Iniciar sessão ou registar-se
    • Migr
    • 14 agosto 2023

     # 1

    Estou a pensar em remodelar completamente o apartamento onde vivo, sendo a alteração mais desafiante o prolongamento para as duas varandas (a este/nascente na zona dos quartos e escritório e a oeste/poente na zona da sala e cozinha). Este procedimento já foi efetuado pela maioria dos condóminos. A minha fração - e mais uma ou duas – resumiram-se à colocação de marquises na frente e tardoz, que já estavam instaladas quando comprei o imóvel e que são um verdadeiro forno, pois o prédio não tem obstáculos: num lado apanha sol até ao meio-dia e no outro até se pôr.
    A minha primeira dúvida prende-se com o reforço do muro exterior (+- 90 cm de altura em ambas as varandas), com a agravante de, na frente, ser fechado em apenas 40%. Os restantes 60% têm uma moldura saliente em ferro, com corrimão, que também foi fechada pelo anterior proprietário com vidro, na face interior.
    A minha primeira ideia é de construir um muro interior, da mesma altura, com isolamento no meio e uma pedra mais larga, para abranger ambos e receber as janelas, mas com a preocupação de roubar o mínimo espaço possível, pois ele é muito necessário.
    Tratando-se de um último andar, surge também a questão do isolamento sobre o teto falso, que para os andares inferiores se colocou em menor grau, pois tinham varandas fechadas por cima. Nunca tive infiltrações, o que tenho é forte condensação, quer no teto, quer no muro e até no alumínio das janelas (para cuja escolha e colocação também agradeço aconselhamento), consequência das variações de temperatura nas duas pequenas “estufas”.
    Gostaria de recolher opiniões dos profissionais (e não só) do fórum sobre as possíveis soluções técnicas e materiais a utilizar neste tipo de situações.
    Antecipadamente grato por todas as contribuições.
  1.  # 2

    o tal muro interior não o faça em tijolo, existe o material da propria caixilharia em que eles costuma ter ali uma parte opaca e pode dentro meta uma ã de rocha e pladur, tira-lhe apenas cerca de 6 cm ou até menos consoante o tipo de isolamento.
    isso da pedra mais larga é um erro pois estaria a ter um elemento com elevada transmissão termica fora a dentro. o que se faz é meter o caixilho e por dentro isolar o parapeito e depois fazer um peitoril ou tambem em pedra ou madeira ou mdf
    devia consultar um arquiteto para lhe fazer um projeto disso, resolver técnicamente as questões que se poem, quantificar, dimensinar e planificar bem essa obra por forma a ter orçamentos válidos e não certas empresas remodeleiras que são um tiro no escuro a maior parte das vezes.
    a caixilharia e o tipo de vidro nestes casos é extremamente importante, quanto ao teto só vendo mas terá que ser isolado e impermeabilizado de alguma forma.
    • Migr
    • 14 agosto 2023

     # 3

    Obrigado pelas recomendações. Estou numa fase preliminar e, por enquanto, pretendo apenas munir-me de alguns conhecimentos para o momento em que tiver de abordar/selecionar as pessoas a quem será atribuída a obra.
    Como o de utilizar a caixilharia da janela que referiu e que desconhecia. Corrija-me se estiver enganado, por favor: a janela leva o que poderei qualificar de prolongamento em alumínio ou PVC (preferencialmente este último) até ao chão, na parte exterior. No interior da varanda é fechado com pladur e no meio é preenchido com lã de rocha. Isto refere-se à parte do muro (60%) aberta (tem uma altura de apenas 20 cm e depois começa a estrutura em ferro até ao corrimão), presumo.
    E quanto à parte (40%) que é totalmente murada (tem 10 cm de espessura e pastilha nas faces exterior e interior)? Nesse caso, calculo que não seja necessário o prolongamento da caixilharia da janela pelo exterior. Bastará preencher com lã de rocha e uma simples placa de pladur no interior? Mesmo na fachada que recebe sol durante toda a tarde (nessa o muro não tem aberturas, mas fica substancialmente quente mesmo no lado de dentro)?
    Em relação à pedra, deduzo que esteja a apontar para uma solução semelhante à mencionada pelo utilizador Atlas Eurobuild neste post:
    https://forumdacasa.com/discussion/52623/1/soleiras-e-peitoris-em-janelas-ja-colocadas-etics-e-corte-termico/
  2.  # 4

    sim é mais ou menos isso

    mas repare que estes pormenores muito específicos é dificil estar a dar a receita certa aqui quer por palavras quer por imagens.
    • Migr
    • 14 agosto 2023 editado

     # 5

    Com certeza e, mais uma vez, obrigado pela atenção.
    Agrada-me sobremaneira a perspetiva de não ter que roubar espaço precioso com a construção de um muro interior (tinha em mente a tradicional parede dupla com isolamento em polistireno – ou equivalente – no meio). Mas, tanto quanto o espaço, o isolamento é fundamental, ainda que o muro represente apenas 1/3 do espaço que será preenchido, pois a varanda tem cerca de 2,70 metros de pé direito e as janelas desempenharão um papel decisivo.
    Quando tiver consultado alguns fabricantes é provável que aqui regresse com mais algumas dúvidas, mas, entretanto, ocorreu-me outra questão: há algum cuidado a ter com a caixa de estores, designadamente, a nível de isolamento.
    Imagino que seja aplicada sobre a janela. Em alguns vizinhos está à face das janelas, em outros, mais antigos, está saliente. Calculo que esteja já integrada na janela. Tenho a ideia de levar a janela até ao teto falso (+- 2,50 metros) e colocar a caixa de estore a trabalhar acima (sobram 20/30 cm). Isto é viável? E, se sim, qual a melhor forma de impedir a entrada de ar pela caixa de estore para o interior do teto falso (cujo processo de isolamento terá também de ser muito ponderado, apesar de as palas terem sido bem impermeabilizadas há uns anos, com tela – como disse, nunca tive infiltrações, só condensação devido às variações de temperatura)?
  3.  # 6

    geralmente o estore é integrado
    repare neste desenho ainda preliminar para uma situação do seu género.
    aqui a caixilharia será de correr.
      marquise.jpg
    • Migr
    • 14 agosto 2023

     # 7

    Imagem esclarecedora. Muito obrigado.
    Tenho algum receio de que o isolamento seja insuficiente na fachada poente na zona inferior (na zona da janela/teto falso não há muito a fazer a não ser escolher os materiais mais adequados, dentro das limitações orçamentais), mas tenho consciência que isso é uma situação que só poderá ser avaliada in loco.
    Permita-me abusar só mais um pouco da sua disponibilidade: é possível (penso/espero que sim), tecnicamente, fechar completamente alguns setores da varanda com pladur (1/2 cm), criando a ilusão de que existe uma parede quando observado no interior da casa, enquanto no exterior o que está é a janela.
    Projeto colocar dois roupeiros em que a parte lateral ficará encostada às janelas (uma em cada extremidade da varanda, uma contigua ao meu vizinho e a outra ao prédio do lado, ambas separada por uma parede já existente). A minha ideia era ter uma janela fixa com largura que excedesse ligeiramente a profundidade do roupeiro (tipicamente +- 60 cm), mas, no interior, “fechar” essa mesma janela com pladur, a fim de para dar a sensação de se tratar de uma parede.
    Permitir-me-ia colocar um pano fixo, com um estore permanentemente fechado (e até isolar com lã de rocha no espaço entre a janela e o pladur), reduzindo o custo, mas tenho dúvidas quando às técnicas para ultrapassar algumas dificuldades, como a relação entre essa mini-parede de pladur e a pedra na qual assenta a caixilharia, bem como fechar de uma forma esteticamente aceitável aqueles curtos centímetros de espaço lateral entre a dita parede e a janela.
 
0.0132 seg. NEW