Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Eheheh...de facto, nos ultimos dias muitas questões aqui têm sido colocadas...ao ponto de eu ligar o pc e ter 30 comentários novos...:-)

Seja como for, e apesar de não me importar, a verdade é que realmente começa a perder-se o sentido do tópico...

Segue então para o efeito...utilização e consumo...Como tb já disse atrás, outros podem tb aqui colocar os seus dados (utilização e custos) ou se preferirem, criarem um diário próprio...

Como é obvio, continuam todos á vontade para postar comentários ou pequenas duvidas sobre Acs...

Abraço, Pedro
  2.  # 422

Não leve a mal, só quiz dizer que quer a localização, quer o isolamento da casa influencia em muito o consumo, por ventura até mais que a maquina em si!!

Deu o meu exemplo como uma casa com quase o dobro do tamanho e que gasta o mesmo, provavelmente pelo isolamento e pela localização. Tambem, tenho pouca potencia instalada, mas que, pelo isolamento, resulta à mesma.

Este topico seria interessante se apenas service para colocar os seus consumos, juntamente com as caracteristicas da casa/locaslização/utilização, mas infelizmente já está muito " poluido" , mas a culpa não é sua!!

Mas não seja por mim ue não continua a alimentar este (e outros) topicos!!

Tudo bem...com tanta "poluição", o system32 nem reparou no tópico em que estava...
    Os dados sobre isolamento, tipo de construção e localização da minha casa já estão lá para o inicio do tópico...

Abraço, Pedro
  3.  # 423

Boas,
    pegando aqui nas caracteristicas enviadas pelo PCCVG, sabem-me dizer se a unidade exterior tem o sistema inverter??
    O m/obrg

Fernando

<Ar Condicionado LG CS09AQ (Unidade Exterior + Unidade Interior)
    Marca : LG
    REF : CS09AQ
    Arrefecimento 0.89~2.50~3.70W
    Aquecimento 0.89~3.2~5.5W
    Características Gerais
    Consumo Arrefecimento 545W
    Consumo Aquecimento 700W
    Corrente Absorvida Arrefecimento: 2.4A
    Aquecimento: 3.1A
    Alimentaçăo Eléctrica 150ř/220-240V/50Hz
    E.E.R. 4.6W
    C.O.P. 4.6W
    Classe Energética A/A
    Nível de Ruído 45
    Caudal de Ar 1980m3/h (Exterior)
    Taxa de Desumidificaçăo 1.1l/h
    Carga de Refrigerante 1.000g
    Ligaçőes de Tubagem Líquido: 6.35(1/4)
    Gás: 9.52(3/8)
    Dimensőes
    Dimensőes (LxAxP) Interior: 885x285x210
    Exterior: 770x545x288
    Peso (Kg) Interior:11
    Exterior: 35
  4.  # 424

pegando aqui nas caracteristicas enviadas pelo PCCVG, sabem-me dizer se a unidade exterior tem o sistema inverter??

Sim, é inverter...

Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: saltareu
  5.  # 425

Colocado por: saltareuArrefecimento 0.89~2.50~3.70W
    Aquecimento 0.89~3.2~5.5W

como a potencia disponibilizada é variante entre os valores indicados, a maquina é inverter, quando não é inverter o valor de potencia é fixo,
  6.  # 426

Sr. Pedro Fernandes

andei a ler aqui o seu tópico calmamente...e pela descrição que faz da sua casa e do frio que sentia parece que estava a falar da minha...com a agravante que a minha nos dias mais frios em casa tavam 11/12º...
    tb aqueci a casa com radiadores a oleo.. a conta da EDP grande e a temperatura nem por isso
    vou avançar para os AC, tou na fase dos orçamentos e parece que começei logo mal
    cumprimentos
    m.paulo
  7.  # 427

Eu quando pedi orçamentos, ia aceitando log o primeiro que me deram... mas depois de mais pesquisar e do que foi dito por aqui, acabei por comprar nas lojas hello o multisplit da samsung 70 (18+9+9), tenho a casa sempre a 20/21 graus e a conta da EDP em relação ao ano passado, foi de metade... pageui 300 € dois meses no ano passado tinha pago 600 € no mesmo periodo.

Tenho os AC 24/24 ligado (vou desligar este sabado para limpeza dos filtros e arejar a casa de janelas abertas)... e depois ligar outra vez :D
  8.  # 428

Colocado por: aspiranteEu quando pedi orçamentos, ia aceitando log o primeiro que me deram... mas depois de mais pesquisar e do que foi dito por aqui, acabei por comprar nas lojas hello o multisplit da samsung 70 (18+9+9), tenho a casa sempre a 20/21 graus e a conta da EDP em relação ao ano passado, foi de metade... pageui 300 € dois meses no ano passado tinha pago 600 € no mesmo periodo.

Tenho os AC 24/24 ligado (vou desligar este sabado para limpeza dos filtros e arejar a casa de janelas abertas)... e depois ligar outra vez :D

Bem realmentené uma diferença muito grande na conta da EDP e no aquecimento tb deve ser claro...hoje tive cá outro vendedor que me disse muito mal da samsung...k já vendeu muitos mas que lhe deram muita chatice...
  9.  # 429

Colocado por: m.pauloSr. Pedro Fernandes

andei a ler aqui o seu tópico calmamente...e pela descrição que faz da sua casa e do frio que sentia parece que estava a falar da minha...com a agravante que a minha nos dias mais frios em casa tavam 11/12º...
    tb aqueci a casa com radiadores a oleo.. a conta da EDP grande e a temperatura nem por isso
    vou avançar para os AC, tou na fase dos orçamentos e parece que começei logo mal
    cumprimentos
    m.paulo

Acredite que o tempo que perde com os orçamentos vale a pena...Vai-lhe aparecer de tudo e até quem pareça não querer vender...mas aparece sempre alguem profissional e com preços aceitáveis...:-)

Abraço, Pedro
  10.  # 430

hoje tive cá outro vendedor que me disse muito mal da samsung...k já vendeu muitos mas que lhe deram muita chatice...

Pode ser verdade, como pode ter a ver com "comissões"...Eu tenho familiares e amigos com ac samsung e estão contentissimos pelo preço e pela qualidade...e é isto que interessa...:-)

Abraço, Pedro
  11.  # 431

Colocado por: m.paulohoje tive cá outro vendedor que me disse muito mal da samsung...k já vendeu muitos mas que lhe deram muita chatice...

É porque representa outra marca. Ainda vai apanhar outros a dizer mal de outras marcas. Ainda há vendedores que ainda não aprenderam que não é a dizer mal da concorrência, que se vende mais.
  12.  # 432

Também tive alguns a falar mal da mitsubishi e a dizer que Sharp era o melhor... Samsung também dava problemas e valia mais Haier... Espero ter optado bem pelos meus Samsung.

Limpei os filtros este fim de semana, o da sala estava completamente tapado de pó... os dos quartos estavam quase limpos. Não esquecer que os AC estão 24/24.

O sistema ETICS já está pronto, e no sabado quando desligeui o AC da sala, mantiveo desligado só para ter uma ideia da perda de calor... só o voltei a ligar à noite, mas mesmo assim a sala não desceu dos 19º... na realidade também não estava muito frio na rua... mas fiquei contente... tenho de experimentar num dia mais frio para comprovar esta inercia de perda de calor agora com o ETICS.
    • drmj
    • 7 fevereiro 2011

# 433

Na minha casa actual, tenho 1 Haier , ligado 24/24 de novembro a março, desde nov2008.
    Na semana passada, começou a aparecer uns pingos de óleo na parte inferior do split. A máquina continua a fazer calor. Noto uma racha na parte inferior da caixa/split.
    Liguei para o instalador: só pode vir daqui a 10 dias ... alguem tem uma dica?
  13.  # 434

Se tiver bem feito até deve fazer melhor do que isso.
    Claro que tambem depende das janelas, e respectiva exposição solar e aos frio e ventos.

Eu tirando dias de muito frio só o tenho ligado das 22- às 8 ( tarifa bihoraria) e perco para ai um 1º

Colocado por: aspiranteTambém tive alguns a falar mal da mitsubishi e a dizer que Sharp era o melhor... Samsung também dava problemas e valia mais Haier... Espero ter optado bem pelos meus Samsung.

Limpei os filtros este fim de semana, o da sala estava completamente tapado de pó... os dos quartos estavam quase limpos. Não esquecer que os AC estão 24/24.

O sistema ETICS já está pronto, e no sabado quando desligeui o AC da sala, mantiveo desligado só para ter uma ideia da perda de calor... só o voltei a ligar à noite, mas mesmo assim a sala não desceu dos 19º... na realidade também não estava muito frio na rua... mas fiquei contente... tenho de experimentar num dia mais frio para comprovar esta inercia de perda de calor agora com o ETICS.
    • Kaux
    • 7 fevereiro 2011

# 435

Bom dia Pedro,

Estive a ler o tópico de ponta a ponta e acho a sua partilha fantástica.

Entretanto e analisando os seus números (€€€) são bastante a baixo do que tipicamente oiço comentar aliado ao facto de ter o AC ligado 24h/dia.

Poderia dizer que de zona é e que tipo de construção tem para tentar extrapolar a sua realidade para a minha (provavelmente já mencionou algures mas com tantas páginas já não me recordo)?

Abraços.
  14.  # 436

Colocado por: drmjpingos de óleo na parte inferior do split

se é mesmo óleo, e como o óleo só existe dentro da tubagem juntamente com o refrigerante, tem uma fuga, era melhor não ligar mais a maquina para evitar de queimar o compressor, coisa que acabará por acontecer com o funcionamento sem gaz na quantidade correcta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drmj
  15.  # 437

Colocado por: KauxBom dia Pedro,

Estive a ler o tópico de ponta a ponta e acho a sua partilha fantástica.

Entretanto e analisando os seus números (€€€) são bastante a baixo do que tipicamente oiço comentar aliado ao facto de ter o AC ligado 24h/dia.

Poderia dizer que de zona é e que tipo de construção tem para tentar extrapolar a sua realidade para a minha (provavelmente já mencionou algures mas com tantas páginas já não me recordo)?

Abraços.

Boas,

A minha casa é em Agueda e tem apenas 80+80m2...ou seja, 160m2 brutos...Apenas tenho uma máquina exterior de 8kw com 4 interiores de 12+9+9+7...Nas alturas de muito frio, a conta chega aos 175€, que inclui aqs e o normal gasto de uma moradia sem grandes cuidados...:-(...o ano passado totalizou 1100€ de luz...aquecimento (sempre entre 20/23º) e arrefecimento (sempre entre 22/23º)...Este ano está a ser mais frio e, agora, com aqs e com as novas tarifas edp, deverá atirar-se para os 1300€...

Abraço, Pedro
    • Kaux
    • 7 fevereiro 2011

# 438

Colocado por: Pedro Fernandes
    Boas,

A minha casa é em Agueda e tem apenas 80+80m2...ou seja, 160m2 brutos...Apenas tenho uma máquina exterior de 8kw com 4 interiores de 12+9+9+7...Nas alturas de muito frio, a conta chega aos 175€, que inclui aqs e o normal gasto de uma moradia sem grandes cuidados...:-(...o ano passado totalizou 1100€ de luz...aquecimento (sempre entre 20/23º) e arrefecimento (sempre entre 22/23º)...Este ano está a ser mais frio e, agora, com aqs e com as novas tarifas edp, deverá atirar-se para os 1300€...

Abraço, Pedro

Mesmo assim parecem-me valores bastante aceitáveis. :)

Assim que tenha tudo operacional vou tentar contribuir também para este tópico.

Abraço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Fernandes
  16.  # 439

Viva,

Serve o presente para avisar que caso comprem comandos de parede para os AC da Samsung, não podem como inicialmente afirmei, ligar os quatro fios directamente a unidade interior, necessitam de um transformador.

Fiz essa ligação directa e queimei um dos comandos, porque o comando funciona a 12v e os fios que ligam a unidade interior funcionam a 220v.

Fica aqui o aviso, ainda não tenho os meus ligados, aguardo indicações técnicas mais precisas para os ligar novamente.

Aproveito para informar que apesar de não ter ainda valores de consumo mensais, tem funcionado impecáveis durante estes dias de frio que temos sentido. Chego a casa, ligo os AC e passado 5/10 minutos tenho 22 graus em toda a casa.

Abr

Paulo
  17.  # 440

Obrigado pela informação Paulo...Seja como for, em principio não vou colocar esses comandos...só tenho 4 máquinas e a casa é pequena...

Boa sorte, Pedro

0.1094 seg. NEW