Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia gostaria de uma opinião sobre uma bomba de calor altherma 3 e qual delas comprar para substituição de uma caldeira a gasóleo.

Tenho cerca de 240m2 livres e 120 elementos de radiadores.

Ab
  2.  # 2

qual delas?

existem 5 modelos que se encaixam nessa definição, todos muito diferentes entre eles, mias concretamente:
    Mural
    Pavimento com deposito acumulação integrado
    pavimento com deposito integrado e AQS instantanea ECH2O
    Monobloco
    HHT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andre_05
  3.  # 3

tem a nova Altherma 4 a partir da primavera de 2024
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andre_05
  4.  # 4

Pois não sei que escolher, queria uma sugestão experiência de alguém mais entendido no assunto para me aconselhar.
  5.  # 5

Colocado por: jorgealvestem a nova Altherma 4 a partir da primavera de 2024
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Andre_05

Qual sera a diferença para as actuais sabe ?
  6.  # 6

Colocado por: Andre_05Pois não sei que escolher, queria uma sugestão experiência de alguém mais entendido no assunto para me aconselhar.
    online vai ser difícil dar uma solução pois as variaveis são muitas nomeadamente: localização do imovél, isolamento térmico da envolvente, uso pretendido, possibilidade de instalação, etc, etc.
  7.  # 7

Colocado por: Andre_05Qual sera a diferença para as actuais sabe ?
    gas r290, maior cop e maior temperatura de impulsão.
  8.  # 8

Altherma 3 ou Altherma 4 para piso radiante?
    r32
    r290
  9.  # 9

Colocado por: arturandresilvaAltherma 3 ou Altherma 4 para piso radiante?
    r32
    r290
    a que estiver em comercialização na altura da instalação, as primeiras versões da Altherma 4 são mais vocacionadas para radiadores
  10.  # 10

Colocado por: jorgealvesonline vai ser difícil dar uma solução pois as variaveis são muitas nomeadamente: localização do imovél, isolamento térmico da envolvente, uso pretendido, possibilidade de instalação, etc, etc.

Zona de Anadia, a minha casa tem classe B a nível energético devido ao facto de não ter outra caldeira que não a de gasóleo.
    Moradia 3 pisos composta por cave abaixo do nível do chão, e rês do chão e primeiro andar.

Será só mesmo para radiadores não tenho piso radiante.

Tenho caldeira a gasóleo instalada, com acumulador e painel que instalei recentemente.
    • SMBS
    • 17 agosto 2023

# 11

E o r290 não explode? Não é preciso cuidados especiais?
  11.  # 12

Colocado por: Andre_05Será só mesmo para radiadores não tenho piso radiante.

Tenho caldeira a gasóleo instalada, com acumulador e painel que instalei recentemente.
    muito superficialmente diria que a melhor opção será a Altherma 3M.
  12.  # 13

Colocado por: SMBSE o r290 não explode? Não é preciso cuidados especiais?
    sim é explosivo tal e qual como o gas que existe numa grande parte das cozinhas domésticas, mas nestes sistemas estamos a falar de quantidades diminutas de gas e confinado ao equipamento exterior, para o manusear é preciso saber bem o que fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMBS
  13.  # 14

Colocado por: jorgealvesmuito superficialmente diria que a melhor opção será a Altherma 3M.

Você é de muito longe daqui , se me aconselha a 4 então vou esperar mas aqui na zona já andei à procura de alguém que trabalhe com esse tipo de bomba e não está fácil.
  14.  # 15

Colocado por: Andre_05aconselha a 4
    somente esta prevista para a primavera de 2024 (se não atrasar, obvio)
  15.  # 16

Colocado por: jorgealvessomente esta prevista para a primavera de 2024 (se não atrasar, obvio)

Pois, vou ver então é esperar para ver.
  16.  # 17

Habito na mesma zona , a minha moradia com cave , Rez e primeiro
    Com 280 metros e 150 elementos de radiador, tenho uma daikin de 14 kW e posso dizer que estou bem servido. Para informação os instaladores foram a sun projecto do Porto , fiquei satisfeito com o serviço
    • pkasa
    • 26 agosto 2023 editado

# 18

Colocado por: Andre_05zona já andei à procura de alguém que trabalhe com esse tipo de bomba e não está fácil.

Bom dia André!,
    Só agora vi esta discussão
    Ter empresas que trabalham com bombas calor, tem, é fazer-lhes uma visita, questionar e pedir orçamento e ir ver instalações executadas por essas mesmas empresas.
    Electromoitense Moita Anadia ( não sei se trabalham Daikin )
    Electroclima - Coimbra
    Climabitus- Coimbra
    Bonina - Aveiro
    Climacom-Aveiro
    Aveclima-Aveiro
    E por fim mas sem ser o último
    Nosso colega do fórum Jorge Alves, que não é de muito longe
  17.  # 19

Eletromoitense não trabalha.
  18.  # 20

Caro Jorge Alves, de um modo geral, faz muita diferença de custo a instalação de uma bomba de calor alta temperatura com radiadores VS uma de baixa com piso flutuante ?

0.0237 seg. NEW