Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: SEEING
    Lamento que seja essa a sua experiência.
    De qualquer forma diria que não comprou em Portugal 😉

Em Portugal somos líderes de equipamentos de ventilação descentralizada?
  2.  # 42

Colocado por: LrLisboaEm Portugal somos líderes de equipamentos de ventilação descentralizada?

Em Portugal há empresas que vendem equipamentos de ventilação descentralizada e que devem, à priori, estar aptos a auxiliar o cliente seja no esclarecimento de dúvidas relativas à instalação como à utilização.

P.S. Também compra o seu carro no estrangeiro? Ou será que Portugal é líder na construção de carros e eu não sei!!
  3.  # 43

Lamento que seja essa a sua experiência.
    De qualquer forma diria que não comprou em Portugal 😉

Hum.. POR acaso comprei..

Mas quando disse o que queria não faziam a mínima
    Ideia o que era.. foram ao cataloga da marca da VMC centralizada que comprei e disseram.. “ah.. tem aqui estás! Quer com Wi-Fi ou sem Wi-Fi?”
  4.  # 44

Colocado por: Bragas VSim.. tenciono gastar porque preciso, mas o preço indicado está significativamente acima do que consigo encontrar na net.
    Encontro o mesmo equipamento por 315€

Apenas disse que comprou no estrangeiro por causa disto.

Colocado por: Bragas Vforam ao cataloga da marca da VMC centralizada que comprei e disseram.. “ah.. tem aqui estás! Quer com Wi-Fi ou sem Wi-Fi?”

E comprou qual?
    Quantas unidades comprou?
  5.  # 45

Apenas disse que comprou no estrangeiro por causa disto.

E comprou qual?
    Quantas unidades comprou?

Sim, tive pra mandar vir de fora, mas o site não me inspirou confiança.. apesar de ser muito mais barato.

Comprei Vórtice com sensor de humidade.. ao comprei uma unidade.. o espaço é pequeno a não queria estar a fazer muitos furos..
  6.  # 46

Em Portugal há empresas que vendem equipamentos de ventilação descentralizada e que devem, à priori, estar aptos a auxiliar o cliente seja no esclarecimento de dúvidas relativas à instalação como à utilização.

P.S. Também compra o seu carro no estrangeiro? Ou será que Portugal é líder na construção de carros e eu não sei!!

E a mandar vir de fora não há também apoio especializado ao cliente?
  7.  # 47

Colocado por: LrLisboaE a mandar vir de fora não há também apoio especializado ao cliente?

Há, quando há!
  8.  # 48

E qual é a relevância de ter comprado cá ou lá fora? Veio pedir ajuda, quem sabe ajuda se quiser...

Colocado por: Bragas VBoa noite,
    já comprei e instalei a VMC descentralizada no anexo, no entanto agora deparo-me com um problema: qual função utilizar.

a máquina tem as seguintes funções:
    - recuperação de calor - vai fazendo ciclos alternados de extração e insufação de ar;
    - extração de ar - retira continuamente o ar saturado
    - insufação de ar - insufla ar filtrado
    -ventilação natural - não sei bem o que faz.

considerando que o meu pricncipal interesse é o controlo da humidade, qual será o melhor?

O meu palpite é: se quiser manter a temperatura do espaço, use a primeira função. Se for indiferente, uma das outras (mas para isso qualquer ventoinha simples serviria).

Depois deixa aqui feedback do funcionamento disso (especialmente se optar pelo modo 1)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  9.  # 49

Mas em "recuperação de calor" não baixou a humidade nada? Que valor de humidade tem sem o desumidificador ligado?

Nao.. não realidade não estou sequer a usar.. está fechada.. não vejo qualquer efeito..

Tenho no espaço um desumidificador portátil..

A minha é Vórtice..
  10.  # 50

Por volta dos 65.

Mas resultava zero.

Basicamente quando o sensor deteta humidade acima de 60%, passa de seja qual for o modo que está, para extração na máxima velocidade..

Desde que coloquei lá o desumidificador e tenho a humidade completamente controlada, não voltei a tentar com a VMC.. um dias destes volto a testar..
  11.  # 51

Colocado por: Bragas VPor volta dos 65.

E que humidade tem no exterior? A que temperatura exterior?
  12.  # 52

Colocado por: Bragas VPor volta dos 65.

Mas resultava zero.

Basicamente quando o sensor deteta humidade acima de 60%, passa de seja qual for o modo que está, para extração na máxima velocidade..

Desde que coloquei lá o desumidificador e tenho a humidade completamente controlada, não voltei a tentar com a VMC.. um dias destes volto a testar..

Eu quero meter no quarto/closet em que chega aos 89% agora no inverno, abro as janelas e baixa para os 70s.
    se isso me baixasse para os mesmos valores ficava satisfeito.

65% é excelente dependendo da localização... olhe que se do lado de fora a humidade for igual ou mais alta não há milagres...
  13.  # 53

Colocado por: w124brunoolhe que se do lado de fora a humidade for igual ou mais alta não há milagres...

Isso é errado, como já tantas vezes foi por aqui falado. Pesquise humidade relativa/ humidade absoluta.
    Há raros dias em Portugal (continental) que isso possa ser verdade. Por acaso neste Outubro e final de Setembro houve alguns
  14.  # 54

E que humidade tem no exterior? A que temperatura exterior?

Não faço ideia.. só controlo valores inferiores..

Agora até comprei o sistema Tapo assim o controlo é permanente..
  15.  # 55

Alguns exemplos

Interior 20°C 80%HR 0,0117HA
    Interior 20°C 70%HR 0,0102HA
    Interior 20°C 65%HR 0,0095HA

Exterior 20ºC 70%HR 0,0102HA
    Exterior 15ºC 70%HR 0,074HA
    Exterior 10ºC 70%HR 0,0053HA

Exterior 20ºC 80%HR 0,0117HA
    Exterior 15ºC 80%HR 0,085HA
    Exterior 10ºC 80%HR 0,061HA

Exterior 20ºC 90%HR 0,0132HA
    Exterior 15ºC 90%HR 0,0096HA
    Exterior 10ºC 90%HR 0,0069HA

Ou se preferirem um gráfico psicométrico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tnmendes
  16.  # 56

Certo, mas salvo mestrados e prémios Nobel da física, a malta guia-se pela humidade relativa..
  17.  # 57

Colocado por: Bragas Va malta guia-se pela humidade relativa..

O que pode significar, em algumas situações, que ventilar está a introduzir mais humidade em casa.
    Concordam com este comentário: Dias12
    •  
      SEEING
    • 4 novembro 2024 editado

# 58

No gráfico na base a vermelho a temperatura (interior ou exterior).
    No corpo do gráfico as curvas com as diversas opções de humidade relativa.
    A intercepção da temperatura com a curva de humidade relativa (as curvas) corresponde um ponto.
    Na horizontal desse ponto nos números a azul (à direita) terá a humidade absoluta em Kg (os exemplos que coloquei estão em gramas).

Sempre que o valor de humidade absoluta no exterior for superior à do interior, ventilar estará a introduzir mais humidade no interior.
  18.  # 59

O que pode significar, em algumas situações, que ventilar está a introduzir mais humidade em casa.

O que eu defendo é que em Portugal continental há poucos dias em que o ar exterior introduza a mesma, ou maior, quantidade de água no ar interior. Há poucos, e são especialmente concentrados nas mid seasons.
    Claro que pode acontecer, mas é positivo criar na mente das pessoas que ventilar do exterior é sempre benéfico quer para reduzir a humidade quer para melhorar a qualidade
  19.  # 60

A não ser que você tenho um medidor que lhe diga que a humidade está a baixar..

0.0219 seg. NEW