Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a aventurar-me na construção de uma moradia térrea, casa simples para viver e não para mostrar, pretende-se que seja funcional e voltada para a natureza, está inserida numa zona rural no nordeste transmontano com um terreno de 1284m2.
    Área habitável de 184m2 e total com garagem, alpendres e palas 273m2.

Atualmente o projeto está na finalização pelo arquiteto para ir para aprovação da CM.

Alguma sugestão construtiva é sempre bem vinda, tento manter o tópico atualizado com o desenvolvimento do projeto.
    Concordam com este comentário: Pedro737
      02.jpg
      01.jpg
      00.jpg
      05.jpg
      04.jpg
      03.jpg
      07.jpg
      06.jpg
  2.  # 2

Tem ideia dos preços praticados nessa zona?
  3.  # 3

Colocado por: lots_jokerTem ideia dos preços praticados nessa zona?

Tenho encontrado algumas discrepâncias, mas entre 800€ e 1000€m2 tudo depende dos acabamentos pretendidos.
  4.  # 4

Isso para o distrito de Bragança?
  5.  # 5

Nao sou arquiteto mas a sua planta parece be me arrumada
  6.  # 6

O nó do escritório, is serviço e lavandaria poderia estar resolvido de outra maneira. Como prioridade seria ter o acesso à is, numa antecâmara. Mais privativa da zona de circulação e menos devassada da zona social.

A solução volumétrica, a mim não convence, muita coisa a acontecer, com colagens incoerentes de tiques volumétrico, artimanhas coloridas e faixas totalmente desnecessárias. Os vãos idem...
    Existe uma grande falta de unidade formal no projecto.
    Não entendo porque nos quartos, as janelas não são largas e francas, até sai mais barato e formalmente mais consensual com os restantes. As janelas das is, acho miseráveis.

As palas exteriores... De tão curtas que são, de nada servem. O alpendre defronte da área social, parece me muito fechado. A relação com o espaço de fruição exterior não me parece muito bem resolvida.
    É isto que o seu projecto me faz sentir, o que me transmite.

Está pobre, pouco pensado. Mas boa sorte.
    Concordam com este comentário: marco1, N Miguel Oliveira, gil.alves, nunogouveia
  7.  # 7

por vezes fico a perguntar-me quem é que anda a desenhar estes "projetos"
    pobreza franciscana
    na cozinha visto que não tem janelas para o alpendre dos carros ficava bem ai a lavandaria/ despensa numa faixa paralela ao estacionamento e assim o escritório e a wc social iriam lá para o canto superior direito da imagem com otimização das áreas pois essa zona social parece tudo um pouco ali a nadar.
    quanto á solução volumetrica/ estetica é como o Pedro diz, sem comentários.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, diouf_matos, N Miguel Oliveira
  8.  # 8

... e falta a chaminé!
    NOTA: A inclinação das aguas de cobertura, em telha...insuficiente para garantir a protecção.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lfmrr
  9.  # 9

no verão aquele janelão de canto da suite mesmo viradinho a poente vai proporcionar um belo forno lá dentro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

Sim estive a rever a planta, com mais atenção. tudo , mas mesmo tudo, os vãos, os espaços interiores, tudo a nadar, desarrumado, sem pensar na funcionalidade, com areas completamente desaproveitadas, desnecessárias.

A suite, imensa, ali não se para quê... etc... a janela de canto? é para ver a autoestrada?
    A Is da suite, tão mal bolada...desagradável. e tem tanto espaço para ter um acoisa em condições.

tiques e mais tiques, com opções que contribuem para tornar mais cara a construção, para ter problemas de manutenção a mediao( longo prazo.

A pala extra na zona da entrada.. serve para? Elemento totalmente desnecessário.
    Essa casa, podia ser reduzida em area bruta e ainda assim mantinha melhor fruição dos espaços do que aí está proposto.
    Menor area bruta, traduz-se em economia...
    Pondere lá esse projecto, é o meu conselho.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  11.  # 11

Colocado por: marco1por vezes fico a perguntar-me quem é que anda a desenhar estes "projetos"
  12.  # 12

Não sendo arquitecto, para mim a suite é gigante,
    Depende das vivências mas se o escritório for para ser utilizado muito tempo o facto de ter a a lavandaria colada não ajuda
    Despensa pouco funcional para mim claro.
    Boa sorte no projecto
    Concordam com este comentário: diouf_matos, ana1991
  13.  # 13

A
    Mim ocorrem-me duas coisas.. despensa a km da cozinha.. e a porta da Is social, não devia ser virada para o corredor dos quartos..
    Talvez para a frente para dar mais facilmente apoio ao escritório e à zona social..

A zona social parece gigante na planta.. mas 53m2 para cozinha, sala de estar, sala de jantar e alguma circulação.. não é muito..
  14.  # 14

Não percebo como é que alguém cria um tópico destes e depois não põe cá os pés.
  15.  # 15

Colocado por: PickaxeNão percebo como é que alguém cria um tópico destes e depois não põe cá os pés.

O homem abriu o tópico ontem. Hoje deve aparecer por aqui.
  16.  # 16

Colocado por: kapoingAlguma sugestão construtiva é sempre bem vinda

Olá.
    Acho que a zona comum da casa está muito ao calhas... falta ordem, alinhamentos. Parece tudo à sorte... o que resulta num espaço completamente devassado pela circulação, não há um canto estático, uma zona onde possa meter um quadro, um espelho, um aparador, uma sapateira, uma biblioteca, etc. Ilha, mesa, TV, tudo ali sem o menor alinhamento... mesmo os vãos poderiam estar centrados pela mesa e vice versa. Aquele recanto do escritório... hmmm.

Quartos: duas janelas por cada quarto pequeno? Alguma razão para isso? Porque não meter uma só janela mas maior.

Um dos quartos fica debaixo do alpendre... que pouco democrático, o filho que fique aí fica logo com menos luz e privacidade. Uma pena. Tá melhor o escritorio que esse quarto.

Na suite, janelão enorme, e depois falta luz para ver a roupa, etc... meio perdido acho eu.

A ideia com que fico é que tem muita fachada, mas muita dela recebe despensas, wc, lavandarias, etc... ao passo que os quartos ficam ali com o que sobrou.
    Alguma razão para a casa ser em forma de L? Não se percebe.
    Acho que faria muito mais sentido ter a entrada a norte no canto exterior do L... entrada a meio da casa... deixando as duas pontas livres, a sul para as salas, a poente para os quartos, ou vice versa.
    No seu caso estraga-se o melhor quadrante (sul) com a parede cega da cozinha e lugar para o carro. Numa casa em L, meter a entrada numa pontinha é sempre algo complicado.

Precisa de mais tempo e dedicação, está muito crú na minha opinião. Até pelos 3Ds se vê. Não houve tempo. Boa sorte.
      Screenshot_20230813_081815_Chrome.jpg
  17.  # 17

Colocado por: kapoingAtualmente o projeto está na finalização pelo arquiteto para ir para aprovação da CM.

como já reparou.. isso está bom é para ser refeito, de raiz. Espero que não tenha levado a mal as criticas. Foram todas construtivas.
    Veja se consegue entender o que aqui foi descrito e o porquê.

Colocado por: kapoingcasa simples para viver e não para mostrar, pretende-se que seja funcional e voltada para a natureza

Não revejo nada disto neste seu projecto.
  18.  # 18

Ou seja, depois de todos os comentários (construtivos) já vão colocar o autor do tópico a pensar 2x em submeter a arquitetura para aprovação...

Algumas das sugestões são fáceis de resolver (janelas quartos, ...), No entanto outras necessitariam de uma grande reformulação
  19.  # 19

Colocado por: LAFerreiraOu seja, depois de todos os comentários (construtivos) já vão colocar o autor do tópico a pensar 2x em submeter a arquitetura para aprovação...

Algumas das sugestões são fáceis de resolver (janelas quartos, ...), No entanto outras necessitariam de uma grande reformulação

O estudo prévio será eventualmente a fase mais importante de todo o projecto. O que decide nessa fase definirá o custo e o resultado.

É bem mais simples mudar qualquer coisa em papel, que em obra. No estado que isto está, se começar de novo (ou por em causa coisas de base) perde menos tempo que remendar o que há ou o que é complicado por principio.
  20.  # 20

Se fosse a mim ia ficar aborrecido mas é pior enviar.como está, digo isto como um curioso por está área, bem aproveitado este fórum ajuda muita gente, se a pessoa for humilde e andar por aqui é simplesmente saber filtrar os comentários importantes

0.0214 seg. NEW