Iniciar sessão ou registar-se
    • jlmfr
    • 25 janeiro 2011 editado

# 381

Colocado por: cabreiroOlá boa tarde,

aproveito para perguntar quantos amperes contratou á EDP para a sua casa?

Obrigado

Dados Contratados
    Produto: Electricidade
    Potência: 6,90 KVA
    Tarifa: BTN-Simples 3,45 a 20,7 kVA
    Nível Tensão: Baixa Tensão

Será suficiente?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cabreiro
  1.  # 382

Colocado por: jlmfrvalor : "6.9".

ou seja 6,9Kva dá 30A
    • jlmfr

# 383

Os 30 A são suficientes para estas máquinas?

A diferença para cada uma das unidades interiores desta gama Smasung (Crystal) de 7000 para 9000 é de apenas 30 €.

A grande diferença está na máquina exterior 7 K e 8 K (diferença de 250 €).

Valerá a pena optar pelos 7000 BTU? Como não estou num clima extremo se calhar será melhor opção... Neste caso como a sala não é muito grande,(7 mretros de comprimento por 4 de largura), não será melhor o de 9000 BTU neste caso?

Obrigado.
  2.  # 384

Viva,

Tenho 6.90 KVA instalados monofásicos e tenho duas unidades exteriores (MH080 e MH060) + sete interiores (3x12000btus+4x9000btus) ... muitos dias arranco com todas as mesmo tempo e não tenho qualquer problema, nunca foi abaixo a electricidade.

No domingo passado, tinha todas as unidades ligadas, mais o forno, 1 máquina de lavar louça, dois lcd e dois computadores tudo em simultâneo, estava sempre a espera que de um momento caiasse tudo , por excesso de corrente ... mas a verdade é que não tive qualquer problema.

Por isso, no seu caso dá e sobra.

Cpts

Paulo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cabreiro, jlmfr
    • jlmfr

# 385

A diferença para cada uma das unidades interiores desta gama Smasung (Crystal) de 7000 para 9000 é de apenas 30 €.

O apartamento não é bem isolado (tem apenas 6 anos), as portas tem vidro duplo em alumínio (não tem janelas mas portas em alumínio sem corte térmico). Moro no último andar (1º) e perto de zona balnear (mais húmido em Vila do conde).
    A grande diferença está na máquina exterior 7 K e 8 K (diferença de 250 €).

Valerá a pena optar pelos 7000 BTU ? Neste caso como a sala não é muito grande,(7 mretros de comprimento por 4 de largura), não será melhor o de 9000 BTU neste caso (assim como em todas as div
    isões)?

Obrigado.
    • drmj
    • 25 janeiro 2011

# 386

disse: ""Valerá a pena optar pelos 7000 BTU ? Neste caso como a sala não é muito grande,(7 mretros de comprimento por 4 de largura), não será melhor o de 9000 BTU neste caso """

Eu tenho um 12000btu para aquecer 65m2 e é mais do que suficiente...
  3.  # 387

Porquê Samsung? Tem o melhor preço/qualidade?

Porque não Daikin/Mitsubischi? São mais caros, mas são mais eficientes.

Eu estaria a pensar colocar a bomba de calor Altherma com 7 ventiloconvectores (15000 euros), mas precisa de 60A, e isto na factura pesa muito, mas teria agua quente (só não sei o consumo desta maquina a fornecer apenas agua quente), quanto ao consumo hora a forncecer calor s/ bi horario é de +- 0,70 cent/ hora.

O que acham, valerá a pena este acrescimo de investimento comparado com a instalação de AC?
    • jlmfr

# 388

Colocado por: drmjdisse: ""Valerá a pena optar pelos 7000 BTU ? Neste caso como a sala não é muito grande,(7 mretros de comprimento por 4 de largura), não será melhor o de 9000 BTU neste caso """ Eu tenho um 12000btu para aquecer 65m2 e é mais do que suficiente...

Pelo que li, julgo que 9000 para a sala será suficiente (cerca de 28 m2). Além do mais, quanto mais potência, mais energia gastam, correcto?

Na cozinha (17m2 ficará um de 9000).

Nos quartos (18m2 -suite com WC e 15 m2) talvez os de 7000 BTU. Tenho o hall de entrada (cerca de 6 m2) e outro hall que liga este aos 2 quartos e WC de Serviço.

Consideram esta uma boa solução?
    Já agora, habitam 2 adultos e 2 crianças (1 ano e 3 anos).
  4.  # 389

Colocado por: cabreiroPorquê Samsung? Tem o melhor preço/qualidade?

São ligeiramente mais baratos, mas isto de marcas é como os BMW vs Mercedes, cada um tem o seu gosto.

Porque não Daikin/Mitsubischi? São mais caros, mas são mais eficientes.

Tem uma excelente reputação e sem qualquer dúvida que são bons ... quanto ao ser mais eficientes .... ai já tenho algumas duvidas ....

Eu estaria a pensar colocar a bomba de calor Altherma com 7 ventiloconvectores (15000 euros), mas precisa de 60A, e isto na factura pesa muito, mas teria agua quente (só não sei o consumo desta maquina a fornecer apenas agua quente), quanto ao consumo hora a forncecer calor s/ bi horario é de +- 0,70 cent/ hora.

O que acham, valerá a pena este acrescimo de investimento comparado com a instalação de AC?

Não considero que seja um bom negocio, tem um AC mais caro ... nunca gastava tanto dinheiro numa BC se por três vezes menos podia ter o mesmo, ou até melhor. Se instalar PRH ai já concordo com a diferença de preço, porque tem mais conforto ... no caso dos ventiloconvectores não se justifica.

Cpts
    • jlmfr

# 390

Pelo que li, julgo que 9000 para a sala será suficiente (cerca de 28 m2). Além do mais, quanto mais potência, mais energia gastam, correcto?

Na cozinha (17m2 ficará um de 9000).

Nos quartos (18m2 -suite com WC e 15 m2) talvez os de 7000 BTU. Tenho o hall de entrada (cerca de 6 m2) e outro hall que liga este aos 2 quartos e WC de Serviço.

Consideram esta uma boa solução?
    Já agora, habitam 2 adultos e 2 crianças (1 ano e 3 anos).
  5.  # 391

Há dias li já não me lembro onde exactamente, que um aparelho de AC durava entre 10 a 15 anos no máximo e tendo uma utilização cuidada.
    Isto é verdade?
    É que equipamentos caros a durarem só esse tempo não tem muita lógica.

Cumprimentos
  6.  # 392

Colocado por: jlmfrulgo que 9000 para a sala será suficiente (cerca de 28 m2)

somente para a sala é claro que chega, agora se quiser fazer um pouco mais como seja abrir as portas e dar para os corredores já convinha a maquina de 12K,
    em relação ao consumo vai ser exactamente igual pois vai gastar mais quando aquece\arrefece mas também vai trabalhar muito menos, logo consumir praticamente o mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  7.  # 393

Colocado por: PCCVGque um aparelho de AC durava entre 10 a 15 anos

em media e numa utilização INTENSIVA é aproximado a isto, numa habitação deverá ser muito superior a isto,

claro que depende de alguns factores externos como seja manutenção e claro a qualidade da própria maquina como a corrosão que a mesma possa apresentar com o tempo,

sendo que algumas marcas mais medianas dificilmente iram alem dos 15 anos, no caso da Daikin conheço muitas maquinas instaladas a mais de 20 anos e continuam a funcionar sem problemas, mesmo em ambientes de escritórios e lojas,
  8.  # 394

Colocado por: jose luis rosasbom dia

será que me podem dar uma ajuda? tenho 2 orça/s para istalção de ar condicionado, gostaria de saber qual será melhor relação preço/qualidade e se estão +/- nos valores

Samsung
    1 unid.ext. mh050fxea2b --- 1250.00
    2 unid.ext. mh060fxea3b --- 1450.00 / cada
    4 unid.int. mh026fnea ---- 299.00 / cada
    2 unid.int. mh035fnea ---- 359.00 / cada
    Total . 6093.19 + iva, 25% desconto

Pré istalação já efectuada
    Obrigado

Se pesquisar no google pelas refs da samsung encontra varias lojas, algumas fisicas e com instaldor, com preços muito mais baratos...mas muito mesmo...

Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jose luis rosas
  9.  # 395

Colocado por: Pedro Fernandes
    Se pesquisar no google pelas refs da samsung encontra varias lojas, algumas fisicas e com instaldor, com preços muito mais baratos...mas muito mesmo...

Abraço, Pedro

mas mesmo muito mais barato!!!
  10.  # 396

Colocado por: jorgealves

somente para a sala é claro que chega, agora se quiser fazer um pouco mais como seja abrir as portas e dar para os corredores já convinha a maquina de 12K,
    em relação ao consumo vai ser exactamente igual pois vai gastar mais quando aquece\arrefece mas também vai trabalhar muito menos, logo consumir praticamente o mesmo.

Uma dúvida: o que significa nas tabelas de compatibilidade das máquinas MultiSplit de variadas marcas o valor "%" que corresponde a combinações de variadas máquinas interiores para uma exterior. Qual a "percentagem" ideal a seleccionar? Superior a 100%??

Obrigado.
  11.  # 397

Colocado por: jlmfrtabelas de compatibilidade das máquinas MultiSplit de variadas marcas o valor "%" que corresponde a combinações de variadas máquinas interiores para uma exterior. Qual a "percentagem" ideal a seleccionar? Superior a 100%??

como não sei em pormenor qual a marca e modelo, faço genericamente, nalgumas marcas é possível ir até 210% de capacidade instalada, sendo que o limite de USO SIMULTÂNEO nunca será superior a 120%,

no seu caso por exemplo ficaria com 3,5+2+2+2,5=10Kw e a unidade exterior que lhe tinha falado só tem 7Kw em funcionamento simultâneo, por isso é que referi
    "Como em utilização normal será usada uma parte da casa ou outra",
    exactamente por causa do funcionamento\necessidade em simultâneo, mas repare que se tiverem que funcionar todas também não é drama nenhum, somente vai ser dividida a potencia disponível por todas as unidades interiores,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  12.  # 398

porque 3 maquinas exteriores?

não pode colocar só 2 com a mesma capacidade?

em relação a ambas as soluções acho que para quem tem pré-instalação estam caras, principalmente as Samsung em que subiram o preço para depois darem desconto e ficarem mais ou menos no preço normal.

se procurar mais um bocado arranja melhores preços que esses,
    Jorge Alves

Agradeço sr.jorgealves, mas como não percebo muito disto...
    Qdo apresentei a planta da casa aconcelharam-me a 3 maq. ext. para que estas não estivessem a trabalhar em esforço mas sim ao "relanti" e também devido às disposição das divisões.
    È uma habitação com isolamento, piso 1 (3 quartos) e no rés chão (cozinha, sala e escritório). Entre os pisos aberto com cerca de 45m2 (sem pre istal. ac).
    A pré-istalação vai dar a um ponto no exterior, pelo que a distância maior entre as unid. int/ext. deve ser +/- 22m.

1 unid.ext. para cozinha (35m2 –- 18000btu) + quarto (15m2 – 9000btu)
    1 unid.ext. para sala (30m2 –- 12000btu) + quarto (17m2 – 9000btu)
    1 unid.ext. para escritório (19m2 –- 12000btu) + quarto (13m2 – 9000btu)

obrg.
  13.  # 399

Colocado por: jose luis rosasA pré-istalação vai dar a um ponto no exterior, pelo que a distância maior entre as unid. int/ext. deve ser +/- 22m.

se as tubagens terminam num único local, penso que será complicado ou no mínimo horrível colocar 3 maquinas, a minha opção e recomendação é para serem somente 2 exteriores, basta ver alguns dos post´s anteriores para entender o porque desta minha opinião.

Colocado por: jose luis rosas1 unid.ext. para cozinha (35m2 –- 18000btu) + quarto (15m2 – 9000btu)
    1 unid.ext. para sala (30m2 –- 12000btu) + quarto (17m2 – 9000btu)
    1 unid.ext. para escritório (19m2 –- 12000btu) + quarto (13m2 – 9000btu)

não sei como é que fizeram os cálculos, mas parece-me exagerado e muito, eu optava antes por:
    1 unid.ext. para cozinha (35m2 –- 15000btu´s se for muito quente caso contrario 12000btu´s) + quarto (15m2 – 9000btu´s) + quarto (17m2 – 9000btu´s)
    1 unid.ext. para escritório (19m2 –- 9000btu´s) + quarto (13m2 – 9000btu´s)+ sala (30m2 –- 12000btu´s)

e se for com outras marcas até podem ser menos potentes,

fica teoricamente melhor distribuído e mais económico (menos uma exterior), em consumo só tem vantagens, e em durabilidade nem se compara,
    • jlmfr
    • 26 janeiro 2011 editado

# 400

como não sei em pormenor qual a marca e modelo, faço genericamente, nalgumas marcas é possível ir até 210% de capacidade instalada, sendo que o limite de USO SIMULTÂNEO nunca será superior a 120%,

no seu caso por exemplo ficaria com 3,5+2+2+2,5=10Kw e a unidade exterior que lhe tinha falado só tem 7Kw em funcionamento simultâneo, por isso é que referi
    "Como em utilização normal será usada uma parte da casa ou outra",
    exactamente por causa do funcionamento\necessidade em simultâneo, mas repare que se tiverem que funcionar todas também não é drama nenhum, somente vai ser dividida a potencia disponível por todas as unidades interiores

Obrigado Sr Jorge ALves,

Os modelo que penso colocar são os da gama CrystaL da Samsung (os AC têm 3 anos de garantia), 2 X MH 026 FAEA Multisplit (9000 : 300 € cada), 1X MH 020 FAEA Multisplit (7000 BTU - 270 € cada ) e 1 X MH 035 FAEA Multisplit (350 € cada). Montagem, instalção e material: 600 €

De acordo com a tabela de compatibilidades da Samsung, esta configuração, com a máquina MH070FXEA4B resulta na taxa de 137% (capacidade de Aquecimento) e de 153 % em arrefecimento.

Com a máquina MH080FXEA4B, esta configuração resulta na taxa de cerca de 120% (capacidade de Aquecimento) e de 134 % em arrefecimento

A unidade exterior será MH070FXEA4B (7KW - cerca de 1450 €) ou MH080FXEA4B (8KW - cerca de 1650 €).

Resumindo:

1- Será preferível uma máquina exterior com mais potencia (8KW) ou a de 7 KW será perfeitamente adequada?

2- No caso de as 4 unidades trabalharem em simultaneo irei sentir uma diferença signaficativa se colocar uma de 8 KW em vez da de 7KW?

3- Será ideal não ultrapassar os 120% da capacidade instalada, ou seja, qual a % que consideram mais apropriada numa configuração MultiSplit para este apartamento?

Obrigado

0.1090 seg. NEW