Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Gostaria de saber se existe algum filtro para filtrar a agua do poço para uso domestico.
    O que me interessa mais é nao prejudicar os eletrodomésticos(termoacumulador e maquinas de lavar)
    So este ano é que tive a perceção que a agua é um pouco férrea. Quando enchi a piscina e coloco cloro ela fica passado umas horas escura. Tenho um consumo medio de 15m3 da rede.
    Gostaria de saber se consigo economizar, colocando algum filtro que tambem mantivesse a pressão de agua que tenho.
  2.  # 2

    Quer misturar em casa água da rede com água do poço?

    Eu nem na piscina coloco água do poço(apesar de cristalina nunca fiz análises), só para rega, quanto mais para "consumo".
  3.  # 3

    Iria colocar agua do poço em casa mas nao era para consumo humano. Apenas para tomar banhos lavar a roupa e louça. Consumo em geral, menos beber.

    Falo isto pois na minha infancia sempre bebemos agua do poço . Tudo bem que agora as contaminaçoes sao diferentes e mais agressivas.
  4.  # 4

    Colocado por: fansroIria colocar agua do poço em casa mas nao era para consumo humano. Apenas para tomar banhos lavar a roupa e louça. Consumo em geral, menos beber.

    Falo isto pois na minha infancia sempre bebemos agua do poço . Tudo bem que agora as contaminaçoes sao diferentes e mais agressivas.


    Tomar banho e levar os dentes, água na boca.

    Como não tem 2 canalizações independentes dentro de casa, vai ter a água do poço a alimentar tudo, e beber eventualmente cozinhar com água do garrafão.

    Além de ser proibido misturar água da rede com águas de poço ou furo.
  5.  # 5

    Correto, mas independente disso, existe algum filtro que coloque a agua potavel?
  6.  # 6

    Colocado por: fansroCorreto, mas independente disso, existe algum filtro que coloque a agua potavel?


    Filtros por osmose inversa, mas fica caro e tem de substituir filtros regularmente.
  7.  # 7

    Consoante o resultado das análises à água, a finalidade que lhe irá dar.
    Assim se escolhe o sistema de tratamento adequado.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasConsoante o resultado das análises à água, a finalidade que lhe irá dar.
    Assim se escolhe o sistema de tratamento adequado.


    Com água da rede potável em casa, acho um tiro nos pés andar a "inventar" com água de poço para "consumo", com vista a poupar uns euros na conta da água.
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasConsoante o resultado das análises à água, a finalidade que lhe irá dar.
    Assim se escolhe o sistema de tratamento adequado.

    È isso que eu quero ter a noção.
    Se o sistema de filtragem custar imaginemos 200€ , e fizer poupar 30€ mensal, mas os filtros durarem 6 meses ou menos. Acaba por nao compensar em nada.

    So estou a "sondar", pois pago cerca de 50€ mensalmente e como em tempos investi em bomba balao etc para lavagem de passeios e rede exterior.
  10.  # 10

    Colocado por: Varejoteom vista a poupar uns euros na conta da água.

    Claro até porque vai gastar uma pequena fortuna em manutenção e controle da agua do poço. è uma palermice.
    Se a agua do poço for somente para regas de jardim e assumir como uma rede INDEPENDENTE de água não potável, basta-lhe ter intercalado um sistema de filtros de malha, para retenção de impurezas.
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    Claro até porque vai gastar uma pequena fortuna em manutenção e controle da agua do poço. è uma palermice.
    Se a agua do poço for somente para regas de jardime assumir como uma rede INDEPENDENTE deágua não potável, basta-lhe ter intercalado um sistema de filtros de malha, para retenção de impurezas.


    É o que tenho só para rega, poço com filtro de impurezas na válvula de fundo e um filtro de rede 130 microns a seguir à bomba, para não entupir eletroválvulas, pulverizadores, gotejadores.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • fansro
    • 17 agosto 2023 editado

     # 12

    Conclusão para um consumo de 20m3 que fosse mensal, nao justifica o investimento\manutenção.
    Correto?
  12.  # 13

    quanto custa essa agua que gasta fora do consumo da casa, que não precisa ser potável?
    qual o valor de investimento por forma ter as coisas preparadas para usar no exterior? qual é o custo de manutenção do sistema? ( manutenção de equipamentos, reposição de peças/ materiais, custo da energia)

    VOcê é que tem de fazer as suas contas e também da sua disponibilidade para ter esse trabalho.
  13.  # 14

    Eu ja fiz a instalaçao no exterior.
    E acontece que tenho uma torneira do poço ao lado de uma da rede.
    Indo ao passador principal que tenho dentro de casa e cortando a agua que vem da rede. seria so ligar ambas as torneiras(exterior e interior)

    Onde tenho as torneiras habia a possibilidade de utilizar o filtro la.
 
0.0158 seg. NEW