Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: Manuel SilvaDAIKIN: FTXN25/35L

Quartos 3 aparelhos 9.000 Btu/h Sistema inverter A/A cada 650 € TOTAL 1950 €
    Sala 1 Aparelho 12.000 Btu/h Sistema inverter A/A cada 715 € TOTAL 715 €
    TOTAIS 2665 € 3 anos de garantia

SAMSUNG: AR09/12FSFPKGM

Quartos 3 aparelhos 9.000 Btu/h Sistema inverter A/A++ cada 650 € TOTAL 1950 €
    Sala 1 Aparelho 12.000 Btu/h Sistema inverter A/A++ 715 € TOTAL 715 €
    TOTAIS 2665 € 3 anos de garantia

Amigo Manuel, nao tem a ver com paciencia, isto é um forum..qualquer dia que precisar de alguma ajuda de qualquer tipo, tambem mando a minha posta de pescada...estou aqui para ajudar, como posso e no pouco que sei...

E no pouco que sei voce tem ai bons orçamentos para Samsung e Daikin, pessoalmente optaria, pela longevidade e garantia os da DAIKIN FTXN, os da Samsung, serie TJ pertence a gama mais simples da Samsung e mais barata...mas boas maquinas por sinal tambem...Agora tem a ver com o seu orçamento...Se fosse comigo, devido a diferença de valores optaria por um sistema Daikin, porque acabaria por compensar a diferença de preço/qualidade para a Midea e comparativamente para a Samsung...

Disponha

Rodrigo Rodrigues
  2.  # 242

Colocado por: Rui111QUARTOS
    1 - 45m2
    2 - 22m2

SALA
    1 - 40m2

COZINHA
    1 - 20m2

OUTRAS a climatizar
    1 - 15m2
    1 - 10 m2
    1 - 16m2

Amigo Rui, poderei dar uma indicação base das potências, de acordo com as areas, mas existem muitos factores a ter em conta, tipo orientação das divisoes, classes de isolamento (directamente proporcional com a idade da moradia), devido à condução de calor/frio e tambem exposição solar de vidros e janelas (para a propagação de calor por radiação)...

Mas no entanto, aqui vai:

Colocado por: Rui111QUARTOS
    1 - 45m2
    2 - 22m2

1x24.000 Btu/h (7Kw)
    2x12.000 Btu/h (3,5Kw)

Colocado por: Rui111SALA
    1 - 40m2

24.000 Btu/h (7Kw)

Colocado por: Rui111COZINHA
    1 - 20m2

1x12.000 Btu/h (3,5Kw)

Colocado por: Rui111OUTRAS a climatizar
    1 - 15m2
    1 - 10 m2
    1 - 16m2

1x9.000 Btu/h (2,5Kw)
    1x7.000 Btu/h (2Kw)
    1x9.000 Btu/h (2,5Kw)

Colocado por: Rui111Pretendo ainda saber, além das diferenças de eficácia do funcionamento, o investimento entre unidades murais e condutas. De qualquer modo, pondero mesmo tipo conduta.
    A marca acima referenciada, foi indicada por uma casa da especialidade, numa visita presencial. Ao que aguardo um orçamento com esta marca sugerida e também com a marca "Samsung" (já li por aqui no fórum, ser uma marca "inferior" à mitsubishi) para poder comparar valores.

É mais eficaz a climatização por Mural, no meu ponto de vista, porque não tem dependencia com perdas de carga de condutas e com "arte" de cada instalador na altura do dimensionamento e tambem na instalação, ou seja...tem muito menos margem de erro a instalação de Split Mural...No entanto, um bom sistema de conduta, por exemplo com grelhas lineares...fica muito mais bonito e funcional...Mitusbishi, LG e Daikin, lideram a gama...no entanto existem boas alternativas, como a Samsung e Haier...

Colocado por: Rui111Pelo que me foi falado, o mais sonante da visita foram as unidades multi split com sistema "inverter" (torna mais económico o consumo); unidades exteriores "quadruplo 4x1".
    Também sei que indicam para as divisões maiores (quarto e sala) 18.000 btu e nas restantes 9.000 btu

Isto tem a ver com os conjuntos que se podem fazer...e localização das maquinas exteriores...sem mais informação temo que nao consiga ajuda-lo...mas INVERTER, sem duvida...
  3.  # 243

Caro amigo portento, muito obrigado pela sua intervenção.
    Fique à vontade para sugerir algo, se assim considerar, o amigo e os restantes.

Cumps.
  4.  # 244

colocado por: manuel silvamidea: ms11-mu09/12
    quartos 3 aparelhos 9.000 btu/h midea sistema inverter a/a cada 560 € total 1680 €
    sala 1 aparelho 12.000 btu/h midea sistema inverter a/a 615 € total 615 €
    totais 2295 € 3 anos de garantia

daikin: ftxn25/35l

quartos 3 aparelhos 9.000 btu/h sistema inverter a/a cada 650 € total 1950 €
    sala 1 aparelho 12.000 btu/h sistema inverter a/a cada 715 € total 715 €
    totais 2665 € 3 anos de garantia

samsung: ar09/12fsfpkgm

quartos 3 aparelhos 9.000 btu/h sistema inverter a/a++ cada 650 € total 1950 €
    sala 1 aparelho 12.000 btu/h sistema inverter a/a++ 715 € total 715 €
    totais 2665 € 3 anos de garantia

rectifico...Samsung são da serie p, no entanto penso que são valores para monosplits, visto que na daikin não existe multi's para a gama comfort (ftxn), mas sim para comfort+ (ftx) mas os valores já são outros...
  5.  # 245

mas sim para comfort+ (ftx) mas os valores já são outros

e somente para os bi-split´s nos restantes só pode ser com serie premuim ou superior.
  6.  # 246

Gostaria de conhecer que aparelhos sugeriam, se eu pudesse chegar a 2,5k 2,6k.
    2(9000btu)+1(12000btu): multi
    1 (9000btu): mono

Obg
  7.  # 247

Gostaria de conhecer que aparelhos sugeriam, se eu pudesse chegar a 2,5k 2,6k.
    2(9000btu)+1(12000btu): multi
    1 (9000btu): mono

Colocado por: PortentoE no pouco que sei voce tem ai bons orçamentos para Samsung e Daikin, pessoalmente optaria, pela longevidade e garantia os da DAIKIN FTXN,

eu diria que esta é uma boa opção, como referido pelo colega, mas na versão mono-split gama FTXN.
  8.  # 248

Sr Jorgealves obrigado pelo comentário.

Só tem um ligeiro pormenor: esses orçamentos partiram de um instalador particular.
    Apesar do mesmo me informar que terei todas as garantias, eu prefiro sempre um instalador que tenha ligação a uma empresa, por razões evidentes.

Cumps
  9.  # 249

Colocado por: Manuel SilvaSó tem um ligeiro pormenor: esses orçamentos partiram de um instalador particular.
    Apesar do mesmo me informar que terei todas as garantias, eu prefiro sempre um instalador que tenha ligação a uma empresa, por razões evidentes.

Exmo. Sr. Manuel Silva.

Não há bela sem senão...

Basta pensar se o Sr. Compraria um electrodomestico ou televisor nesse valor (2,6k) num local que não lhe desse garantias...O Sr. Manuel deverá analisar a classe de risco e confiança que o instalador lhe dá para executar o serviço, porque para além do equipamento a qualidade e garantia de instalação e materiais aplicados na instalação também influi (tipo de Cobre e isolamento, instalação electrica, suportes, etc.)...

Rodrigo Rodrigues
  10.  # 250

Boa tarde.
    Vinha solicitar, se possivel, a vossa ajuda/esclarecimentos...

Preciso de instalar ar-condicionado em 3 áreas de uma moradia de 3 pisos (Porto).
    As divisões são um sotão (transformado em sala de cinema e escritório), quarto (suite) e um quarto simples. Todas as divisões estão bem isoladas com a exceção do sotão que de verão aquece muito.

O que eu pretendo, atendendo às áreas, seriam aparelhos com estas potências.

Suite: 3,35 x 4,70 = 16 m2 -> 9k btu ou 12k btu (aparelho mural)
    Quarto: 3,45 x 3,20 = 11 m2 -> 9k btu (aparelho mural)
    Sotão: 3,55 x 10,50 = 37 m2 -> 18k btu (aparelho de chão por ter o pé baixo)

Preferencialmente, optaria pela marca Daikin, sendo que Samsung seria a 2ª escolha.

As minhas questões seriam:
    1 - Atendendo às áreas as potencias estão ajustadas?
    2 - Conseguirei os 3 aparelhos ligados como multi-split?
    3 - Quais as unidades que aconselham? (interior e exterior para ambas as marcas)

Agradeço desde já qualquer ajuda.
  11.  # 251

Colocado por: FalconPreferencialmente, optaria pela marca Daikin, sendo que Samsung seria a 2ª escolha.

As minhas questões seriam:
    1 - Atendendo às áreas as potencias estão ajustadas?
    2 - Conseguirei os 3 aparelhos ligados como multi-split?
    3 - Quais as unidades que aconselham? (interior e exterior para ambas as marcas)

1 - Segundo a breve descrição que fez:
    Suite: 3,35 x 4,70 = 16 m2 -> 9k btu ou 12k btu (aparelho mural) - 9K Ajustado
    Quarto: 3,45 x 3,20 = 11 m2 -> 9k btu (aparelho mural) - Bastava uma de 7k, mas sendo a diferença de valor para uma de 9k muito baixa, optaria por uma de 9k. A analisar.
    Sotão: 3,55 x 10,50 = 37 m2 -> 18k btu (aparelho de chão por ter o pé baixo) - Segundo a descrição, optaria por uma de 24.000 Btu/h - MonoSplit...A Analisar.

2 - Conseguirei os 3 aparelhos ligados como multi-split? - R: De acordo com as suas potencias (9k+9k+18k), SIM, ficando dependente de como poderia passar as infraestruturas, ou se as divisoes ficam muito afastadas umas das outras. A Analisar.
    De acordo com as potencias que dei (9+9+24), optaria por uma de 24k monosplit e uma multi 9+9.

3 - Quais as unidades que aconselham? (interior e exterior para ambas as marcas) - A nivel de opiniao pessoal: BOAS: Daikin, Mitsubishi/MEDIAS: SAMSUNG,LG,SHARP/ACESSIVEIS: HAIER, HAICE, JUNKERS, GREE, ETC...

Disponha,

Rodrigo Rodrigues
  12.  # 252

Colocado por: Falconseriam aparelhos com estas potências.
    ...
    Atendendo às áreas as potencias estão ajustadas?

mais ou menos, podem ser opimizadas se ligar num multi-split de ultima geração, passando a ser assim:

Suite: 3,35 x 4,70 = 16 m2 -> 9k btu ou 12k btu (aparelho mural); esta correcta
    Quarto: 3,45 x 3,20 = 11 m2 -> 9k btu (aparelho mural); idem
    Sótão: 3,55 x 10,50 = 37 m2 -> 18k btu (aparelho de chão por ter o pé baixo), atendendo que o sótão é ultimo piso e tem menos volumetria (nos cálculos o que conta é o volume e não a área, habitualmente usa-se a área para facilitar os "cálculos"), eu apontava antes para uma unidade de 15Kbtu´s, que é muito mais silenciosa que uma de 18Kbbtu´s.

uma solução com equipamento Daikin podia ter esta configuração:
    1 unidade exterior 3MXS68
    2 unidades interiores murais FTXS25K
    1 unidade interior pavimento FLXS50B,
    esta solução é um bocado cara, mas do melhor que existe.

a colocação ou não de um multi de 3 vias ou de outra configuração depende dos traçados das tubagens e da sua implementação, tendo que ser bem avalizado no local.
  13.  # 253

Colocado por: Portentooptaria por uma de 24.000 Btu/h - MonoSplit

caro colega, não acha exagerada esta potencia?

temos que ver que é um sótão, e com um pé direito baixo, actualmente é quente porque o calor não tem por onde sair e recebe o calor vindo das outras divisões inferiores,

e uma maquina deste tamanho faz um ruído elevado demais para uso doméstico.
    • Falcon
    • 1 agosto 2013 editado

# 254

Antes de mais, um obrigado aos 2 membros que me responderam...

Colocado por: Portento

1 - Segundo a breve descrição que fez:
    Suite: 3,35 x 4,70 = 16 m2 -> 9k btu ou 12k btu (aparelho mural) - 9K Ajustado
    Quarto: 3,45 x 3,20 = 11 m2 -> 9k btu (aparelho mural) - Bastava uma de 7k, mas sendo a diferença de valor para uma de 9k muito baixa, optaria por uma de 9k. A analisar.
    Sotão: 3,55 x 10,50 = 37 m2 -> 18k btu (aparelho de chão por ter o pé baixo) - Segundo a descrição, optaria por uma de 24.000 Btu/h - MonoSplit...A Analisar.

2 - Conseguirei os 3 aparelhos ligados como multi-split? - R: De acordo com as suas potencias (9k+9k+18k), SIM, ficando dependente de como poderia passar as infraestruturas, ou se as divisoes ficam muito afastadas umas das outras. A Analisar.
    De acordo com as potencias que dei (9+9+24), optaria por uma de 24k monosplit e uma multi 9+9.

3 - Quais as unidades que aconselham? (interior e exterior para ambas as marcas) - A nivel de opiniao pessoal: BOAS: Daikin, Mitsubishi/MEDIAS: SAMSUNG,LG,SHARP/ACESSIVEIS: HAIER, HAICE, JUNKERS, GREE, ETC...

Disponha,

Rodrigo Rodrigues

Em relação à potencia das maquinas queria de facto não ultrapassar os 18k btu para o aparelho do sotão, penso que com 24k iria estourar a fatura e os ouvidos pois o sofá estaria mesmo proximo do local do aparelho interior.

Quanto ao ponto 3, estava a referir-me a modelos dentro da marca Balkin.

Colocado por: jorgealves
    mais ou menos, podem ser opimizadas se ligar num multi-split de ultima geração, passando a ser assim:

Suite: 3,35 x 4,70 = 16 m2 -> 9k btu ou 12k btu (aparelho mural); esta correcta
    Quarto: 3,45 x 3,20 = 11 m2 -> 9k btu (aparelho mural); idem
    Sótão: 3,55 x 10,50 = 37 m2 -> 18k btu (aparelho de chão por ter o pé baixo), atendendo que o sótão é ultimo piso e tem menos volumetria (nos cálculos o que conta é o volume e não a área, habitualmente usa-se a área para facilitar os "cálculos"), eu apontava antes para uma unidade de 15Kbtu´s, que é muito mais silenciosa que uma de 18Kbbtu´s.

uma solução com equipamento Daikin podia ter esta configuração:

a colocação ou não de um multi de 3 vias ou de outra configuração depende dos traçados das tubagens e da sua implementação, tendo que ser bem avalizado no local.

Penso que de facto a configuração 9k+9k+15/18k seria a melhor, em que eu de facto concordo que estaria a escolha condicionada a uma avaliação no local.

Deixo de qualquer das formas as distancias aproximadas para instalação:
    sotao -> unidade exterior = 3m
    quarto -> unidade exterior = 3m
    suite -> unidade exterior = 12m

Quanto à escolha dos modelos que me deu, são otimos mas penso que me iria estourar o orçamento. Queria ver se conseguia me manter no máximo nos 3.500€ com instalação e o orçamento para esses deve ultrapassar e muito.

---
    Agradecia se me pudessem facultar uma configuração de modelos da balkin, assumindo que seriam multi-split e tentando não ultrapassar os 3.500€.
    Sei que a marca está com boas promoções e que os preços se aproximam presentemente de algumas outras marcas de não tão grande renome, sendo que o meu medo é mesmo não acertar com os modelos.
  14.  # 255

Sei que a marca está com boas promoções

nesta altura do ano NUNCA houve campanhas da marca,

Quanto à escolha dos modelos que me deu, são otimos mas penso que me iria estourar o orçamento. Queria ver se conseguia me manter no máximo nos 3.500€ com instalação e o orçamento para esses deve ultrapassar e muito.

esta solução custa de tabela 3938€ com IVA e sem montagem,

tem a opção de colocar uma maquina mural(FTXS) numa qualquer parede ficando por 3498€ com IVA e sem montagem,

a montagem de um sistema destes fica em media por 450€,

dependendo da zona e da sua capacidade de negociação consegue arranjar um desconto a rondar os 15% sobre o equipamento,
  15.  # 256

Colocado por: jorgealvescaro colega, não acha exagerada esta potencia?

temos que ver que é um sótão, e com um pé direito baixo, actualmente é quente porque o calor não tem por onde sair e recebe o calor vindo das outras divisões inferiores

Deve ser eu que sou complicado, mas nao consigo ter tanta certeza nas potências, mesmo até seguindo a volumetria do espaço. Existem tantos factores a considerar!!!: Ocupação do espaço por pessoas e equipamentos - O Sr. disse que iria utiliza-la como sala de cinema e escritorio!!! Entra também luminarias, isolamento das paredes e telhado (O telhado está mesmo por cima, ou tem laje? - caixa de ar ou tecto falso?), temos tambem a considerar as pontes térmicas, áreas envidraçadas tipo claraboias, por isso é que nao gosto de dar potencias sem ir ao local propriamente dito...por isso escrevi a frente "analisar"...mas no entanto nao digo que a sua analise esteja incorrecta, mas tambem nao digo que é inteiramente verdade...

Colocado por: jorgealvese uma maquina deste tamanho faz um ruído elevado demais para uso doméstico.

Pegando na FLXS50B e subindo um patamar acima encontramos a de 20.000 Btu/h a FLXS60B, so mesmo disponivel para multi's, mas dá para dar uma ideia, a nivel sonoro a aquecimento a FLXS50B, segundo catalogo em aquecimento: Funcionamento (Alto/Nom./Baixo/Silencioso) - 46/41/35/33 enquanto a de 20.000Btu/h - 47/42/37/34, a diferença não será muita...Pode ver que o valor em funcionamento Alto vai para os 46dB, O Sr. Jorge Alves em outra discussão neste forum, sobre um AC de conduta informou se tivesse uma maquina a fazer esse ruido (de 40dB a 50dB) se atirava de uma ponte abaixo...Por favor não o faça (PF não leve a mal,foi so uma brincadeira)...

Colocado por: jorgealveseu apontava antes para uma unidade de 15Kbtu´s

Sr. Jorge, nao podemos concordar em tudo, não é? (Bem hajam as discussões!), mas acho que é efectivamente curto os 15Kbtu's segundo a descrição basica que o Sr. fez.

Colocado por: jorgealvesuma solução com equipamento Daikin podia ter esta configuração:

Novamente Sr. Jorge, acho que é um pouco "curta" a maquina exterior, em arrefecimento não ultrapassariam os 1,7Kw - 5.800Btu/h (as de 2,5Kw-9.000Btu/h) e a de 3,4Kw - 11.600 Btu/h (as de 5,0Kw-18.000Btu/h)..Eu optaria por uma 4MXS80, mesmo sacrificando uma saida, no minimo...Isto é...e considerando as 3 maquinas em pleno funcionamento...

Colocado por: jorgealvesa colocação ou não de um multi de 3 vias ou de outra configuração depende dos traçados das tubagens e da sua implementação, tendo que ser bem avalizado no local.

Concordo inteiramente...

Colocado por: FalconEm relação à potencia das maquinas queria de facto não ultrapassar os 18k btu para o aparelho do sotão, penso que com 24k iria estourar a fatura e os ouvidos pois o sofá estaria mesmo proximo do local do aparelho interior.

É um dado novo a considerar...

Colocado por: jorgealves
    nesta altura do ano NUNCA houve campanhas da marca,

Concordo inteiramente com o Sr. Jorge Alves...É um dado adquirido a não ser que alguém tenha feito Stock de maquinas desde o ano passado...eu não o faço!

Grande abraço.

Rodrigo Rodrigues
  16.  # 257

mas nao consigo ter tanta certeza nas potências............

uma das vantagens de usar um multi-split desta tecnologia é exactamente a potencia disponível,

se reparar na pagina 83 da tabela de potencias do catalogo de 2012 e para a maquina exterior em causa ligada a UMA ÚNICA maquina interior tamanho 50, vem lá que a potencia máxima é de 5,91Kw, logo com uma maquina interior de menor capacidade consegue ter mais potencia disponível, por um valor menor de aquisição, consumo e ruido.

NOTA: por questões de certificação as tabelas deste ano somente reflectem o comportamento das maquinas quando tem um mínimo de 2 unidades ligadas, não permitindo comparar valores somente com uma unidade, mas as maquinas são as mesmas do ano passado.

em arrefecimento não ultrapassariam os 1,7Kw - 5.800Btu/h (as de 2,5Kw-9.000Btu/h) e a de 3,4Kw - 11.600 Btu/h (as de 5,0Kw-18.000Btu/h)

isto com TODAS as unidades interiores em funcionamento e na maxima potencia absorvida,

ora isso numa habitação acontece somente quando se faz o arranque da instalação e mesmo assim é só dosear o uso, por exemplo deixar que arrefeça primeiro as divisões mais pequenas e somente depois ligar a divisão maior,

mas na maioria dos casos nem é preciso cuidado nenhum porque não estou a ver alguém nos 2 quartos e no sótão ao mesmo tempo e com necessidade de potencia máxima nos locais todos.

Funcionamento (Alto/Nom./Baixo/Silencioso) - 46/41/35/33 enquanto a de 20.000Btu/h - 47/42/37/34, a diferença não será muita...Pode ver que o valor em funcionamento Alto vai para os 46dB

mas tem a possibilidade de colocar no nível mínimo,

sobre um AC de conduta informou se tivesse uma maquina a fazer esse ruido (de 40dB a 50dB)

numa instalação de condutas bem calculada e medianamente executada, o ruido da maquina não passa para o espaço a climatizar, ficando confinado ao local onde está alojada a maquina interior, e no comando somente pode seleccionar 3 das 5 velocidades da maquina.

até hoje sempre consegui colocar unidades de condutas e algumas de tamanhos relativamente grandes ( por exemplo as FBQ140) a fazer menos ruído interior que split´s pequenos,

são técnicas que ou se sabem calcular e usar ou não,
  17.  # 258

tinha aconselhado uma maquina tamanho 71, que já faz no minimo 34dB

na tabela de pressão sonora a maquina 60 não tem os valores que disse,
      Sonora.jpg
  18.  # 259

Colocado por: jorgealvesse reparar na pagina 83 da tabela de potencias do catalogo de2012e para a maquina exterior em causa ligada aUMA ÚNICAmaquina interior tamanho 50, vem lá que a potencia máxima é de 5,91Kw,

Logo vi que você quer transnformar a de 18.000Btu/h numa de 15.000Btu/h (outra brincadeira), porque se ligar mesmo duas ao mesmo tempo com a 3MXS68...uma de 2,5Kw e uma de 5Kw é o que irá acontecer...

Colocado por: jorgealveslogo com uma maquina interior de menor capacidade consegue ter mais potencia disponível, por um valor menor de aquisição, consumo e ruido.

Nisto concordo consigo...

Colocado por: jorgealvesNOTA: por questões de certificação as tabelas deste ano somente reflectem o comportamento das maquinas quando tem um mínimo de 2 unidades ligadas, não permitindo comparar valores somente com uma unidade, mas as maquinas são as mesmas do ano passado.

Exactamente...

Colocado por: jorgealvesisto com TODAS as unidades interiores em funcionamento e na maxima potencia absorvida,

ora isso numa habitação acontece somente quando se faz o arranque da instalação e mesmo assim é só dosear o uso, por exemplo deixar que arrefeça primeiro as divisões mais pequenas e somente depois ligar a divisão maior,

Isso é tudo certo, mas será que um dia conseguiremos meter isso na cabeça de alguem??

Colocado por: jorgealvesmas tem a possibilidade de colocar no nível mínimo,

Normalmente quando ligam é no nominal, ou no maximo porque não ha paciencia para esperar!!

Colocado por: jorgealvesnuma instalação de condutas bem calculada e medianamente executada,o ruido da maquina não passa para o espaçoa climatizar, ficando confinado ao local onde está alojada a maquina interior, e no comando somente pode seleccionar 3 das 5 velocidades da maquina.

até hoje sempre consegui colocar unidades de condutas e algumas de tamanhos relativamente grandes ( por exemplo as FBQ140) a fazer menos ruído interior que split´s pequenos,

são técnicas que ou se sabem calcular e usar ou não,

Tem a ver tambem com a localização da maquina, classe de isolamento acustico do local e dimensionamento de condutas...é bom saber que ha sempre alguem que tem o cuidado respectivo...
  19.  # 260

Colocado por: jorgealvestinha aconselhado uma maquina tamanho 71, que já faz no minimo 34dB

Eu quando o disse, nem estava a pensar na DAIKIN...

Colocado por: jorgealvesna tabela de pressão sonora a maquina 60 não tem os valores que disse,

Estamos a falar para o ruido no sótao que o Sr. queria uma chão/tecto...o catalogo que mostra é de uma FTXS, que é uma mural...mas penso que tinha referido uma FLXS, foi onde fui buscar os valores...Aqui estao os valores que referi:
      cap.jpg

0.0571 seg. NEW