Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Sou proprietário de um T1 no Porto e gostaria de comparar o arrendamento acessível vs mercado. Para isso estou a criar um simulador em Excel que me ajuda a comparar vários cenários. (Ficheiro em anexo)

Por forma a obter um simulador o mais real possível, gostaria da vossa ajuda para saber que outros dados devo incluir.

Para já tenho uma dúvida, os seguros MR, vida e de rendas, são dedutíveis no rendimento tributável?
  2.  # 2

Não há que enganar. Se o mercado não adere ao programa de arrendamento acessível, então é porque não compensa.
  3.  # 3

Colocado por: nunompNão há que enganar. Se o mercado não adere ao programa de arrendamento acessível, então é porque não compensa.

Gosto de fazer contas e não me seguir pelo mercado.
    Concordam com este comentário: Mary26
  4.  # 4

No aspecto financeiro até pode compensar e á partida o pagamento estará assegurado. O maior risco é nunca mais recuperar a casa e as rendas congeladas para a vida.
    E depois desconfiar a quem o Estado entrega a casa, daquilo que vemos nos bairros sociais não sei o que aconteceria á casa e ao prédio.
    Concordam com este comentário: coelhinho78, nunomp
  5.  # 5

Colocado por: peetman

Gosto de fazer contas e não me seguir pelo mercado.

E faz muito bem. Deve, contudo, admitir que a inteligência colectiva (o mercado) lhe dá boas pistas sobre a valia do programa.
    Como já disseram, o capital de confiança do Estado português é tão baixo, que é sempre difícil assumir riscos contratuais de longo prazo.

Faça assim: espere pela decisão do governo sobre o coeficiente de actualização das rendas. Se o governo voltar a aplicar a norma travão, que para mim é o mais provável (nem no tempo de Sócrates aconteceu), só terá de imaginar se quer assinar um contrato de tal maturidade face à incerteza legislativa crónica.
  6.  # 6

Obrigado pelas respostas, mas fogem ao intuito deste tópico. A ideia é melhorar o simulador e não fazer juízos se o arrendamento acessível é boa medida ou não.
  7.  # 7

Colocado por: peetmanObrigado pelas respostas, mas fogem ao intuito deste tópico. A ideia é melhorar o simulador e não fazer juízos se o arrendamento acessível é boa medida ou não.

Isso são contas de merceeiro, não tem que saber. Um paga IRS, outro não. Um obriga a contratação de um seguro de cobertura de rendas (4, nada de especial).

Regra geral, em mercados dinâmicos em grandes cidades não vale a pena. Mais, com a nova lei de limitação de rendas a aumentos de 2% (haja coragem para a enviar ao TC), o que não se quer é ter rendas encostadas a um índice inventado por burocratas.
  8.  # 8

Basicamente ninguém quer fazer negócio com o estado, neste fórum pouca gente deve saber

0.0132 seg. NEW