Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde ao Forum,
    Gostaria que me ajudassem nesta escolha para casa:
    Para fazer quer arrefecimento quer aquecimento, qual a melhor opção? Ar condicionado ou Ventiloconvectores?
    Obrigado a todos.
  2.  # 2

    Mas o piso radiante só dá para o aquecimento. E para o arrefecimento? Cpm outro equipamento ficaria, na totalidade, tudo muito caro.
  3.  # 3

    Entre as duas hipoteses: AC!!!

    Mas concordo com o aprendiz2 que o piso radiante, se existirem €€€, é o mais confortavel! se bem feito!

    E ainda pode ser alimentado pelo solar!!
  4.  # 4

    Os ventiloconvectores tÊm que ser aplicados na parede junto ao chão ou podem podem ser aplicados junto ao tecto (não embutido, ficando á vista) como os aparelhos de ar condicionado?
  5.  # 5

    • Ed-l
    • 10 março 2010

     # 6

    Existem muitos tipos de ventiloconvectores, se colocar material da jaga (minicanal) vai ficar muito caro, este ventiloconvector é interessante se a sua casa tiver muita área envidraçada pois o ventiloconvector fica embebido no piso junto á janela, como é um sistema hidraúlico têm a possibilidade de instalar um sistema hibrido ( solar+outra fonte calor), o AC de condutas na minha opinião têm a vantagem do custo/beneficio além de ser discreto.
  6.  # 7

    pois o ar condicionado por conduta tem a vantagem do custo e de ser discreto mas tambem tem a desvatgem e que as condutas devem ser limpas pelo menos de 2 em 2 anos os diferencias de temperaturas criar bacterias e fungos e quem tira esses bichos daquelas condutas pequeninas metem o gatos a passar por elas para serem limpas?????

    mas.....
  7.  # 8

    Também estou confuso, neste momento tenho a minha habitação em andamento (pedreiro trolha) e estou a ponderar que sistema de climatização optar.

    Neste momento tenho a instalação para Ar condicionado mural, e a optar pelo Ar condicionado vou mudar para condutas.
    Depois de ler e me aconselhar com profissionais da área pus em hipótese Ventilo colectores, isto porque aliado as painéis solares e a uma bomba de calor para aquecimento de aguas sanitárias, me parece uma sistema mais completo e eficaz. Os Ventilo colectores iriam ser colocados da mesma forma que o Ar condicionado, ou seja, embutidos no tecto, apenas serão visíveis grelhas.

    Estou a aguardar orçamento para os dois sistemas, e queria a opinião dos entendidos relativamente as vantagens vs desvantagens dos dois sistemas.

    P.S. o piso radiante está fora de questão pois não tenho costas de pavimento para isso...
  8.  # 9

    A vantagem dos ventilo convectores é que uma só bomba de calor faz a climatização e apoia as AQS (+ o solar)
    O contra é que os rendimentos dos ACs são superiores. (a comparar mesma gama de produtos claro)
  9.  # 10

    Como assim Pedro? Rendimentos a que níveis? Segundo me disseram os ventilo convectores são mais económicos a longo prazo, e a nível de aquisição não varia muito dos ACs.

    A indicação que tenho é que são mais económicos e em termos de eficácia são muito semelhantes. Dai a minha indecisão.
  10.  # 11

    Colocado por: m.carvalhoA indicação que tenho é que são mais económicos e em termos de eficácia são muito semelhantes.

    Mais económicos como? Consomem menos? Errado...
    Uma boa bomba de calor + ventiloconvector consegue COPs pouco superiores a 3. Um bom AC consegue COPs perto dos 5...
    Mas volto a repetir, para uma instalação como a que tem imaginada, eu optava pela bomba calor + ventiloconvectores...
  11.  # 12

    Exacto Pedro, eu disse que os ventilo convectores são mais económicos que o Ar condicionado e em termos de preço de aquisição+instalação não variam muito, dai a minha duvida...

    Penso que a melhor opção é ventilo convectores mas gostava de ouvir mais opiniões, até porque é um sistema que desconheço, ao contrário do ar condicionado.
    Concordam com este comentário: psilvakh
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro Azevedo78eu disse que os ventilo convectores são mais económicos que o Ar condicionado


    Colocado por: Pedro Azevedo78Mais económicos como? Consomem menos? Errado...
    Uma boa bomba de calor +ventiloconvectorconsegue COPs pouco superiores a 3. Um bom AC consegue COPs perto dos 5..
  13.  # 14

    O orçamento já chegou e partilho com vocês!

    O ar condicionado é composto por:

    - 3 Máquinas de condutas de 9000Btu´s nos 3 quartos.

    - 1 Máquina de 9000Btu´s na cozinha.

    Estas 4 máquinas irão ser ligadas a mesma no exterior (multi 1x4).

    - 1 Máquina interior de 18000Btu´s na sala ligada a uma exterior (single 1x1).

    A sala tem 40m2 e os quartos 15/16m2 e a cozinha 18m2.

    Venham dai essas opiniões.

    Já agora uma opinião, principalmente para quem já tem instalado um sistema de climatização, acham necessário a instalação de uma unidade na cozinha? Estou em duvida...

    AC- http://www.samsung.com/pt/consumer/home-appliances/air-conditioner/duct-type/EH052EAV/index.idx?pagetype=prd_detail&tab=feature
    Ventilo Convectores - http://www.parfrontal-energias.pt/thermabox_casaplus_light1.pdf
      AC_ventilo.jpg
  14.  # 15

    tanta lenha que comprava com 10 mil aérios :D
    Concordam com este comentário: Ney Teixeira
  15.  # 16

    pois.. mas a lenha não arrefece!!! :)
  16.  # 17

    Como dia o aprendiz2 acima, a coisa bem feita e não há necessidades de arrefecimento...

    Se as pessoas fizerem um esforço de memória verão que se calhar nos últimos 10 anos foram poucos aqueles dias em que sentiram a absoluta necessidade de ter um AC em casa. Posso ser eu que tenho sorte, ou então má memória.
  17.  # 18

    Colocado por: rjmsilvaComo dia o aprendiz2 acima, a coisa bem feita e não há necessidades de arrefecimento...

    Se as pessoas fizerem um esforço de memória verão que se calhar nos últimos 10 anos foram poucos aqueles dias em que sentiram a absoluta necessidade de ter um AC em casa. Posso ser eu que tenho sorte, ou então má memória.


    eu sei... estava apenas a brincar... :)
  18.  # 19

    Colocado por: rjmsilvanos últimos 10 anos foram poucos aqueles dias em que sentiram a absoluta necessidade de ter um AC em casa.

    Aonde mora?
  19.  # 20

    Colocado por: m.carvalhoO orçamento já chegou e partilho com vocês!

    O ar condicionado é composto por:

    - 3 Máquinas de condutas de 9000Btu´s nos 3 quartos.

    - 1 Máquina de 9000Btu´s na cozinha.

    Estas 4 máquinas irão ser ligadas a mesma no exterior (multi 1x4).

    - 1 Máquina interior de 18000Btu´s na sala ligada a uma exterior (single 1x1).

    A sala tem 40m2 e os quartos 15/16m2 e a cozinha 18m2.

    Venham dai essas opiniões.

    Já agora uma opinião, principalmente para quem já tem instalado um sistema de climatização, acham necessário a instalação de uma unidade na cozinha? Estou em duvida...

    AC-http://www.samsung.com/pt/consumer/home-appliances/air-conditioner/duct-type/EH052EAV/index.idx?pagetype=prd_detail&tab=feature
    Ventilo Convectores -http://www.parfrontal-energias.pt/thermabox_casaplus_light1.pdf
      AC_ventilo.jpg


    A multi exterior MH080 que está por 2170+IVA, é o mesmo modelo que tenho á um ano e que me custou 1470 já com Iva. As unidades interiores, não tem a referencia, mas mesmo que sejam as de topo, tb estão caras. Os restantes items, se seguirem esse padrão de preços, o m.carvalho estará a ser bem enganado.

    Abraço, Pedro
 
0.0224 seg. NEW