Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Tenho um apartamento num prédio dos anos 90 que tem certificado energético D. O apartamento está virado para norte por isso praticamente não apanha sol, o que limita o potencial de ter um bom certificado energético.

Queria tentar aproveitar os apoios do fundo ambiental para melhorar o certificado energético do meu apartamento para o nivel C. No relatório antigo do certificado energético, a única proposta de melhoria que o técnico sugeriu na altura foi a instalação de um sistema de ar condicionado reversível (bomba de calor).

Do que vi, este sistema da bomba de calor implica a instalação exterior de um caixote ar condicionado na fachada, o que não é permitido pelo regulamento do condominio e que estraga a estética do edificio.

Existe alguma alternativa para aquecer o meu apartamento que possa melhorar o certificado energético do meu apartamento e que possa ser comparticipada pelo fundo ambiental?
  2.  # 2

Colocado por: JaimãoExiste alguma alternativa para aquecer o meu apartamento que possa melhorar o certificado energético do meu apartamento e que possa ser comparticipada pelo fundo ambiental?
    sem qualquer tipo de pré-instalação diria que não existe solução.
    • AMVP
    • 18 agosto 2023

# 3

Colocado por: Jaimãoue vi, este sistema da bomba de calor implica a instalação exterior de um caixote ar condicionado na fachada, o que não é permitido pelo regulamento do condominio e que estraga a estética do edificio.

Aqui nunca vi mas em Pontevedra diversos apartamentos têm os sisremas de ac no espaço interior das casas. Por exemplo, varanda/marquise ou numa janela em que à maquina esta na parte interior da fração. Nao tem, por exemplo, um estendal qye seja em tijolo e que com isto o ac fique escondido e assim o condomínio permita?
  3.  # 4

tem lareira?
    • AMVP
    • 18 agosto 2023

# 5

Penso que consegue ver um exemplo do que lhe referi, sei o que é viver num condomínio onde não permitem a instalação na fachada do prédio e depois as pessoas é que vivem mal dentro dos apartamentos, no meu caso era com o calor, embora na certificação energética digam que é uma maravilha, só pela exposição solar deram B- ao apartamento, eu só pensava, coitada não sabe o que está a fazer, há alturas do anos que é insuportável viver nos apartamentos a que me refiro mas pronto não sou engenheira dos certificados, apenas alguém que lá viveu 12 anos.
    https://www.google.com/maps/@42.4249742,-8.636006,3a,15.9y,77.52h,104.34t/data=!3m6!1e1!3m4!1so4dDxcipMLlpW0Hbgduzew!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu
    • SrR
    • 18 agosto 2023

# 6

Tem ac interiores k se colocam no interior sem unidade exterior

0.0095 seg. NEW