Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Tenho um quadro probomba trifasico e no entanto faz um barulho tipo “ trum trum “ quando liga , será normal ?
    Mas acho que o som ao ligar deveria ser baixo ,mas não é ,é então se estivermos a “gastar “ mais água por exemplo a regar as plantas do jardim ,etc quem estiver dentro de casa ouve o quadro a ligar.
    Alguém sabe como atenuar o barulho?
    Ou será que está algo errado na instalação?
    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Boas, Qual a potencia do motor, é monofasico ou trifasico, tire uma fotografia do quadro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doncar
  3.  # 3

    A bomba é trifasica ,acho que leva a água a 120 metros
    Agora a potência dela não sei,só tirando do poço mesmo e verificar.
      73C6CF86-9B8B-4C7F-BEB0-F3C86C0A31EC.jpeg
  4.  # 4

    Será o contactor a ligar?

    Colocado por: DoncarTenho um quadro probomba trifasico e no entanto faz um barulho tipo “ trum trum “ quando liga , será normal ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doncar
  5.  # 5

    Sim é .
    Mas é normal fazer um barulho “assim “ tão alto ?
    É que está na parede da casa ,na parte de fora e consigo ouvir dentro de casa .
  6.  # 6

    Normalmente fazem algum barulho a atracar, dependendo da dimensão dos mesmos.

    Esse barulho so se notou mais recentemente? Quantos anos tem o sistema?
  7.  # 7

    Tenho um quadro mt parecido, tambem para bomba trifsaica, e quando arranca faz sempre esse “trum trum”, desde o inicio.
  8.  # 8

    Colocado por: BigmouseNormalmente fazem algum barulho a atracar, dependendo da dimensão dos mesmos.

    Esse barulho so se notou mais recentemente? Quantos anos tem o sistema?


    O sistema tem cerca de seis anos ,o barulho “mais alto “ cerca de dois anos ,
    Sei que já foi mudado o contator uma vez ,mas não passava bilhete ao barulho pois não habitava na casa mas como agora moro permanentemente o barulho é chato 🤨
  9.  # 9

    Colocado por: Doncar

    O sistema tem cerca de seis anos ,o barulho “mais alto “ cerca de dois anos ,
    Sei que já foi mudado o contator uma vez ,mas não passava bilhete ao barulho pois não habitava na casa mas como agora moro permanentemente o barulho é chato 🤨
    se o ruido aumentou com o tempo existe um truque permite diminuir um pouco, basta humedecer as faces do nucleo do contactor com oleo lubrificante, mas atenção que não pode ser feito por leigos pois implica abrir literalmente o contactor sendo perigoso e colocando em risco o equipamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doncar
  10.  # 10

    Melhor mesmo é substituir o contactor por um rele de estado solido,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doncar
      Screenshot_20230816-134244_Chrome.jpg
  11.  # 11

    Precisava de uma ajudinha também com o meu quadro Probomba, há coisa de umas semanas reparei que o relé eletronico tinha uma mensagem no display (não encontro em lado nenhum como sendo um erro) aparece U3.2.
    Isto quer dizer alguma coisa?
    Na maior parte das vezes a bomba arranca na mesma, ou quando não arranca, desligo e volto a ligar e ela arranca.. parece estar tudo bem com o pressostato e com a bomba, mas vou estar fora e convinha não haver falhas na rega.
    Ajuda é bem vinda 😁
      Screenshot_20240330_142319_Gallery.jpg
      Screenshot_20240330_142251_Gallery.jpg
  12.  # 12

    Será antes V3.2, como indica o software do relé? Se calhar, o cérebro electrónico está marafado...

    Na página da AVEL, o erro não consta

    Não é impossível adaptar outro relé de nível sem sondas. Caso precise, diga qualquer coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  13.  # 13

    V3.2, realmente bate certo com a indicação que está por cima do display, não tinha pensado dessa forma.
    Apouco já não estava a mostar a mensagem, talvez seja a parte eletrónica efetivamente a dar o berro.. ainda pensei que fosse alguma coisa no pressostato, mas estava tudo limpo e a funcionar.
    Amanhã experimento a dar aperto nas ligações a ver se não está nada solto.

    Obrigado pela dica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Caravelle
  14.  # 14

    Reapertos não matam ninguém...

    Vendo bem, o 2 mal se vê no display. Experimente deixá-la uns minutos desligada para descarregar os condensadores internos.

    Pode ser que passe a travadinha.

    Se conseguir, veja o valor de corrente máxima programado no relé, pois poderá precisar do mesmo para programar um novo (escreva a caneta de acetato no quadro, bem como o valor do condensador e o modelo da bomba - são daquelas informações que daqui a 10 anos poderá agradecer). Se não tiver/conseguir a corrente, a referência da bomba pode ser usada para calcular isso consultando as suas características.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  15.  # 15

    Essa informação tenho apontada, tenho a mania de guardar a papelada toda e registar as configurações dos equipamentos.
    Obrigado.
    Concordam com este comentário: Caravelle
 
0.0193 seg. NEW