Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou a construir uma casa de férias e planeio vender daqui a uns 15 anos. Sou eu que estou a construir a casa aos poucos e comecei a guardar as faturas/recibos de todas as despesas que tenho tido.

    A Autoridade Tributária comfirmou que para o cálculo das mais valias quando vender (não é HPP), posso apresentar estas despesas como fazendo parte da construção da casa e que
    nas fatura/recibos relativas aos materiais e aos trabalhos realizados na construção da habitação, têm de constar o nome e NIF do adquirente com indicação do descritivo do local onde são realizados e colocados a disposição.


    Mas tenho uma dúvida no significado de "indicação do descritivo do local onde são realizados e colocados a disposição". Para além do meu nome e NIF, basta a fatura/recibo conter a morada da propriedade que ando a construir? Ou é necessário escrever na fatura/recibo, para além do campo morada, uma descrição do local de entrega (o que acaba por ser igual à morada)? Alguém já passou pelo mesmo e possa clarificar isto?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Telefonei ao call centre das Finanças e disseram-me que para "indicação do descritivo do local onde são realizados e colocados a disposição" é necessário a fatura ter a morada da casa a ser construída. No entanto, acabei de ler no Facebook alguém a indicar que os clientes dele tiveram de ter nas faturas o número do artigo no qual a propriedade está registada nas Finanças.

    Na semana que vem terei de esclarecer isto através do e-balcão da Autoridade Tributária, e de modo a que fique por escrito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  3.  # 3

    A questão que colocou é muito interessante e pertinente.
    Gostaria que alguém com experiência viesse dar o testemunho.

    Está a construir como particular?
    Será que se fosse em nome de empresa teria vantagens?
  4.  # 4

    Antes de construir informei-me nas finanças que me disseram que te fosse emitida com o nosso contribuinte, seria suficiente..

    Acredito que agora, quando for a apresentar as faturas, rejeitem tudo.. típico..
  5.  # 5

    Fale com um contabilista sobre o esquema triângulo…
    Privado —— Empresa
    \ /
    \ /
    Aluguer

    Só com uma casa não deve compensar mas é fazer contas.


    Edit: não dá para meter muitos espaços por isso o triângulo ficou desformatado
 
0.0104 seg. NEW