Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Vivo num apartamento construído nos anos 70 e só tenho ligação terra nas tomadas da cozinha.

Pretendo fazer ligação terra nas tomadas da sala e do quarto. Tenho 2 tomadas no quarto que pretendo colocar fio terra nas 2 tomadas e 3 tomadas na sala, mas só pretendo colocar fio terra em 2 dessas tomadas da sala. Já que a outra tomada não é utilizada.

É possível fazer colocar fio terra por exemplo na sala nessas 2 tomadas e não fazer na outra ou terei de colocar em todas dessa divisão?

Qual o valor em média de um trabalho desses se for só colocar fio terra nessas tomadas?

Pelo que me disseram não é necessário muito trabalho, basta passar esse fio no quadro elétrico e passar posteriormente para as tomadas e comprar tomadas novas.O que poderá ser mais complicado é passar esse fio pela tubagem da parede. Mas pelo que andei a ver nessas tomadas que não têm terra penso que o fio passará facilmente.

Peço desculpa se disse alguma asneira mas não sou muito entendido no assunto.
    Agradeço a vossa ajuda.
  2.  # 2

Normalmente para quem não faz o trabalho é sempre fácil e barato.

Neste caso concreto não me parece fácil nem barato, uma vez que nem o quadro nem a coluna do prédio tem ligação terra, que é dos anos 70.

Se tem "terra" nas tomadas de cozinha, elas devem estar ligadas aos tubos de água.
  3.  # 3

Como posso saber se a "terra" nas tomadas de cozinha estão ligadas aos tubos de água? É dentro da parede ou está visível? Notei que o quadro tem lá o fio terra. Envio foto
      20230627_155137.jpg
  4.  # 4

Colocado por: PaulovicenteComo posso saber se a "terra" nas tomadas de cozinha estão ligadas aos tubos de água? É dentro da parede ou está visível?

Estão chumbados.
    De qualquer forma retirando a tomada, o fio "terra", costuma ser cobre nu e não "mexe" uma vez que está chumbado na parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulovicente
  5.  # 5

Retirei uma das tomadas da cozinha e o fio "terra" não é cobre nu,tem o revestimento verde e amarelo e não está chumbado na parede.
  6.  # 6

Colocado por: PaulovicenteRetirei uma das tomadas da cozinha e o fio "terra" não é cobre nu,tem o revestimento verde e amarelo e não está chumbado na parede.

Dos anos 70 pode ser até 79 a partir de 75 76 já era com a nova legislação, ou o imóvel já ter sofrido obras.

Consegue tirar foto do quadro elétrico aberto, para ver se tem lá condutores terra.
  7.  # 7

Colocado por: PaulovicenteRetirei uma das tomadas da cozinha e o fio "terra" não é cobre nu,tem o revestimento verde e amarelo e não está chumbado na parede.

Pela sua saúde, não mexa nisso.
    Chame um eletricista (que perceba disso).
    Isso é demasiado perigoso pra ser feito para "curiosos".
    Concordam com este comentário: bettencourt
  8.  # 8

Colocado por: Varejote

Dos anos 70 pode ser até 79 a partir de 75 76 já era com a nova legislação, ou o imóvel já ter sofrido obras.

Consegue tirar foto do quadro elétrico aberto, para ver se tem lá condutores terra.

Tirei uma foto do quadro e vejo os fios terra.
      20230815_142602.jpg
      20230815_142648.jpg
      20230815_143005.jpg
  9.  # 9

Em ambos os parafusos que estão na foto estão ligados os fios terra. Dois no primeiro parafuso e um no parafuso de baixo.
  10.  # 10

Parece que está safo, agora arranje alguém que perceba e altere o que pretende.
  11.  # 11

Colocado por: LMigAlves

Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulovicente

Qual é a diferença para curiosos, entre abrir uma tomada e andar a instalar Shelly's com N ligações?
  12.  # 12

Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulovicente
    .

Não vou mexer já que não sou entendido no assunto. Só estou a tentar perceber se é possível resolver a situação. E recorri aqui ao fórum para ter uma ideia se é possível resolver este assunto.
  13.  # 13

Qual é a diferença para curiosos, entre abrir uma tomada e andar a instalar Shelly's com N ligações?

Ele próprio afirmou que não percebe muito do assunto no primeiro post.
    A diferença pode ser entre deixar aquilo a funcionar +/- ou provocar um incêndio que lhe destrua a casa toda.
    Ele tem um quadro elétrico com 3 disjuntores, que seria o normal para a época que foi feito, mas que agora é insuficiente.
    Dizer que "basta passar esse fio no quadro elétrico e passar posteriormente para as tomadas e comprar tomadas novas" é um perigo.
    Nem sabemos que fios estão entre o quadro e a tomada.
  14.  # 14

Ele próprio afirmou que não percebe muito do assunto no primeiro post.
    A diferença pode ser entre deixar aquilo a funcionar +/- ou provocar um incêndio que lhe destrua a casa toda.
    Ele tem um quadro elétrico com 3 disjuntores, que seria o normal para a época que foi feito, mas que agora é insuficiente.
    Dizer que "basta passar esse fio no quadro elétrico e passar posteriormente para as tomadas e comprar tomadas novas" é um perigo.
    Nem sabemos que fios estão entre o quadro e a tomada.

Só falei no soltar a tomada para ver o que está enfiado.

Depois disse para arranjar alguém que perceba(eletricista) para fazer a alteração.

Muitos que andam a instalar Shelly's com DYI e mesmo aqui no fórum também não percebem nada do assunto, como se pode ver.
  15.  # 15

Muitos que andam a instalar Shelly's com DYI e mesmo aqui no fórum também não percebem nada do assunto, como se pode ver.

Nem sei o que raio são esses shelly´s, mesmo se fosse um shelby (mustang) só conheço de ver na net ou na tv.
  16.  # 16

Nem sei o que raio são esses shelly´s, mesmo se fosse um shelby (mustang) só conheço de ver na net ou na tv.

Basta pesquisar no fórum...
  17.  # 17

Basta pesquisar no fórum...

Varejote, depois de ler o que o Paulovicente escreveu, fiquei com a ideia que não percebe muito de eletricidade.
    Daí dizer para não mexer e chamar alguém que perceba.
    De que lhe vale abrir a tomada para ver o fio terra se ele olha para os fios e não sabe o que lá está?
    Depois não vai saber se os fios que lá estão servem para o uso que lhes quer dar.
    Não será melhor ir lá alguém verificar o que se encontra instalado, qual o uso que vai dar ás tomadas, se basta colocar fio terra ou se tem de trocar também os que já existem, se precisa de alterar o quadro e montar mais disjuntores, etc, etc, etc?

Shelly's, agora estou entretido na net, mas prometo-lhe que, quando não tiver nada para fazer vou pesquisar no forum... talvezdepois da sesta... ou talvez não...
  18.  # 18

Ele pode fazer como muitos aqui, coloca fotos, como já colocou.

Agora é pedir a um eletricista que lá vá.

0.0174 seg. NEW