Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, tenho um WC de serviço que não é usado e queria fazer dele uma lavandaria, ou seja, passar a máquina de lavar roupa que está na cozinha para esse WC. O meu problema é que não tem tomada, apenas o candeeiro do teto e um extrator que liga quando se acende a luz. Como poderei pôr uma tomada para ligar a máquina? Alguém me pode ajudar?
    • size
    • 11 agosto 2023

# 2

A instalação electrica que possui na WC é de iluminação, não podendo ser utilizada para alimentar a máquina de lavar.
    Tem que procurar instalar um circuito de 3 fios de uma caixa de derivação, ou de uma tomada, que estejam por perto.
  2.  # 3

Pois, a cx de derivação está do lado de fora do WC por cima da porta...
    • size
    • 11 agosto 2023

# 4

Colocado por: Marta Viegas
    Pois, a cx de derivação está do lado de fora do WC por cima da porta...

Por isso será fácil fazer a puxada, furando a parede para o interior do WC.
    Apenas terá que verificar se ali passam condutores de alimentação a tomadas.
  3.  # 5

As caixas de derivação por cima da porta são de iluminação.
  4.  # 6

Colocado por: VarejoteAs caixas de derivação por cima da porta são de iluminação.

Depende do artista.
    Na minha casa, construção de 1990, conseguiram passar as tomadas e iluminação tudo junto.
  5.  # 7

Colocado por: nielsky
    Depende do artista.
    Na minha casa, construção de 1990, conseguiram passar as tomadas e iluminação tudo junto.

Basicamente antes 1995 e após o 740/74, era comum colocar caixas de derivação de iluminação e tomadas(independentes), mais ter deixou de ser usar caixas de derivação de tomadas e passou a ser direto pelas tomadas em cascata.

Antes do 740/74, era comum iluminação e tomadas na mesma caixa de derivação.
  6.  # 8

Vou-me intrometer com algumas perguntas 😇
    1 - Como é atualmente?
    2 - Como se distinguem os 2 tipos de caixas? Apenas pelo tipo de fio que passa? (1.5mm vs 2.5mm)
  7.  # 9

Colocado por: casinhaDaAvoVou-me intrometer com algumas perguntas 😇
    1 - Como é atualmente?
    2 - Como se distinguem os 2 tipos de caixas? Apenas pelo tipo de fio que passa? (1.5mm vs 2.5mm)

Atualmente ainda se usa caixas de derivação na iluminação.

Nos circuitos de tomadas, há mais de 20 anos que não se usa caixas de derivação, só em casos pontuais.

Como se distingue basicamente é pela secção dos condutores, as caixas são iguais.

Na minha moradia não levou nenhuma caixa de derivação, tudo caixas fundas e derivações na própria caixa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  8.  # 10

Colocado por: VarejoteAtualmente ainda se usa caixas de derivação na iluminação.
    não é bem assim pois podem ser usadas caixas de aparelhagem fundas eleminando as caixas de derivação quer nas tomadas quer na iluminação, o que na minha opinião é melhor sendo praticamente esta a "regra"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo

0.0168 seg. NEW