Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

eu comprei um kit de paineis solares da solahart por termisifão de 300 L de capacidade mas agora estou com uma dúvida:
    em termos de instalação será melhor instalar no telhado de um anexo/garagem ou no telhado da casa?
    ambos tem disposição solar com direcção sul.
    se instalar na garagem vou ter q passar o tubo de água quente pela rua p fazer a ligação à casa.
    se instalar no telhado da casa n vou poder instalar uma janela de sotão, pois o telhado é mm à conta do painel.

O q me sugerem?

Obrigado
  2.  # 2

Assim sem ver o espaço, aconselharia a abdicar da janela de sotão!...
  3.  # 3

a garagem seria esta ...
      L_4D0746F8BA3F4A46A8C7A8BA361F05DF_iList.jpg
  4.  # 4

Mesmo que optasse por colocar sob a garagem, informar-me-ia primeiro da possibilidade de num futuro poder nascer algum edificio/moradia (ou outra) nas imediações que pudesse encobrir a radiação solar sob o painel, além de que, quanto menor a distância da canalização menor as percas!
  5.  # 5

a zona é uma zona de moradias e esta encontra-se num sitio alto.
  6.  # 6

Então será um caso de decidir entre: perder uma janela de sotão ou ter percas maiores no painel solar.
  7.  # 7

Já instalei no telhado da garagem e até à data parecem estar a funcionar bem ...
  8.  # 8

Colocado por: jpiresJá instalei no telhado da garagem e até à data parecem estar a funcionar bem ...
    Qual é a distância da garagem até há moradia?
  9.  # 9

sensivel/ entre 3 a 4 m, mas em termos de instalação em vez de 10 m de tubo passaram a ser 20 m.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas

0.0132 seg. NEW