Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

eu e a minha companheira estamos a começar a ver terrenos para construir uma vivenda unifamiliar e deparámo-nos com algumas duvidas.
    A zona pretendida seria por Azeitão, Fernão Ferro ou Quinta do Anjo. O que algumas pessoas nos disseram é para termos cuidado com a zona por causa do tempo que as camaras municipais demoram com as autorizações e licenças.
    Foi-nos dito que se for em Fernão Ferro (Seixal) no máximo em 3 meses consegue-se começar a construção mas que se for terreno na camara de Setúbal, Sesimbra ou Palmela podem demorar até 2 anos a ter autorização.

Procuramos um terreno que já seja urbano (para não haver grandes riscos nem se perder mais tempo). Se o terreno já tiver licenciamento com projeto aprovado demora-se muito tempo a ter a autorização para alguma alteração de projeto?

Alguem com experiência nestes municipios que possa aconselhar algo?

Obrigado!!
  2.  # 2

Seja qual for o município conte sempre com 1 a 2 anos para poder começar a construir, mas conte mais com os 2 anos.
    Conheço casos que demoraram muito mais de 2 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  3.  # 3

Colocado por: PickaxeSeja qual for o município conte sempre com 1 a 2 anos para poder começar a construir, mas conte mais com os 2 anos.

Se lhes foi dito que há municípios que levam 3 meses, porque haverão de contar com 2 anos?
  4.  # 4

Colocado por: PickaxeSeja qual for o município conte sempre com 1 a 2 anos para poder começar a construir, mas conte mais com os 2 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sadino

Ouvi isso de todo o lado menos da zona do Pinhal do General em Fernão Ferro. Pelo que me disseram é a unica zona em que é mais rápido. Não sei bem porquê... Nós pretendiamos ter a casa pronta daqui a cerca de 1 ano e se for necessário 2 anos só para começar...
  5.  # 5

Colocado por: Bragas V

Se lhes foi dito que há municípios que levam 3 meses, porque haverão de contar com 2 anos?

Foi-nos dito por pessoas de imobiliárias. Se for mesmo assim limita muito o raio de procura de terrenos...
  6.  # 6

Se o terreno estiver pronto para construção, desbloqueado, em loteamento. É mandar elaborar os projectos, arranjar um Empreiteiro geral e os técnicos e optar pela Comunicação Prévia. 30 dias depois de efectuar a CP e a autoliquidação, começa a construir...
  7.  # 7

1 ano.. ainda sem terreno comprado ? Impossível..
  8.  # 8

Em Palmela (Quinta do Anjo) 5 meses para aprovar arquitectura + 5 meses para aprovar especialiades, depis de algumas reclamações pela demora na análise.E mais uns meses se se contabilizar a demora a perguntas que o arquitecto fazia à câmara e esta não respondia ou demorava semanas a responder.
    Tudo somado pelo menos 1 ano na CM Palmela.
    E foram aprovados, nunca vieram para trás.
  9.  # 9

Colocado por: IronManSousaEm Palmela (Quinta do Anjo) 5 meses para aprovar arquitectura + 5 meses para aprovar especialiades, depis de algumas reclamações pela demora na análise.E mais uns meses se se contabilizar a demora a perguntas que o arquitecto fazia à câmara e esta não respondia ou demorava semanas a responder.
    Tudo somado pelo menos 1 ano na CM Palmela.
    E foram aprovados, nunca vieram para trás.

Tenho um amigo que tinha um terreno em Azeitão e entre urbanizar e todas as licenças esteve um pouco mais de 2 anos até começar a construir... verdade que entretanto apareceu o Covid mas pelo que me dizem é sempre assim...
    E em Palmela também me referiram isso... As camaras recebem tanto dinheiro das licenças não lhes devia dar jeito ser tudo mais rápido??
  10.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasSe o terreno estiver pronto para construção, desbloqueado, em loteamento. É mandar elaborar os projectos, arranjar um Empreiteiro geral e os técnicos e optar pela Comunicação Prévia. 30 dias depois de efectuar a CP e a autoliquidação, começa a construir...

Muito obrigado pela info.
    Foi mais ou menos isso que ouvi que acontece naquela zona de Fernão Ferro.
    O empreiteiro geral está mais ou menos escolhido. Tenho boas referências de um e apesar de não ter mais orçamentos não tenho referências de mais ninguem e não quero arriscar a procurar mais barato e ter problemas...
  11.  # 11

Colocado por: sadinoFoi mais ou menos isso que ouvi que acontece naquela zona de Fernão Ferro.

em qq lado do País que seja uma operação de loteamento, como na Quinta do anjo/ Palmela, em Setúbal, Chaves ou em Alcoutim.
    Uma Comunicção Prévia, o procedimento so prazos são iguais em qq lado.
    Quem lhe fizer o projecto é que tem de o orientar nisso e ter o saber e segurança do que está a fazer.
    Boa sorte.
    • TFB
    • 13 agosto 2023

# 12

Colocado por: Pedro BarradasSe o terreno estiver pronto para construção, desbloqueado, em loteamento. É mandar elaborar os projectos, arranjar um Empreiteiro geral e os técnicos e optar pela Comunicação Prévia. 30 dias depois de efectuar a CP e a autoliquidação, começa a construir...

Construi na zona de Fernão Ferro e é exatamente isto... No meu caso, adquiri lote ainda em avos, mas com o loteamento concluído e as áreas de construção definidas e em 2 meses transitou para M2, foi só seguir a CP
    Concordam com este comentário: sadino
    • TFB
    • 13 agosto 2023

# 13

Colocado por: Bragas V1 ano.. ainda sem terreno comprado ? Impossível..

Difícil... Mas possível 😁, tudo depende do tempo perdido a finalizar o projeto, se a moradia for térrea acho exequível.
  12.  # 14

Colocado por: TFB

Difícil... Mas possível 😁, tudo depende do tempo perdido a finalizar o projeto, se a moradia for térrea acho exequível.

1 ano para escolher terreno, escriturar, fazer projeto, aprovar projetos, orçamentar, emitir licenças, construir.. tenho mesmo muitas dúvidas.. mas..
  13.  # 15

Com comunicação prévia quer para Setúbal, Palmela ou Seixal é a mesma coisa. Já se for para licenciamento aí sim pode demorar 1 ano desde que dá entrada da arquitectura até ao pagamento da licença. Uma casa em Azeitão igual a uma em Fernão Ferro tem valores muito diferentes... localização, localização, localização.
  14.  # 16

Colocado por: Bragas V, aprovar projetos,

Mas na modalidade Comunicação Prévia não há cá "aprovação" nenhuma. O Técnico mete a cabeça no cepo.
    Há casos em que é pacífico, outros nem tanto (depende da ambiguidade e palhaçada que haja na Câmara).

Com a Comunicação Prévia obra começa dias depois, não precisa de esperar meses e meses.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • TFB
    • 14 agosto 2023

# 17

Colocado por: Gabinete OPCom comunicação prévia quer para Setúbal, Palmela ou Seixal é a mesma coisa. Já se for para licenciamento aí sim pode demorar 1 ano desde que dá entrada da arquitectura até ao pagamento da licença. Uma casa em Azeitão igual a uma em Fernão Ferro tem valores muito diferentes... localização, localização, localização.

Os valores entre Azeitão e Fernão Ferro já não são assim tão diferentes, aliás devem andar praticamente idênticos, a zona mais em conta é no pinhal do general, que tem certas ruas a pertencer a Fernão Ferro
  15.  # 18

Os valores entre Azeitão e Fernão Ferro já não são assim tão diferentes, aliás devem andar praticamente idênticos, a zona mais em conta é no pinhal do general, que tem certas ruas a pertencer a Fernão Ferro

Verdade, do que tenho visto não há grande diferença do preço dos terrenos. Mais 10-20%. A grande diferença é mesmo o facto de Fernão Ferro ser muito mais rápido...
    A grande maioria do Pinhal do General pertence a Fernão Ferro e está em grande expansão por causa da rapidez em construir...
    • TFB
    • 14 agosto 2023

# 19

Colocado por: sadino

Verdade, do que tenho visto não há grande diferença do preço dos terrenos. Mais 10-20%. A grande diferença é mesmo o facto de Fernão Ferro ser muito mais rápido...
    A grande maioria do Pinhal do General pertence a Fernão Ferro e está em grande expansão por causa da rapidez em construir...

Atenção, só uma pequena parte do pinhal do general pertence a Fernão Ferro, a outra parte pertence á câmara de Sesimbra... O pinhal do general está em expansão porque os preços dos terrenos em Fernão Ferro estão em valores muito elevados e já não há assim tantos terrenos, as zonas á volta ( fontainhas, casal do sapo, Fernão Ferro junto á nato) ainda estão muito embrulhadas as augis, é a única zona "disponível" é essa.
    Concordam com este comentário: sadino
  16.  # 20

Atenção, só uma pequena parte do pinhal do general pertence a Fernão Ferro, a outra parte pertence á câmara de Sesimbra... O pinhal do general está em expansão porque os preços dos terrenos em Fernão Ferro estão em valores muito elevados e já não há assim tantos terrenos, as zonas á volta ( fontainhas, casal do sapo, Fernão Ferro junto á nato) ainda estão muito embrulhadas as augis, é a única zona "disponível" é essa.
    Concordam com este comentário:sadino

Eu sei :) Terrenos no Pinhal do General, mas Quinta do Conde e não Fernão Ferro é para fugir por demorar muito mais tempo a ser licenciado.
    Por acaso prefiro na zona do Pinhal do General os terrenos ficam ao preço dos Redondos mas a minha companheira prefere no primeiro.
    Muitos terrenos apeteciveis mas saber o dono deles... Assim é procurar dentro do que está publicitado...

0.0265 seg. NEW