Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Neste momento encontro me à procura de um crédito habitação, para um apartamento novo a finalizar em outubro.
    Neste momento tenho as seguintes propostas:


    Resumo das condições:


    Aquisição: 178.000€
    Financiamento: 160.200€
    Prazo: 444 prestações mensais
    Seguro habitação: cerca de 20€/mês (valor estimável, será apurado depois pelo avaliador)
    Avaliação minima imóvel: 200.000€
    Encargos com operação: cerca de 6.950€ (já inclui escritura e impostos)

    A) Banco Santander

    Spread: 0.7% + Euribor média a 6 meses » Prestação: 743,99€
    Seguro vida: a contratar em entidade externa ao Banco (nós tratamos)

    B) Banco CGD

    Taxa Fixa 2 anos » Prestação: 667,71€
    Spread: 0.8% + Euribor média a 6 meses » Prestação: 754,11€
    Seguro vida: 27,99€/mês (IDP 60% invalidez)

    C) Banco Millennium BCP

    Neste momento o BCP tem duas campanhas a decorrer, das quais só poderão escolher uma delas:

    Oferta do Spread - do qual resulta um desconto à prestação mensal, até final de 2024
    Oferta de 1% do valor transferido, até ao máximo de 2.000€ - o montante atribuído será entregue por crédito na conta cartão associada ao cartão de crédito.
    Spread: 0.75%
    Euribor a 3 meses » Prestação: 720,05€ / Com Desconto: 619,93€
    Euribor a 6 meses » Prestação: 749,04€/ Com Desconto: 648,92€
    Taxa Fixa 2 anos » Prestação: 741,47€/ Com Desconto: 641,35€
    Seguro vida: 31,82€/mês (ITP 60% invalidez)

    D) Banco CTT

    Taxa Fixa 2 anos » Prestação: 787,44€
    Spread: 0.95% + Euribor média a 6 meses » Prestação: 741,71€
    Seguro vida: 18,77€ (IAD 80%) ou 28,38€/mês (IDP 60% invalidez)


    Qual será a mais vantajosa? Estão a fazer melhor spread que isto?

    Obrigado
    Concordam com este comentário: Orio
    • DropVS
    • 11 agosto 2023 editado

     # 2

    Porque não tentar também o bankinter? Acho que o unico senão é ter 20% de entrada, mas por vezes é negociável. Se quiseres também tenho um código de amigo que oferece um prestação para cada uma de nós.

    Em relação ás propostas, excluiria imediatamente a do Banco CTT, tanto pela taxa fixa como pelos altos valores de seguros (não sei as idades dos proponentes, mas ainda assim acho que arranjam mais em conta).
    Santander não tem produtos cruzados? Tenho ideia desse banco ser um pouco manhoso nos produtos que precisas de ter para ter um spread e condições mais atrativas.

    Posto isto, parece-me interessante a do BCP nem que seja para mudar daqui a uns tempos. Tentar é negociar o seguro fora.
  2.  # 3

    Obrigado pela resposta. Temos os dois 30 anos.

    Falei com um conhecido da banca que me diz que o importante é sempre olhar para o spread mais baixo. Que o spread ) + custos associados claro está) é o mais importante.

    é mesmo assim?
  3.  # 4

    Bom dia fanPPP,
    chegaste a ver o bankinter, tal como o DropVS sugeriu?
    A lista que apresentas vem de um intermediário de crédito, que terá como preferencia os bancos que lhe pagam.
    O bankinter é mais selectivo no pagamento aos intermediários, pelo que, nao costumam aparecer na lista dos intermediários.
    Pela simulação que fiz, https://banco.bankinter.pt/such/credito-habitacao/opcoes-credito
    emprestimo a 35 anos, taxa fixa a 1 ano de 3%, dá uma prestação de 685€

    O bankinter não tem despesas mensais. Já o montepio e o millenium se quiseres trocar o crédito podes ter de devolver os beneficios que tiveste.

    Sou da zona de lisboa, se quiseres código amigo po bankinter, ou contacto de um balcão.
  4.  # 5

    Colocado por: fanPPPObrigado pela resposta. Temos os dois 30 anos.

    Falei com um conhecido da banca que me diz que o importante é sempre olhar para o spread mais baixo. Que o spread ) + custos associados claro está) é o mais importante.

    é mesmo assim?


    Não só. A TAEG também é importante olhar.
  5.  # 6

    Eu gosto de ver o valor que deves ao final de 10, 15, 20 anos.
    e o MTIC
  6.  # 7

    Colocado por: chipw36Bom dia fanPPP,
    chegaste a ver o bankinter, tal como o DropVS sugeriu?
    A lista que apresentas vem de um intermediário de crédito, que terá como preferencia os bancos que lhe pagam.
    O bankinter é mais selectivo no pagamento aos intermediários, pelo que, nao costumam aparecer na lista dos intermediários.
    Pela simulação que fiz,https://banco.bankinter.pt/such/credito-habitacao/opcoes-credito
    emprestimo a 35 anos, taxa fixa a 1 ano de 3%, dá uma prestação de 685€

    O bankinter não tem despesas mensais. Já o montepio e o millenium se quiseres trocar o crédito podes ter de devolver os beneficios que tiveste.

    Sou da zona de lisboa, se quiseres código amigo po bankinter, ou contacto de um balcão.



    O intermediário que falei disse me que essas simulações estão erradas, que o bankinter já nao faz esses valores...

    Penso tb que o bankinter so empresta 80%
  7.  # 8

    O intermediário disse :D . O intermediário diz o que lhe dá mais jeito. "A lista que apresentas vem de um intermediário de crédito, que terá como preferencia os bancos que lhe pagam."
    vai ao balcão do bankinter e simula.
    Eles fazem a 85%, e as aquelas taxas fixas são validas, até fim do mês:
    https://www.bankinter.pt/credito-habitacao/taxa-fixa-promocional
    Escolha o prazo, nós damos a taxa:

    3,00%* durante o primeiro ano 3,75% durante os primeiros 15 anos

    3,50% durante os primeiros 2 anos 3,75% durante os primeiros 20 anos

    3,75% durante os primeiros 5 anos 3,50% durante os primeiros 25 anos

    3,75% durante os primeiros 10 anos 3,50% durante os primeiros 30 anos
  8.  # 9

    A simulação da cgd, ou do Santander apenas é válida se escriturares até fim do mês.
    No caso do santander, está lá escrito que a taxa é calculada no dia anterior ;)
    No caso do ctt, além das comissões, com euribor a 6 meses, a tua prestação vai vair daqui a 6 meses. Para cima, ou para baixo

    Já o bankinter tem as taxas publicas, e válidas durantes 3 meses
  9.  # 10

    Colocado por: fanPPPum apartamento novo a finalizar em outubro.

    Se o empreiteiro diz que finaliza em Outubro, é porque só vai terminar no natal, depois obter todas as certificações e autorização de utilização, pode demorar mais uns meses, depende do município e de quando o construtor começar a preparar o processo, pelo que ainda é cedo para fechar negócio com os bancos.
  10.  # 11

    Colocado por: Pickaxe
    Se o empreiteiro diz que finaliza em Outubro, é porque só vai terminar no natal, depois obter todas as certificações e autorização de utilização, pode demorar mais uns meses, depende do município e de quando o construtor começar a preparar o processo, pelo que ainda é cedo para fechar negócio com os bancos.


    A obra está muito adiantada, acabaram agora de finalizar as cozinhas, creio que irão conseguir
  11.  # 12

    Colocado por: chipw36O intermediário disse :D . O intermediário diz o que lhe dá mais jeito. "A lista que apresentas vem de um intermediário de crédito, que terá como preferencia os bancos que lhe pagam."
    vai ao balcão do bankinter e simula.
    Eles fazem a 85%, e as aquelas taxas fixas são validas, até fim do mês:
    https://www.bankinter.pt/credito-habitacao/taxa-fixa-promocional
    Escolha o prazo, nós damos a taxa:

    3,00%* durante o primeiro ano3,75% durante os primeiros 15 anos

    3,50% durante os primeiros 2 anos3,75% durante os primeiros 20 anos

    3,75% durante os primeiros 5 anos 3,50% durante os primeiros 25 anos

    3,75% durante os primeiros 10 anos 3,50% durante os primeiros 30 anos



    Fixar a 3,75% durante esse tempo todo, não me parece boa ideia
  12.  # 13

    Sao 6 opções.
    fixa a 1 ano, 2, 5, 10, 15....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rguerreiro79
  13.  # 14

    Vai assinar um financiamento a 37 anos, com base na opinião de um intermediário de crédito que apenas conhece à meia duzia de semanas.
    Não seria interessante fazer as contas, e ver que apenas são vantajosas para quem as arranjou.


    Se for à remax ver uma casa eles não lhe vão dizer que a ERA tem uma igual, no mesmo apartamento, por menos 20 000€.
  14.  # 15

    Colocado por: chipw36s.
    Não seria interessante fazer as contas, e ver que apenas são vantajosas para quem as arranjou.




    Diz isto porque?
  15.  # 16

    "Se for à remax ver uma casa eles não lhe vão dizer que a ERA tem uma igual, no mesmo apartamento, por menos 20 000€."

    No outro tópico já fiz as contas para as duas propostas.
  16.  # 17

    Para taxa variável, qual o SPREAD mais baixo que os bancos estão a oferecer:

    0,75% do EUROBIC, BANKINTER, ...

    Ou há mais baixa?
  17.  # 18

    Colocado por: ARAS79Para taxa variável, qual o SPREAD mais baixo que os bancos estão a oferecer:

    0,75% do EUROBIC, BANKINTER, ...

    Ou há mais baixa?


    Ha o Santander 0.5 promocional
  18.  # 19

    Colocado por: ARAS79Para taxa variável, qual o SPREAD mais baixo que os bancos estão a oferecer:

    0,75% do EUROBIC, BANKINTER, ...

    Ou há mais baixa?


    Por enquanto o 0,75 é o mais baixo que a banca está a oferecer.
  19.  # 20

    Colocado por: ratiinho

    Ha o Santander 0.5 promocional

    Promocional apenas os primeiros 24 meses...

    "Os clientes de crédito à habitação do Santander terão acesso a um spread promocional de
    0,5% durante os dois primeiros anos, nos contratos de taxa variável (Euribor a 6 meses) com
    maturidades menores ou iguais a 30 anos."
 
0.0236 seg. NEW