Iniciar sessão ou registar-se
    • Vcarmo
    • 12 agosto 2023 editado

     # 1

    Boa tarde a todos,
    Tenho um t2 não muito grande e neste momento estou a pensar convertê-lo em t3 visto que temos 2 filhos, uma menina de 13 anos e o mais novo um menino de 1 ano, devido a diferença de idades e de género gostava que cada um tivesse o seu espaço.

    Pensei em demolir a parede da cozinha que dá acesso ao quarto da menina e fazer cozinha e sala em open space apesar de saber que a área não será muita acho que nem ficaria mau a sala ter acesso ao terraço e depois aproveitar que a sala tem duas janelas, dividir com uma parede de Pladur e fazer dois quartos (pequenos eu sei).
    A questão é que não consigo idealizar e tudo me parece ir ficar terrível uma vez que as paredes não são direitas 😒
    Queria arranjar ainda forma de colocar um roupeiro pequeno de encastre em cada quarto e está difícil idealizar a zona do roupeiro e das portas de entrada nos quartos.
    Alguém me consegue dar a opinião? Acham que irá ficar alguma coisa de jeito ou vou estragar a casa?

    Obrigada desde já a quem responder.
      70AB7E7C-1D6B-46FF-8755-05F940D5C081.jpeg
  1.  # 2

    isso dá para fazer um T3 muito bom

    dentro da sua ideia mas fazendo um quarto onde tem a lapis os sofás e ao lado uma suite com wc privada( em vez de ter a porta á frente da entrada da casa, e onde agora é a suite fazer então o outro quarto.
    o espaço que essa cozinha tem mais o quarto unidos dá para fazer um bom open space virado para o terraço o que seria otimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vcarmo
    • Vcarmo
    • 12 agosto 2023 editado

     # 3

    Colocado por: marco1isso dá para fazer um T3 muito bom

    dentro da sua ideia mas fazendo um quarto onde tem a lapis os sofás e ao lado uma suite com wc privada( em vez de ter a porta á frente da entrada da casa, e onde agora é a suite fazer então o outro quarto.
    o espaço que essa cozinha tem mais o quarto unidos dá para fazer um bom open space virado para o terraço o que seria otimo.


    Antes de mais obrigada pelo seu comentário e ajuda.
    Na verdade preferia não mexer nos WC. Os balcões são em pedra mármore e não os queria destruir.
    A ideia dos quartos seria mesmo isso onde está o sofá ficar um quarto e do outro lado o outro mas o quarto que ficaria no recanto ficaria muito pequeno, já andei de fita métrica na mão e ficaria no máximo com 8,5 m2 😞 e as portas estão a deixar-me com os nervos em franja.

    Acha que haveria outra forma de fazer?
  2.  # 4

    Colocado por: VcarmoAcha que haveria outra forma de fazer?


    Olá.
    A sala tem 22m².
    10,5m² para cada quarto e 1m² para a parede entre eles. E está feito.

    Depois, encosta a cama e restante mobiliário às paredes velhas, onde tem 90 graus. A parede nova fica inclinada se necessário, livre de mobiliário encostado, é mesmo só uma separação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vcarmo
  3.  # 5

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá.
    A sala tem 22m².
    10,5m² para cada quarto e 1m² para a parede entre eles. E está feito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vcarmo


    Sim inicialmente parecia-me assim simples mas a colocação das portas é que nós está a causar mais dúvida isso aliado ao facto de querer colocar um roupeiro em casa quarto pois acho que mesmo roubando espaço aos quartos ficaria melhor do que colocar cómodas e roupeiros normais. Se a sala fosse quadrada acho que seria tão mais simples 🥲
  4.  # 6

    Colocado por: Vcarmoa colocação das portas é que nós está a causar mais dúvida

    Não percebi a dificuldade com as portas...
    Faria algo como na imagem...

    Só ali a acústica da cabeceira da cama do filho junto aos mecanismos do elevador é que causa alguma comichão. Ouve alguma coisa na sala quando algum vizinho usa o elevador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vcarmo
      a.JPG
  5.  # 7

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Não percebi a dificuldade com as portas...
    Faria algo como na imagem...

    Só ali a acústica da cabeceira da cama do filho junto aos mecanismos do elevador é que causa alguma comichão. Ouve alguma coisa na sala quando algum vizinho usa o elevador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vcarmo
      a.JPG


    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Não percebi a dificuldade com as portas...
    Faria algo como na imagem...

    Só ali a acústica da cabeceira da cama do filho junto aos mecanismos do elevador é que causa alguma comichão. Ouve alguma coisa na sala quando algum vizinho usa o elevador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vcarmo
      a.JPG


    Não. Do lado do elevador não ouvimos nada. Do lado da garagem (quarto da menina) é que ouvimos quando abrem o portão.
    Não acha que assim o quarto do menino irá ficar demasiado pequeno?
    Tinha pensado assim
      701C53F4-B136-41EA-AB1B-97A7EB209335.jpeg
  6.  # 8

    Colocado por: VcarmoNão. Do lado do elevador não ouvimos nada. Do lado da garagem (quarto da menina) é que ouvimos quando abrem o portão.
    Não acha que assim o quarto do menino irá ficar demasiado pequeno?
    Tinha pensado assim


    A sala devia estar junto à cozinha e ao terraço.
    Deitava a parede da cozinha abaixo e fazia um extraordinário openspace que se extende para o exterior.
    No final, tinha a sensação duma casa maior com menos espaço (pois ia precisar de espaço para o 3º quarto).

    O meu conselho, é que compre uma fita cola de pintor (aquela amarela), e trace o chão da actual sala uma parede diagonal como a linha azul da imagem que coloquei... e simule mobiliário de cada novo quarto. Era o que eu faria se o apartamento fosse meu.

    A sua ideia acho que perde muita vivência, pois torna a sala residual, muito pequena e desvinculada do resto da casa.
    • Vcarmo
    • 12 agosto 2023 editado

     # 9

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    A sala devia estar junto à cozinha e ao terraço.
    Deitava a parede da cozinha abaixo e fazia um extraordinário openspace que se extende para o exterior.
    No final, tinha a sensação duma casa maior com menos espaço (pois ia precisar de espaço para o 3º quarto).

    O meu conselho, é que compre uma fita cola de pintor (aquela amarela), e trace o chão da actual sala uma parede diagonal como a linha azul da imagem que coloquei... e simule mobiliário de cada novo quarto. Era o que eu faria se o apartamento fosse meu.

    A sua ideia acho que perde muita vivência, pois torna a sala residual, muito pequena e desvinculada do resto da casa.


    Peço desculpa, acho que não me expliquei bem.
    A nova sala seria sempre junto com a cozinha em open space.
    E ambos os quartos dos meninos onde é a sala atualmente.
    Sou péssima para desenhos mas a ideia original seria assim, a linha azul seria uma porta de correr os retângulos com X seriam os roupeiros.
    Mas vou comprar sim a fita para simular, é uma brilhante ideia.

    Quanto ao terraço, a ideia seria um telheiro que ocupasse metade e depois colocar umas janelas panorâmicas em redor para criar um espaço acolhedor género jardim de inverno… mas os vizinhos não deixam colocar o telheiro 😒
      A4FAF572-17CA-453B-9800-D38A72974E20.jpeg
  7.  # 10

    Colocado por: VcarmoSou péssima para desenhos mas a ideia original

    É como digo, marque no chão isso com fita cola. Recantos não me parecem práticos, só perde área com isso... imagine entrar com a cama no quarto à esquerda?... Na minha opinião as portas ficavam uma ao lado da outra, como está agora.

    No seu desenho, tem ali 3.58cm de largura... comece a contar da direita para a esquerda... 55/60cm de armário, 90cm para passar, 10/15cm para a parede... sobram 2m de largura no quarto à esquerda... não dá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vcarmo
  8.  # 11

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    É como digo, marque no chão isso com fita cola. Recantos não me parecem práticos, só perde área com isso... imagine entrar com a cama no quarto à esquerda?... Na minha opinião as portas ficavam uma ao lado da outra, como está agora.

    No seu desenho, tem ali 3.58cm de largura... comece a contar da direita para a esquerda... 55/60cm de armário, 90cm para passar, 10/15cm para a parede... sobram 2m de largura no quarto à esquerda... não dá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vcarmo


    Muito obrigada pelas dicas, vou fazer como disse e ver como corre com a marcação.
  9.  # 12

    ...ou com armários como barreira acústica entre os dois quartos:
      22.JPG
  10.  # 13

    Vcarmo

    a planta que meteu está cheia de erros nas medidas, aconselho a fazer um levantamento mais rigoroso desse apartamento para assim com rigor conseguir encontrar uma boa solução
    de qualquer maneira a solução do Miguel não vai dar para meter ali as duas portas,
    portanto a solução mais expedita será recuar a entrada dos quartos e a meu ver mudar a porta da wc para não ficar de frente para a porta de entrada.
    mais ou menos assim
      T2-T3.jpg
  11.  # 14

    Não cabe marco1...
    Nesse esquisso, o quarto à direita só há 2.85m para meter ali a cama... 60cm para roupeiro, sobram 15-20cm para abrir as portas... mesmo a cabeceira da cama, não cabe antes da janela...
    No da esquerda, não daria para passar frente à cama...
    Mesmo a porta do WC assim, resultaria num roupeiro do quarto esquerdo com 1,20 de largura se tanto...

    Nota: estou a considerar que a medida 3.58cm da planta está bem.

    No desenho que meti no #12, as portas dos quartos teriam 70cm limpos. A medida mais crítica seria aqueles 83cm...
  12.  # 15

    Miguel

    portas de correr no armário desse quarto, não precisa de ser de abrir.
    a cama do quarto esquerdo não precisa de estar naquela posição
    enfim...opções
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vcarmo
  13.  # 16

    Sim, está um Sudoku engraçado de facto...

    Também há aqueles exemplos das camas beliche, uma por cima da outra a meio dos quartos... mas cada uma só abre para o seu lado... não "havendo misturas"...

    Tanta coisa daria para fazer...
      32.png
  14.  # 17

    Colocado por: N Miguel OliveiraSim, está um Sudoku engraçado de facto...

    Também há aqueles exemplos das camas beliche, uma por cima da outra a meio dos quartos... mas cada uma só abre para o seu lado... não "havendo misturas"...

    Tanta coisa daria para fazer...
      32.png

    Não conheço esse sistema de beliches, pode dar-me exemplos?
  15.  # 18

    Colocado por: N Miguel Oliveira...ou com armários como barreira acústica entre os dois quartos:
      22.JPG


    Não me tinha ocorrido desta forma mas se calhar é uma óptima opção. 9m2 já com o roupeiro encastrado não me parece assim tão mau.
  16.  # 19

    Colocado por: N Miguel OliveiraSim, está um Sudoku engraçado de facto...

    Também há aqueles exemplos das camas beliche, uma por cima da outra a meio dos quartos... mas cada uma só abre para o seu lado... não "havendo misturas"...

    Tanta coisa daria para fazer...
      32.png


    N conhecia isto, parece me genius :-)
  17.  # 20

    Tbm tem aqueles sistemas tipo beliche, mas cama por cima e secretária por baixo.
 
0.0261 seg. NEW