Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas! Estou agora em fase de projeto para a construção de uma moradia térrea. A ideia é ser uma casa simples para viver, prática para nós e não para mostrar. Simples, com bastante luz e que se consiga ter uma boa fluidez entre interior e exterior. Fica no Ribatejo inserida num terreno com 3880m2. Neste momento está com uma área habitável de 106.35m2, útil de 176.49m2 e total com garagem, alpendres e terraço de 231.60m2.
    Atualmente o projeto ainda está na fase inicial. Desta forma, a janela da suite está orientada a nascente e as dos outros quartos a poente. Sendo que a poente do terreno tem árvores que acabam por dar sombra e estas janelas não apanham muito sol. A vista mais desafogada fica para nascente/sul. Daí termos colocado a sala nessa ponta, para conseguir aproveitar a vista e apanhar mais sol. Ainda falta pensar onde serão colocadas palas e coberturas.
    Venho pedir a vossa opinião e sugestões que nesta fase são muito bem vindas e antes que seja tarde demais. Muito obrigada a todos!
      Screenshot_20230816-060255_Adobe Acrobat.jpg
      Screenshot_20230816-055632_Adobe Acrobat.jpg
      Screenshot_20230816-060203_Adobe Acrobat.jpg
  2.  # 2

Olá.

Gosto bastante do resultado, mesmo sem o contexto do projecto, local, requisitos ou orçamento.
    Está racional, organizado, equilibrado. Parabéns.

Dependendo dos gostos, para mim, talvez preferisse virar a porta do WC para o vestíbulo, eliminando aquele biombo... criando um grande tapete que tanto serve quem vem da rua ou da garagem. Os filhos também ficam mais próximo do WC e menos expostos.
    Gosto bastante da zona comum. Talvez experimentasse fazer 5 janelões de igual tamanho (medida A)... assim não fica com nenhum pilar no alinhamento da circulação (linha azul claro)... A sul ganhava mais uns cms de sol... e aproveitaria para alinhar a mesa com os prumos a meio das portas de correr.
    Creio que o que menos gosto é aquele "trabolhozinho" que sobressai da churrasqueira. Mas como disse, os alpendres ainda estarão em estudo e vê-se que o Arquitecto é perfeitamente capaz de resolver bem isso.
    Gosto da ideia de aproveitar a cobertura. Depois pode sempre meter uma pergulazita e uma zona lounge.
    Cuidado com o orçamento, 230m2 é bastante, mas se necessitar, tem por onde encolher facilmente.

Boa sorte. Vai no bom caminho na minha opinião.
    Concordam com este comentário: diouf_matos, Diana Lopes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diana Lopes
      aa.JPG
  3.  # 3

alem dos comentários do N Miguel, o alpendre, parece-me pouco profundo. pelo menos 2.50m, ou 3.00m.
    A zona de entada parece-me haver area desperdiçada e do meu ponto de vista aquela entrada formal, necessita de um destaque e/ou protecção face o exterior.
    a IS da suite, as proporções do compartimento não são as mais agradáveis.
    Eu talvez considerasse ter a porta da suite na zona de circulação interior, fazendo a entrada junto da zona da IS suite. Acabar com a duplicação de circulação na suite. Acho desperdicio. Luz natural do quarto de vestir era boa ideia.

Consegue facilmente poupar uns 10m2 interiores e reverter essa area em espaços exteriores cobertos em condições.

A Is comum, não me parece que necessite de ir roubar área à garagem. Ppreferivel deixar a mema ampla do que andar a fazer nichs para bancadas/ arrumação.

Onde fica a area técnica? Dedposito AQS, etc... na Despensa?
    Concordam com este comentário: Diana Lopes
  4.  # 4

Acho a zona de entrada um pouco desonctrolada sobretudo na relação com a antecâmara dos quartos.
    Mas preocupa-me sobretudo pouco uso do quadrante sul para orientar os principais vãos. Não vai ser fácil controlar os gnahos solares no verão com vãos grandes a nascente e a poente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Diana Lopes
  5.  # 5

a implantação talvez fosse melhor assim ( não sei se é possível), mais compatível com as curvas de nível, desconheço a envolvente.

A pérgula projectada a Norte, não me parece fazer grande sentido, faz falta é defronte dos vãos a Nascente/ Poente e Sul.
      Captura de ecrã 2023-08-16 105845.jpg
  6.  # 6

E claro deveria reformular a planta tendo em conta a especificidade da implantação. A porta, acho estranha ali.
    O levantamento topográfico, pouco ou nada informa da envolvente ao lote.
  7.  # 7

fiquei sem perceber onde é a entrada do lote (terreno)
    cuidado com muito vidro a poente
    de resto os colegas acima já tocaram em pontos fundamentais
  8.  # 8

Colocado por: N Miguel OliveiraOlá.

Gosto bastante do resultado, mesmo sem o contexto do projecto, local, requisitos ou orçamento.
    Está racional, organizado, equilibrado. Parabéns.

Dependendo dos gostos, para mim, talvez preferisse virar a porta do WC para o vestíbulo, eliminando aquele biombo... criando um grande tapete que tanto serve quem vem da rua ou da garagem. Os filhos também ficam mais próximo do WC e menos expostos.
    Gosto bastante da zona comum. Talvez experimentasse fazer 5 janelões de igual tamanho (medida A)... assim não fica com nenhum pilar no alinhamento da circulação (linha azul claro)... A sul ganhava mais uns cms de sol... e aproveitaria para alinhar a mesa com os prumos a meio das portas de correr.
    Creio que o que menos gosto é aquele "trabolhozinho" que sobressai da churrasqueira. Mas como disse, os alpendres ainda estarão em estudo e vê-se que o Arquitecto é perfeitamente capaz de resolver bem isso.
    Gosto da ideia de aproveitar a cobertura. Depois pode sempre meter uma pergulazita e uma zona lounge.
    Cuidado com o orçamento, 230m2 é bastante, mas se necessitar, tem por onde encolher facilmente.

Boa sorte. Vai no bom caminho na minha opinião.
    Concordam com este comentário:diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diana Lopes
      aa.JPG

Muito obrigada pelo feedback! Sim, concordo. Essa zona do WC da entrada tem de ser pensada. Eu também acho que seria mais prático como diz.
    Na zona da sala a ideia seria fazer mais uma janela a sul, na zona de estar, e assim a escada, que neste momento está a impossibilitar a janela, seria colocada um pouco mais para trás. Dessa forma ficávamos com 6 janelas e teria mais luz a sul. A ideia ainda é tentar reduzir as áreas e apertar tudo mais um pouco, porque realmente ainda tem bastante mais área do que queríamos. A nível da churrasqueira teria alguma sugestão? Obrigada pelas ideias!
  9.  # 9

bem, deixo tambem aquilo que acho que devia rever:

entrada principal na zona privada / quartos... acho que não fica bem
    numa moradia, acho que é de evitar uma casa de banho sem janela
    acho que tem muita area desperdiçada... Hall / circulação... suite está enorme
    falta zona tecnica para acumulador de AQS... que podia ficar na despensa, parece-me o sitio certo, mais central, menos perdas de temperatura da água)...
    escritorio dentro da area da sala/cozinha.... tenho duvidas que funcione...
    o resto das questões já foi abordada... exposição solar, optimizar
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradasalem dos comentários do N Miguel, o alpendre, parece-me pouco profundo. pelo menos 2.50m, ou 3.00m.
    A zona de entada parece-me haver area desperdiçada e do meu ponto de vista aquela entrada formal, necessita de um destaque e/ou protecção face o exterior.
    a IS da suite, as proporções do compartimento não são as mais agradáveis.
    Eu talvez considerasse ter a porta da suite na zona de circulação interior, fazendo a entrada junto da zona da IS suite. Acabar com a duplicação de circulação na suite. Acho desperdicio. Luz natural do quarto de vestir era boa ideia.

Consegue facilmente poupar uns 10m2 interiores e reverter essa area em espaços exteriores cobertos em condições.

A Is comum, não me parece que necessite de ir roubar área à garagem. Ppreferivel deixar a mema ampla do que andar a fazer nichs para bancadas/ arrumação.

Onde fica a area técnica? Dedposito AQS, etc... na Despensa?

Sim, também concordo, temos de estender mais essa zona do alpendre, de forma a ficar com mais espaço. Na zona de entrada queríamos reduzir áreas, mas a arquiteta colocou o problema das acessibilidades. Teria alguma sugestão? No quarto também concordo, acho bastante boa ideia de ter só uma zona de circulação. Estávamos a pensar colocar uma janela na zona do closet, que ficaria por cima do lavatório da churrasqueira, de forma a ter mais luz e ainda estamos na dúvida se seria boa ideia fazer também outra janela na suite, virada a sul. Tirava um pouco de privacidade, mas teríamos mais luz na suite e uma vista espetacular.
    Em relação à IS da entrada também preferimos ter uma IS um pouco mais pequena e ter mais espaço de arrumação na garagem. Mas não sei se a arquiteta não colocou assim por causa das acessibilidades. Terei de confirmar com ela. Essa zona ainda está um bocadinho por pensar.
    A área técnica também é ainda uma dúvida. Aqui a arquiteta colocou na despensa. Mas faria mais sentido ser na garagem? A MLR e MSR também dão bastante mais jeito na garagem, por um questão de ficar mais próximo do exterior e zona de estender roupa, mas temos o problema de ficar próxima de um quarto, o que vai causar ruído. Alguma sugestão em relação a esta situação? Muito obrigada
  11.  # 11

Colocado por: nunogouveiaAcho a zona de entrada um pouco desonctrolada sobretudo na relação com a antecâmara dos quartos.
    Mas preocupa-me sobretudo pouco uso do quadrante sul para orientar os principais vãos. Não vai ser fácil controlar os gnahos solares no verão com vãos grandes a nascente e a poente.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Diana Lopes

Concordo! Esta zona de entrada ainda tem de ser pensada, mas não chegámos ainda a um consenso. Alguma sugestão? Inicialmente até queríamos que o WC ficasse mais próximo da entrada principal, de forma a ter janela. Para nós isso era importante. Mas acho que ficaria ainda pior a nível de layout. Então estamos um pouco perdidos em relação ao que fazer.
    Nós na sala já falámos com a arquiteta, de forma a adicionar mais uma janela na zona de sala virada a sul, aproveitando mais a paisagem e sol. E a escada para acesso à cobertura seria colocada mais para trás. Na suite também estamos a ponderar adicionar mais um janela virada a sul. Em princípio na zona de churrasqueira estávamos a pensar fazer cobertura, pelo que não iria apanhar grande sol direto a nascente e a poente sugere algum tipo de proteção? Teremos estores e as árvores acabam por dar sombra cedo.
  12.  # 12

Colocado por: Pedro Barradasa implantação talvez fosse melhor assim ( não sei se é possível), mais compatível com as curvas de nível, desconheço a envolvente.

A pérgula projectada a Norte, não me parece fazer grande sentido, faz falta é defronte dos vãos a Nascente/ Poente e Sul.
      Captura de ecrã 2023-08-16 105845.jpg

Na zona da churrasqueira seria para fazer uma cobertura que acaba por proteger do sol direto a nascente. A poente não apanha grande sol direto por causa das árvores. A sul sugere alguma forma de proteção? Para além dos estores. Nessa zona tem a escada para acesso à cobertura. A pérgula a norte neste caso estávamos a pensar desta forma, porque acaba por ser uma extensão à garagem e no dia-a-dia vai ser com certeza onde vamos deixar os carros, daí termos pensado assim, de forma a dar proteção aos carros. Acha que não se justifica? Assinalei a vermelho o caminho para os carros na foto. Muito obrigada!
      Screenshot_20230816-064123_Messenger.jpg
      Screenshot_20230816-170041_Maps.jpg
      Screenshot_20230816-165751_Adobe Acrobat.jpg
  13.  # 13

é apenas uma opinião pois não dá muito para aferir todo o contexto mas:

eu faria uma abordagem completamente diferente a esse terreno, partia de um retangulo puro paralelo á extrema norte e deixava o máximo livre a sul
    o ribatejo costuma ser bastante quente, acho que o seu projeto tem vidro a mais.
    Concordam com este comentário: gil.alves, Pedro Barradas
  14.  # 14

Colocado por: marco1fiquei sem perceber onde é a entrada do lote (terreno)
    cuidado com muito vidro a poente
    de resto os colegas acima já tocaram em pontos fundamentais

A entrada para carros é feita como está na foto a vermelho. É a única entrada para a zona urbana do terreno. E a pérgula a Norte serviria como uma extensão à garagem, para colocar os carros e dar alguma proteção. Mas não sei se será necessária visto ser a Norte? A poente há árvores que fazem bastante sombra e as janelas não ficam com muito sol direto. Também irei ter estores. Daí não termos pensado nada a nível de palas. Acha necessário? Muito obrigada
      Screenshot_20230816-170041_Maps2.jpg
  15.  # 15

Colocado por: fernandoFerreirabem, deixo tambem aquilo que acho que devia rever:

entrada principal na zona privada / quartos... acho que não fica bem
    numa moradia, acho que é de evitar uma casa de banho sem janela
    acho que tem muita area desperdiçada... Hall / circulação... suite está enorme
    falta zona tecnica para acumulador de AQS... que podia ficar na despensa, parece-me o sitio certo, mais central, menos perdas de temperatura da água)...
    escritorio dentro da area da sala/cozinha.... tenho duvidas que funcione...
    o resto das questões já foi abordada... exposição solar, optimizar

Olá! Essa questão da entrada pela zona dos quartos para nós não tem problema, até achamos bastante prático e é como temos agora na casinha onde estamos. Daí decidirmos manter como está. Em relação à IS da entrada concordo completamente. Até era como tínhamos pensado inicialmente. Era encostar o WC mais na direcção da porta de entrada para poder ter uma janela. Mas a arquiteta sugeriu assim antes e neste momento não sabemos muito bem como será melhor. As áreas ainda vamos reduzir de uma forma geral, para nós também está um pouco grande. Agora é tentar tirar um bocadinho aqui e um bocadinho ali. Sim, a arquiteta sugeriu o AQS na despensa. Também achamos que é o que fará mais sentido. Agora a zona de máquinas de lavar e secar é que ainda estamos na dúvida, porque neste momento como está na garagem acaba por criar algum ruído para o quarto. A questão do escritório para nós por acaso faz bastante sentido assim, vai um bocadinho do gosto de cada um. Nós na nossa casa atualmente também temos assim e dá-nos bastante jeito.
  16.  # 16

Deixe-me dar-lhe os parabéns pelo modo como escreve e como recebe os diferentes comentários. Sem dúvida que necessitamos de mais exemplos como o seu, de projecto, e de interlocutor aqui no fórum.

Sobre o comentou, acho perfeitamente possivel trazer estes 230m² para os 170-180m² sem perder a essencia do projecto.
    Quanto ao escritório, e dependendo do que faz nele, acho-o muito bem como o tem. Aliás, vejo a sua planta e imagino a familia toda no espaço comum à mesma hora, em perfeita comunhão entre os utilizadores. Um a jogar playstation, outro a por a mesa, outro a cozinhar, outro a fazer a contabilidade do mês, etc etc... e querendo mais privacidade ou concentração no estudo vai para o quarto e está tudo bem.

Se o dinheiro não chegar até pode deixar a garagem para um dia mais tarde construir, que não perde nada na vivência da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, sadino, Diana Lopes
  17.  # 17

Eu não sou arquitecta, só vim dizer que já gosto da planta :) mal posso esperar pra ver o resultado final. Boas obras! <3
  18.  # 18

Colocado por: N Miguel OliveiraDeixe-me dar-lhe os parabéns pelo modo como escreve e como recebe os diferentes comentários. Sem dúvida que necessitamos de mais exemplos como o seu, de projecto, e de interlocutor aqui no fórum.

Deixe-me agradecer-lhe pela forma exemplar como comenta e mostra o seu ponto de vista. Sem dúvida que necessitamos de mais exemplos como o seu. Sem dúvida que muitas mais obras e projetos seriam aqui mostrados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  19.  # 19

Colocado por: N Miguel OliveiraDeixe-me dar-lhe os parabéns pelo modo como escreve e como recebe os diferentes comentários. Sem dúvida que necessitamos de mais exemplos como o seu, de projecto, e de interlocutor aqui no fórum.

Sobre o comentou, acho perfeitamente possivel trazer estes 230m² para os 170-180m² sem perder a essencia do projecto.
    Quanto ao escritório, e dependendo do que faz nele, acho-o muito bem como o tem. Aliás, vejo a sua planta e imagino a familia toda no espaço comum à mesma hora, em perfeita comunhão entre os utilizadores. Um a jogar playstation, outro a por a mesa, outro a cozinhar, outro a fazer a contabilidade do mês, etc etc... e querendo mais privacidade ou concentração no estudo vai para o quarto e está tudo bem.

Se o dinheiro não chegar até pode deixar a garagem para um dia mais tarde construir, que não perde nada na vivência da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Eu é que agradeço imenso pela resposta e ajuda! Faltam realmente pessoas assim que, em vez de criticar, ajudam. Muito obrigada!
    Em relação ao projeto concordo em tudo! A ideia era mesmo ter um espaço para estar em família. De acordo com a nossa vivência queríamos muito um open space para estar juntos e uma coisa prática ao mesmo tempo. Sim, temos meeesmo que reduzir áreas. Não queríamos tirar a garagem só porque acaba por dar bastante arrumação e ser um espaço de bricolage e invenções, o que nos vai dar muito jeito. Para pôr o carro acho que vai acabar por não servir. Mas acho que até dava para torná-la mais pequena. Depois coloco aqui atualizações. Mas com as vossas ideias já torna tudo mais fácil. Muito obrigada mais uma vez!
  20.  # 20

Colocado por: desofiapedroEu não sou arquitecta, só vim dizer que já gosto da planta :) mal posso esperar pra ver o resultado final. Boas obras! <3

Muito obrigada pelo feedback, agradeço muito :) irei com certeza colocar aqui atualizações!

0.0267 seg. NEW