Colocado por: N Miguel OliveiraOlá.
Gosto bastante do resultado, mesmo sem o contexto do projecto, local, requisitos ou orçamento.
Está racional, organizado, equilibrado. Parabéns.
Dependendo dos gostos, para mim, talvez preferisse virar a porta do WC para o vestíbulo, eliminando aquele biombo... criando um grande tapete que tanto serve quem vem da rua ou da garagem. Os filhos também ficam mais próximo do WC e menos expostos.
Gosto bastante da zona comum. Talvez experimentasse fazer 5 janelões de igual tamanho (medida A)... assim não fica com nenhum pilar no alinhamento da circulação (linha azul claro)... A sul ganhava mais uns cms de sol... e aproveitaria para alinhar a mesa com os prumos a meio das portas de correr.
Creio que o que menos gosto é aquele "trabolhozinho" que sobressai da churrasqueira. Mas como disse, os alpendres ainda estarão em estudo e vê-se que o Arquitecto é perfeitamente capaz de resolver bem isso.
Gosto da ideia de aproveitar a cobertura. Depois pode sempre meter uma pergulazita e uma zona lounge.
Cuidado com o orçamento, 230m2 é bastante, mas se necessitar, tem por onde encolher facilmente.
Boa sorte. Vai no bom caminho na minha opinião.
Colocado por: Pedro Barradasalem dos comentários do N Miguel, o alpendre, parece-me pouco profundo. pelo menos 2.50m, ou 3.00m.
A zona de entada parece-me haver area desperdiçada e do meu ponto de vista aquela entrada formal, necessita de um destaque e/ou protecção face o exterior.
a IS da suite, as proporções do compartimento não são as mais agradáveis.
Eu talvez considerasse ter a porta da suite na zona de circulação interior, fazendo a entrada junto da zona da IS suite. Acabar com a duplicação de circulação na suite. Acho desperdicio. Luz natural do quarto de vestir era boa ideia.
Consegue facilmente poupar uns 10m2 interiores e reverter essa area em espaços exteriores cobertos em condições.
A Is comum, não me parece que necessite de ir roubar área à garagem. Ppreferivel deixar a mema ampla do que andar a fazer nichs para bancadas/ arrumação.
Onde fica a area técnica? Dedposito AQS, etc... na Despensa?
Colocado por: nunogouveiaAcho a zona de entrada um pouco desonctrolada sobretudo na relação com a antecâmara dos quartos.
Mas preocupa-me sobretudo pouco uso do quadrante sul para orientar os principais vãos. Não vai ser fácil controlar os gnahos solares no verão com vãos grandes a nascente e a poente.
Colocado por: Pedro Barradasa implantação talvez fosse melhor assim ( não sei se é possível), mais compatível com as curvas de nível, desconheço a envolvente.
A pérgula projectada a Norte, não me parece fazer grande sentido, faz falta é defronte dos vãos a Nascente/ Poente e Sul.
Colocado por: marco1fiquei sem perceber onde é a entrada do lote (terreno)
cuidado com muito vidro a poente
de resto os colegas acima já tocaram em pontos fundamentais
Colocado por: fernandoFerreirabem, deixo tambem aquilo que acho que devia rever:
entrada principal na zona privada / quartos... acho que não fica bem
numa moradia, acho que é de evitar uma casa de banho sem janela
acho que tem muita area desperdiçada... Hall / circulação... suite está enorme
falta zona tecnica para acumulador de AQS... que podia ficar na despensa, parece-me o sitio certo, mais central, menos perdas de temperatura da água)...
escritorio dentro da area da sala/cozinha.... tenho duvidas que funcione...
o resto das questões já foi abordada... exposição solar, optimizar
Colocado por: N Miguel OliveiraDeixe-me dar-lhe os parabéns pelo modo como escreve e como recebe os diferentes comentários. Sem dúvida que necessitamos de mais exemplos como o seu, de projecto, e de interlocutor aqui no fórum.
Colocado por: N Miguel OliveiraDeixe-me dar-lhe os parabéns pelo modo como escreve e como recebe os diferentes comentários. Sem dúvida que necessitamos de mais exemplos como o seu, de projecto, e de interlocutor aqui no fórum.
Sobre o comentou, acho perfeitamente possivel trazer estes 230m² para os 170-180m² sem perder a essencia do projecto.
Quanto ao escritório, e dependendo do que faz nele, acho-o muito bem como o tem. Aliás, vejo a sua planta e imagino a familia toda no espaço comum à mesma hora, em perfeita comunhão entre os utilizadores. Um a jogar playstation, outro a por a mesa, outro a cozinhar, outro a fazer a contabilidade do mês, etc etc... e querendo mais privacidade ou concentração no estudo vai para o quarto e está tudo bem.
Se o dinheiro não chegar até pode deixar a garagem para um dia mais tarde construir, que não perde nada na vivência da casa.
Colocado por: desofiapedroEu não sou arquitecta, só vim dizer que já gosto da planta :) mal posso esperar pra ver o resultado final. Boas obras! <3