirigia-se a uma gabinete de advogados, leve toda documentação que tem e exponha o seu caso. Se não conhece nenhum, olhe escolha aquele que pelo menos ao telefone lhe pergunte qual é o assunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LilianaP.
  15.  # 16

    Colocado por: Pickaxe
    Você não sabe o que está feito, não sabe o que está pago, não sabe quais são os defeitos, não sabe nada.
    Isto de mandar bitaites sem saber qual é o problema é fácil.
    Até podemos estar perante um dono de obra que está a arranjar desculpas de mau pagador.
    Precisamos de mais informações sobre os pagamentos, o que está feito e quais são os defeitos existentes.


    Ora aqui está!
    Uma pessoa realmente, recorre a estes fóruns para pedir ajuda e aparece sempre alguém que, sabe-se lá porquê acaba por enfiar a carapuça em assuntos alheios e desconhecidos.
    Meu caro, com todo o respeito, agradeço a sua opinião e respeito mas dizer que poderá estar perante um DO a arranjar desculpas de mau pagador, já roça o descaramento. Não me conhece de lado nenhum nem tenho que lhe justificar absolutamente nada, não tenho por hábito contrair dívidas que não possa pagar, nem tão pouco falhar com os meus compromissos.

    Eu expus a minha situação acima com o intuito apenas de procurar por meio de pessoas com mais conhecimento do que eu nestas áreas, qual o melhor caminho a seguir neste tipo de situações, não para ver colocados em causa os meus princípios.

    Se não pode/quer/é capaz de ajudar, não atrapalhe.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Ruikode, joaosantos
  16.  # 17

    Colocado por: LilianaP.dizer que poderá estar perante um DO a arranjar desculpas de mau pagador, já roça o descaramento.


    Liliana, não se sinta ofendida ou melindrada mas acredite que existem efetivamente muitos DO que usam este estratagema de arranjarem defeitos em tudo e mais alguma coisa para não horarem os seus compromissos.
    Como em todo o lado há de tudo.
  17.  # 18

    Colocado por: zedasilva

    Liliana, não se sinta ofendida ou melindrada mas acredite que existem efetivamente muitos DO que usam este estratagema de arranjarem defeitos em tudo e mais alguma coisa para não horarem os seus compromissos.
    Como em todo o lado há de tudo.


    Zedasilva, isso que disse é verdade mas se fosse o caso porque raio vinha aqui a Liliana pedir ajuda?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LilianaP.
  18.  # 19

    Começa torto, morre torto. E não tem nada a ver com adjudicações. Tem a ver com os profissionais contratados serem (eventualmente e aparentemente), maus profissionais e empurrarem as obras com a barriga.
    Por muito que alguns users deste fórum queiram deixar transparecer a ideia de que as adjudicações são a raiz dos problemas, não são, de todo.
    Poderia muito bem não ter avançado valor nenhum e ser pessimamente servida.
    A única forma que eu conheço de se ser excelentemente servido é contratando empresas de reputação excelente e com provas mais que dadas.
    O resto para mim é conversa…
    Concordam com este comentário: diouf_matos, joaosantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LilianaP.
  19.  # 20

    Colocado por: LilianaP.

    Ora aqui está!
    Uma pessoa realmente, recorre a estes fóruns para pedir ajuda e aparece sempre alguém que, sabe-se lá porquê acaba por enfiar a carapuça em assuntos alheios e desconhecidos.
    Meu caro, com todo o respeito, agradeço a sua opinião e respeito mas dizer que poderá estar perante um DO a arranjar desculpas de mau pagador, já roça o descaramento. Não me conhece de lado nenhum nem tenho que lhe justificar absolutamente nada, não tenho por hábito contrair dívidas que não possa pagar, nem tão pouco falhar com os meus compromissos.

    Eu expus a minha situação acima com o intuito apenas de procurar por meio de pessoas com mais conhecimento do que eu nestas áreas, qual o melhor caminho a seguir neste tipo de situações, não para ver colocados em causa os meus princípios.

    Se não pode/quer/é capaz de ajudar, não atrapalhe.
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    Colocado por: LilianaP.

    Ora aqui está!
    Uma pessoa realmente, recorre a estes fóruns para pedir ajuda e aparece sempre alguém que, sabe-se lá porquê acaba por enfiar a carapuça em assuntos alheios e desconhecidos.
    Meu caro, com todo o respeito, agradeço a sua opinião e respeito mas dizer que poderá estar perante um DO a arranjar desculpas de mau pagador, já roça o descaramento. Não me conhece de lado nenhum nem tenho que lhe justificar absolutamente nada, não tenho por hábito contrair dívidas que não possa pagar, nem tão pouco falhar com os meus compromissos.

    Eu expus a minha situação acima com o intuito apenas de procurar por meio de pessoas com mais conhecimento do que eu nestas áreas, qual o melhor caminho a seguir neste tipo de situações, não para ver colocados em causa os meus princípios.

    Se não pode/quer/é capaz de ajudar, não atrapalhe.
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    Não sei se é seguidora assídua do fórum mas se for pode reparar que há certos users que têm sempre as mesmas atitudes de damas ofendidas (empreiteiros ou coisa parecida) que mais vale nem sequer ligar ao que dizem.
 
0.0245 seg. NEW