Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Já reparou que não têm zona de arrumação "comum" s3ja para guardar lencois ou toalhas ou vai juntar a roupa de vestir este tipo de roupa?

    Na entrada tb não há sitio para deixar casacos ou outros utensílios
  2.  # 2

    Numa casa construída de raiz,os espaços de arrumação não deveriam faltar (na minha modesta opiniao)
  3.  # 3

    Concordo a 100% que em papel é tudo muito mais fácil de mudar. E eu que sou um defensor de um bom planeamento.
    No entanto, cada pessoa tem os seus gostos e as suas vivências. Podemos pensar em algo para nós e alguém ser completamente contra.
    Iniciei muito recentemente a minha moradia. Se colocar aqui a arquitetura tenho de mandar parar a obra....😂
    E na realidade gosto da generalidade do layout, apesar de ter uma zona que não fiquei convencido a 100% e tenho algum desperdício em corredores (layout em L).
  4.  # 4

    Wow, criei o tópico ontem e não pensei que em tão pouco tempo teria tantas respostas, isto é mesmo uma grande comunidade.

    @marco1 , @Pedro Barradas e N Miguel Oliveira obrigado pelo tempo e pela análise mais pormenorizada.

    Ainda é muita coisa para analisar, e efetivamente não tinha ainda visto o projeto na vossa perspetiva, pois para quem é mais leigo, esses detalhes escapam. Vou ver com detalhe e realmente olhar de outra forma o projeto.
  5.  # 5

    A sua reação e espirito aberto é de louvar. Continue a postar e na medida do possivel vai-se dando umas dicas.
    Seja mais exigente tambem com os projetos porque depois em obra não será fácil dar a volta a muita coisa.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 6

    Na minha opinião, de alguém completamente leigo no assunto:

    - A casa está esquisita, logo na entrada. Sem espaços de arrumação de casacos, calçado, chapéus, etc...
    - Além disso, ao entrar em casa, estamos logo na sala. Em pleno inverno, assim que abre a porta, entra logo o frio em casa, sem qualquer porta ou divisória para salvaguardar o calor em casa.
    - Em dias de chuva, para ir da entrada da casa até aos quartos, o chão vai ficar engraçado...
    - A disposição da casa, obriga a atravessar a sala obrigatoriamente e constantemente.
    - Como já referiram aqui, falta espaços de arrumação em áreas comuns. Nem sequer existem espaços de arrumação previstos nas casas de banho (uns armários para guardar produtos de higiene e toalhas, por exemplo)
    - A cozinha não tem qualquer despensa. Aliás, a despensa fica exactamente do lado oposto da casa. Isto não vai resultar.
    - A garagem é um telheiro, é isso? E espaços fechados para arrumar objectos na garagem, nem que seja uma máquina de lavar à pressão e ferramentas?
    - Não percebo aquela casa de banho, com a sanita num lado e o bidé na parede oposta. (não devia ser ao lado uma da outra?)
    - Janela de canto na suite, parece-me pouco funcional
    - 1 porta e 1 janela por cada quarto? Parecem-me estreitas e desnecessárias.
    - Havendo falta de espaços de arrumação, os roupeiros dos quartos podem tornar-se pequenos.
    - Falta uma arrecadação.

    Isto é a minha opinião.
    (Concordo com a maior parte das respostas, mas a resposta do N Miguel Oliveira está bastante explícita)
  7.  # 7

    Colocado por: LAFerreiraNo entanto, cada pessoa tem os seus gostos e as suas vivências. Podemos pensar em algo para nós e alguém ser completamente contra.


    Exatamente. Gostos e vivências que desconhecemos por completo.
    Daí ter escrito que muitas coisas não se percebem o porquê.
    Podem tão simplesmente ter sido um requisito do dono de obra, ou alguma circunstância do local.

    Ser "contra" é a coisa mais natural do mundo, quanto toca num tema tão pessoal e subjectivo como a própria habitação.
    No entanto, creio que a finalidade de partilhar aqui o projecto é mesmo a de "ouvir" coisas diferentes, caso contrário seria uma mera perda de tempo.
  8.  # 8

    Colocado por: kapoingVou ver com detalhe e realmente olhar de outra forma o projeto.


    Sim, pense no que quer como casa. Que casa quer ter. Que gosta de fazer, etc.
    Pense na luz por exemplo. A casa é toda ela voltada a poente... por alguma razão especial?
    Não se prenda com pormenores, deixe isso para a sua equipa de projecto.

    Imagine-se deitado na cama do quarto do meio por exemplo... alta vista para o tanque do alpendre...
    Há coisas como esta que são simples de mudar, basta fazer "espelho"... mas outras, como as vistas, orientação solar, ruído, vento, etc, tona-se mais complicado...

    Não faria mais sentido uma organização como a da imagem em anexo (à direita), por exemplo?
    Ou será que o L é a forma ideal neste local? Porquê? Porque não? Etc...
    Acho que nesta fase, ainda é muito isto que deve ir pensando.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kapoing
      a2.JPG
  9.  # 9

    Colocado por: LAFerreiraIniciei muito recentemente a minha moradia. Se colocar aqui a arquitetura tenho de mandar parar a obra....😂
    E na realidade gosto da generalidade do layout, apesar de ter uma zona que não fiquei convencido a 100% e tenho algum desperdício em corredores (layout em L).


    Pois, são opções. Também há quem prefira mastigar o projecto mais 2 ou 3 meses, mas passar os próximos 40 anos sem pensar mais no "Podia ter feito doutra maneira..."

    Por exemplo, acha que o resultado (até pelos 3D se percebe), está pronto para apresentar-se a uma Câmara? Certamente estão ainda no início do Estudo Prévio.
  10.  # 10

    Colocado por: N Miguel OliveiraSim, pense no que quer como casa. Que casa quer ter. Que gosta de fazer, etc.
    Pense na luz por exemplo. A casa é toda ela voltada a poente... por alguma razão especial?
    Não se prenda com pormenores, deixe isso para a sua equipa de projecto.

    Imagine-se deitado na cama do quarto do meio por exemplo... alta vista para o tanque do alpendre...
    Há coisas como esta que são simples de mudar, basta fazer "espelho"... mas outras, como as vistas, orientação solar, ruído, vento, etc, tona-se mais complicado...

    Não faria mais sentido uma organização como a da imagem em anexo (à direita), por exemplo?


    Eu fico é surpreendido como é possível um arquitecto, propor um layout daqueles, sem ter em conta de antemão tudo isto que o N Miguel elencou e que é parte essencial de qualquer inicio de projecto.

    Como é possivel um tecnico, propor e ficar em paz com um layout como aquele, assumindo o mesmo como projecto final/ acabado, seguindo com o mesmo para licenciamento.

    A organização/ orientação proposta no esquema do N Miguel,deveria ter sido logo a 1º opção, pois pelas imagens, pela orientação solar, é a que tb me apraz mais funcional e lógica.
    Eu até rodaria casa de modo a esta ficar com a fachada paralela à rua e não ficar com nenhuma fachada exactamente a Norte.
    Descomplicar os volumes.

    Projecto novo. Isso carece de novo estudo. nova abordagem e possivelmente nem precisa de ter um L. consegue ter tudo, com iluminação natural com boas orientações, sem necessidade de desperdiçar area com longos corredores.
  11.  # 11

    Colocado por: N Miguel OliveiraPor exemplo, acha que o resultado (até pelos 3D se percebe), está pronto para apresentar-se a uma Câmara? Certamente estão ainda no início do Estudo Prévio.


    eu teria vergonha de apresentar aquele 3D. Aliás teria vergonha de apresentar aquela planta, quanto mais passar para 3D ;)
  12.  # 12

    Quanto à disposição em "L" foi opção minha, pois a nascente passa uma estrada nacional e não pretendia janelas para esse lado, a norte também não queria janelas, pois esta zona é algo ventosa, o vento e frio vêm daquele lado, a disposição em "L" permite algum resguardo na zona de lazer exterior.

    Na planta do google maps aparece uma autoestrada a poente, mas como está num cota muito inferior a mesma não se vê, nem se sentem os carros. A única vista é tenho é natureza até perder de vista e um belo por do sol.

    Como imposição da CM e de acordo com o PDM as casas ali têm que ter telhado à vista do lado nascente para manter a estética da zona.

    Optei por não fazer garagem fechada por não ter essa necessidade, e se um dia quiser, é fácil fechar.

    Quanto à arrumação, acho suficiente, pois mais tarde vai nascer um anexo para a ferramenta e afins mais perto de uma zona destinada a agricultura de sustento.

    Por experiência que vivo em uma apartamento de 180m2 quanto mais espaço para arrumação se tem, mais tralha aparece guardada sem utilidade nenhuma.

    Estou a avaliar todas as sugestões para falar com o arquiteto, a minha ideia o projeto já estava perfeito, agora já estou a ponderar alterações.
  13.  # 13

    Concordo com a análise do Miguel Oliveira.
    E acrescento que podendo ter mais vãos a Sul, é um desperdício de energia ter tantas aberturas a poente.
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradas
    eu teria vergonha de apresentar aquele 3D
    vá, se também nao soubesses fazer melhor estaria excelente

    Colocado por: kapoingQuanto à disposição em "L" foi opção minha,
    pois, mas já pensou que se nao impusesse nada poderia ter surgido algo melhor? digo poderia porque também depende da qualidade de quem pega no trabalho
  15.  # 15

    pois, mas já pensou que se nao impusesse nada poderia ter surgido algo melhor? digo poderia porque também depende da qualidade de quem pega no trabalho


    Na minha profissão ouço muitas sugestões de clientes, algumas com cabimento outras nem por isso, se eu tecnicamente não concordar com elas sugiro a melhor maneira, se o cliente não acatar isso já é problema dele.
    Neste caso eu sugeri e a opinião que recebi é que sim era perfeita a ideia.
    Concordam com este comentário: Ruikode, Pedro Barradas
    •  
      marco1
    • 14 agosto 2023 editado

     # 16

    3 pequenas dicas se não quiser reformular esse projeto:
    - reduza a janela da suite no lado poente, ou seja faça na mesma o tal L nas janelas mas esse lado ai com 1.2 no máximo
    - meta as maq. da lavandaria noutra parede pois fica mais funcional e evita o barulho para o escritório
    - faça a cobertura do estacionamento mais para a frente e assim proteger / enquadrar melhor a entrada da casa e tambem poder sair do carro e entrar sem apanhar chuva
  16.  # 17

    Colocado por: kapoingNa minha profissão ouço muitas sugestões de clientes, algumas com cabimento outras nem por isso, se eu tecnicamente não concordar com elas sugiro a melhor maneira, se o cliente não acatar isso já é problema dele.
    Neste caso eu sugeri e a opinião que recebi é que sim era perfeita a ideia.
    Concordam com este comentário:Ruikode


    Concordo com essa observação. Em (quase) todas áreas profissionais essa questão se verifica, e se o cliente tem a palavra final não é menos verdade que o profissional que presta o serviço tem também o dever de explicar o porquê de determinadas opções, e fazer valer o seu conhecimento e experiência na área. A partir daí o seu trabalho nesse aspeto está feito (a não ser que se recuse a trabalhar com o cliente se o mesmo não concordar com as suas recomendações).

    De um modo geral não concordo (embora entenda o argumento) com uma ideia que várias vezes tem sido passada neste fórum, e presumo que por profissionais da área, em que o cliente deverá deixar totalmente o processo criativo do lado do arquiteto (existe uma critica tremenda aos DO que fazem "rabiscos" e desenhos sem conhecimento de nada), e em como isso castra a intervenção do arquiteto... Na minha opinião (como cliente), numa aventura tão importante e muitas vezes o sonho e investimento de uma vida (para muitas pessoas, para outras isso são "peanuts"), acho perfeitamente natural que se opine e se tenha uma visão (ainda que seja uma visão tendenciosa e sem as bases necessárias) daquilo que se quer. Da mesma forma que é perfeitamente normal o arquiteto aceitar e absorver essa visão do cliente, e fazer o seu trabalho de forma séria, "aproveitando" o que for possível das ideias do cliente, e educando o mesmo sobre aquilo que tem necessariamente de ser diferente. Claro que sei que existem cliente indomáveis, e daí se calhar essa resistência por parte dos profissionais, mas se é verdade que cada macaco no seu galho, nem tudo (ou quase nada) terá de ser tratado com punho de ferro.

    Independentemente disso, e relativamente a este projeto, concordo com muitas das sugestões que aqui foram deixadas, sendo que o plano inicial parece não estar totalmente bem resolvido.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 18

    Colocado por: kapoingpois a nascente passa uma estrada nacional e não pretendia janelas para esse lado


    Olá.
    Há mil modos de trabalhar os vãos a nascente de modo a contornar a situação da privacidade ou do barulho da estrada. Depende do tamanho, posição do vão, posição do mobiliário, vegetação exterior, angulos de vista no interior, etc etc.

    Não tem porque simplesmente eliminá-los ou fazer aquelas gateiras de 2m para cima com tem. Basta dedicar algum tempo a pensar nisso.

    Porque em parte, acho uma pena decidir que toda a casa (isolada, de 4 frentes, sem construções adjacentes) vira só a poente apesar de ser um L (com a excecpão do quarto do meio)... desperdiçando a vida que o sol traz à casa de manhã e ínicio da tarde (quadrantes nascente e sul cegos).
  18.  # 19

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Pois, são opções. Também há quem prefira mastigar o projecto mais 2 ou 3 meses, mas passar os próximos 40 anos sem pensar mais no "Podia ter feito doutra maneira..."

    Por exemplo, acha que o resultado (até pelos 3D se percebe), está pronto para apresentar-se a uma Câmara? Certamente estão ainda no início do Estudo Prévio.


    Sabendo que em grande parte dos casos é algo para a vida faz sentido mastigar ao máximo.
    Quando disse que se colocasse aqui o layout que teria de mandar parar a obra é porque tenho a certeza que ia receber muitas sugestões que me iam agradar 😁

    Tb não me agradam os 3D. No entanto foi aqui dito que ia ser submetido, logo, assumo que já foi mastigado. Mas a carne estava dura,... Tem de ser mais mastigado
  19.  # 20

    Colocado por: nunogouveiaConcordo com a análise do Miguel Oliveira.
    E acrescento que podendo ter mais vãos a Sul, é um desperdício de energia ter tantas aberturas a poente.


    nuno, já agora pode explicar melhor esta sua afirmação?
    Cumprimentos
 
0.0271 seg. NEW