Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

O meu senhorio contactou-me e disse-me que irá aumentar a renda, no entanto visto o valor ter impacto no orçamento familiar, queria perguntar o seguinte:

1 - qual seria o limite do valor que ele poderia aumentar?
    2 - com que antecedência teria ele que comunicar esse aumento?

Agradeço antecipadamente o esclarecimento destas questões.
  2.  # 2

Para obter ajuda tem de colocar mais informação nomeadamente:
    Há quanto tempo teve início o contrato?
    Quando foi o último aumento da renda?
  3.  # 3

Em 2022 podia aumentar até 0,4%, salvo erro. Em 2023 pode aumentar até 2%. Também pode aumentar em 2023 aquilo que não aumentou nos anos anteriores: imagine que não aumentou em 2022, em 2023 pode aumentar a soma dos dos 2 anos, isto é, até 2.4%.

Apenas pode aumentar 1 ano depois do último aumento e com pré-aviso de 30 dias de antecedencia.

Tudo isto, claro, assumindo que você tem um contracto válido e não tem condições especiais definidas no seu contracto.

Você já pensou em procurar outro arrendamento?
    • smst
    • 17 agosto 2023

# 4

https://www.portaldahabitacao.pt/coeficientes-de-atualizacao-de-rendas

Eu também fui contactada pelo meu senhorio telefonicamente para aumentar a renda já no próximo mês. No meu caso pago a mesma renda desde que moro naquela casa (cerca de 6 anos) sem qualquer aumento, mesmo o senhorio podendo faze-lo todos os anos pela tabela apresentada. O senhorio pediu um aumento de 50€/mês (valor superior ao que daria aplicando todas as actualizações anuais), valor que aceitei. No meu caso se não aceita-se este aumento o senhorio podia (pode) simplesmente não me renovar o contrato no inicio do próximo ano e alugar a outras pessoas por um valor bastante superior ao que irei pagar agora. Temos de ver os dois lados, eu por exemplo não arranjo casa nas mesmas condições por este valor.
    Concordam com este comentário: primavera
  4.  # 5

Colocado por: smsthttps://www.portaldahabitacao.pt/coeficientes-de-atualizacao-de-rendas

Eu também fui contactada pelo meu senhorio telefonicamente para aumentar a renda já no próximo mês. No meu caso pago a mesma renda desde que moro naquela casa (cerca de 6 anos) sem qualquer aumento, mesmo o senhorio podendo faze-lo todos os anos pela tabela apresentada. O senhorio pediu um aumento de 50€/mês (valor superior ao que daria aplicando todas as actualizações anuais), valor que aceitei. No meu caso se não aceita-se este aumento o senhorio podia (pode) simplesmente não me renovar o contrato no inicio do próximo ano e alugar a outras pessoas por um valor bastante superior ao que irei pagar agora. Temos de ver os dois lados, eu por exemplo não arranjo casa nas mesmas condições por este valor.
    Concordam com este comentário:primavera

Inteligente da sua parte, assim basicamente ambas as partes estão contentes, visto reconhecer que não consegue nada igual por esse valor
    Concordam com este comentário: Carvai

0.0118 seg. NEW