Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Atenção que o obrigatório encontra-se entre aspas, apenas para quem quiser ter tudo certinho. A questeão do certificado energetico não tem nada haver, mas serve para apenas se saber que se preocupa com essas questão mesmo não sendo obrigatório. Ainda, porque acho que ja faltou mais, mas agradeço o esclarecimeto para não pensarem que ter AC em casa é um bicho.

Cumprimentos
    •  
      FD
    • 6 maio 2011

# 482

Já agora, porque falaram aí na Proteste e como este mês saiu mais qualquer coisa sobre ar condicionado, as três primeiras escolhas são: Mitsubishi (MSZ-GE35VA/MUZ-GE35VA) , Daikin (FTXS35G/RXS35G) e Toshiba (RAS-13SKV2-E/RAS-13SAV2-E).

Como curiosidade, e uma vez que a discussão fala de consumos, a diferença anual entre o menos gastador e o mais gastador, em três cidades é:
    Lisboa - 21€
    Porto - 23€
    Guarda - 36€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota21, ff69
  2.  # 483

Alguém me pode aconselhar sobre o que escolher?
    1 - Daikin ACEmura
    2 - Dainkin ACPremium
    3 - Dainkin Mural (unidades de colocar na parede junto ao chão)

As diferenças de valor entre a ACEmura e a ACPremium são justificadas?
  3.  # 484

Colocado por: LuisPereiraAlguém me pode aconselhar sobre o que escolher?
    1 - Daikin ACEmura
    2 - Dainkin ACPremium
    3 - Dainkin Mural (unidades de colocar na parede junto ao chão)

As diferenças de valor entre a ACEmura e a ACPremium são justificadas?

e só pondera Daikin???
  4.  # 485

Sim.
    Em termos de eficácia quais as melhores soluções e modelos?
    1) chão - fvxs25f
    2) tecto emura - ftxg25js
    3) tecto - ftxs25g
  5.  # 486

Colocado por: LuisPereiraAs diferenças de valor entre a ACEmura e a ACPremium são justificadas?

como a diferença entre ambos é puro design e estética sem nada de técnica relevante a opção é integralmente sua, porque gostos não se discutem e estas maquinas (Emura) têm-se vendido como agua, por algum motivo será.

Colocado por: LuisPereirachão - fvxs25f

a melhor maquina para aquecimento (devido ao duplo fluxo superior e inferior), mas a menos boa a arrefecer ( fluxo do solo para cima), qual é a sua maior necessidade? aquecer ou arrefecer? em função disto já pode escolher a melhor opção.
    lembre-se que a FVXS (parede) é substancialmente mais cara, mas por outro lado mais agradável á vista

e a ultima novidade da Daikin a Nexura com painel radiante integrado, certo que é a mais cara,
  6.  # 487

Boa noite,

Tal como já referi anteriormente, possuo uma instalação multisplit samsung com 4 unidades interiores, uma exterior e um comando central. Tudo tem funcionado muito bem, à semelhança do que todos têm relatado mas notei uma pequena alteração no funcionamento.

Os modelos Crystal têm uma luzinha "Operation indicator", que deve fazer parte tb de outros modelos, e que, presumo eu, indica que o aparelho se encontra em funcionamento. Na minha instalação notei que apenas dois dos aparelhos têm essa luz ligada e os restantes dois não, estes apenas indicam a temperatura. Certo é que funcionam perfeitamente, ou pelo menos é o que parece.

Gostaria de perguntar a quem possa saber se este poderá ser algum sintoma ou mesmo problema e se justifica a intervenção de um técnico.

Obrigado e cumps.
  7.  # 488

Colocado por: ravenjnotei que apenas dois dos aparelhos têm essa luz ligada e os restantes dois não, estes apenas indicam a temperatura. Certo é que funcionam perfeitamente, ou pelo menos é o que parece

veja no manual de operação, tem um botão que desactiva alguns indicadores, se não nota quebra de rendimento não acho necessário solicitar a assistência técnica.
    • jlmfr
    • 27 maio 2011 editado

# 489

Esta semana reparei exectamente esta situação. A minha configuração e respectivos modelos é exactamente igual à indicada por "ravenj". Em 2 unidades, essa luz não acende. Li o manual e não encontrei nada relacionado com esta "possível anomalia".
  8.  # 490

Boas,

@jorgealves
    obrigado pela resposta. o comando tem um botão que desactiva todos os indicadores, mas não de forma selectiva. No manual não vejo outra indicação nem sequer qualquer menção a este indicador.

Já agora outra pergunta. alguém sabe como se desliga o sinal sonoro de ligar/desligar o aparelho? Durante o dia não vejo problema neste sinal, mas à noite é um bocado incómodo.

@jlmfr
    Eu também não encontrei informação em lado nenhum. Os aparelhos estão a funcionar correctamente, tanto no frio como no calor, e, se isto nos acontece aos dois, é sinal que não deve ser um problema. Deve mmo ser o funcionamento normal. Pode estar relacionado com o comando central. Mesmo assim quando falar com o instalador, pergunto-lhe o q se poderá passar.

Cumps
  9.  # 491

Viva,

Recebi hoje a factura da electricidade dos dois últimos meses e tal como o Pedro decidi partilhar os custos com o Ar Condicionado. Para relembrar tenho dois multi-split da Samsung (MH060 e uma MH080), num total sete unidade interiores. As unidades foram instaladas no fim de Dezembro e desde essa altura até ao inicio de Maio que funcionam da seguinte forma:

MH080 (Piso de entrada- 4 unidades interiores) - É ligada perto das 18h00 e desligada pelas 22h00; Ao fim-de-semana ficam ligadas o dia todo;
    MH060 (Piso dos quartos - 3 unidades interiores) - É ligada perto das 20h00 e desligada pelas 23h30; É ligada novamente pelas 06h00 da manhã e desligada pelas 09h00;

Custos com electricidade:

2010-07 146,8 (Sem AC instalado, apenas para referência)
    2010-09 112,9 (Sem AC instalado, apenas para referência)
    2010-11 85,4 (Sem AC instalado, apenas para referência)
    2011-01 180,4 (A partir da primeira semana de Janeiro, é instalado o AC)
    2011-03 248,5 (Este dois meses foi usado em força o AC)
    2011-05 160,4 (O mês de Abril foi usado ainda bastante, o mês de Maio já quase não o usei)

Os custos com electricidade são de utilização normal, já que tenho esquentador a gás e placa de fogão a gás.

Estes dias de calor, nos quartos quando subo, tenho cerca de 29/30 graus, pelo facto de ter o telhado logo por cima. No entanto, ligando todas as unidade do piso de cima (3 unidades) em 5 minutos desce para 22º, ao fim de uma hora, desligo o AC porque já estou a tremer de frio e não volto a ligar o resto da noite, mantendo a temperatura estável.

Da minha parte, considero que foi um excelente investimento e que funciona em pleno. De igual modo, não considero que o acréscimo de custos de electricidade sejam muito relevantes para o aquecimento de dois pisos (130m2 + 90 m2).

Abraço

Nasei
  10.  # 492

Obrigado pelas respostas.

@ravenj
    "... comando tem um botão que desactiva todos os indicadores, mas não de forma selectiva..."

Podes, por favor, indicar-me qual o botão que activa/desactiva esta função?

Obrigado.

Colocado por: ravenjBoas,

@jorgealves
    obrigado pela resposta. o comando tem um botão que desactiva todos os indicadores, mas não de forma selectiva. No manual não vejo outra indicação nem sequer qualquer menção a este indicador.

Já agora outra pergunta. alguém sabe como se desliga o sinal sonoro de ligar/desligar o aparelho? Durante o dia não vejo problema neste sinal, mas à noite é um bocado incómodo.

@jlmfr
    Eu também não encontrei informação em lado nenhum. Os aparelhos estão a funcionar correctamente, tanto no frio como no calor, e, se isto nos acontece aos dois, é sinal que não deve ser um problema. Deve mmo ser o funcionamento normal. Pode estar relacionado com o comando central. Mesmo assim quando falar com o instalador, pergunto-lhe o q se poderá passar.

Cumps
  11.  # 493

Boa noite!

Sei que talvez não seja o local mais indicado para colocar estas dúvidas, facto pelo qual peço desculpa, mas como é o tópico que com mais atenção tenho seguido, decidi aqui colocar as minhas questões.

Tenho dois aparelhos multisplit Daikin 2MXS50G+FTXS25+FTXS35, um dos quais se encontra dentro de uma marquise já que é aí que se encontra o local das tubagens da pré-instalação. Estou a pensar em pedir permissão ao condomínio para colocar este condensador do lado de fora da varanda (não sei se haverá algum problema. Neste caso são as traseiras do prédio e acho que não vai mexer muito com a estética, até porque já lá tinha colocado inicialmente a marquise, logo isto não fará grande mossa, digo eu...).

O meu problema está em que eu não quero ter problemas com o pingar do esgoto do condensador para o terraço do R/C. Como será que posso fazer? Já pensei em furar depois de novo a varanda para fazer passar o tubo do esgoto para um garrafão dentro da varanda/marquise, mas no inverno quando chover muito, depressa o garrafão se encherá, não? No verão o condensador faz alguma condensação de jeito que tenha que deitar fora ou só apenas as unidades interiores?

Uma coisa que me deixa perplexo são os relatos dos vários participantes deste fórum que conseguem obter ratios de temperatura/valor gasto em energia que eu não consigo, principalmente no Inverno (no verão não há problema). De lembrar que eu sou de Castelo Branco e aqui faz muito frio, e sim OK, tenho uma máquina dentro de uma marquise mas eu abro uma janela superior para a entrada do ar "quente" e as inferiores para a saída do ar frio (de salientar que durante estas alturas não tenho marquise já que é impossível lá ir de tanto frio ou de tanto calor!!!). Será que necessito de mais gás no sistema? De salientar que durante o processo de descongelação as minhas unidades interiores fazem imenso ruído, como que ar ou gás a passar com alguma brusquidão, razão pela qual chego a acordar durante a noite devido a isto. Será normal ou será melhor ligar para a assistência da Daikin para verificarem o que passa, já que ainda estão dentro da garantia?

Obrigado a todos. Cumprimentos
  12.  # 494

Nasei_27, esses valores foram analisados antes de colocar aqui, ou seja, não estão incluidos valores de estimativas ou rectificações de pagamentos anteriores? Só para perceber bem os números.
  13.  # 495

Colocado por: wishidTenho dois aparelhos multisplit Daikin 2MXS50G+FTXS25+FTXS35, um dos quais se encontra dentro de uma marquise já que é aí que se encontra o local das tubagens da pré-instalação.

tremendo problema, e se ainda consegue algum funcionamento já não é muito mau.

Colocado por: wishidEstou a pensar em pedir permissão ao condomínio para colocar este condensador do lado de fora da varanda.

onde devia ter sido instalado de raiz

Colocado por: wishidJá pensei em furar depois de novo a varanda para fazer passar o tubo do esgoto para um garrafão dentro da varanda/marquise, mas no inverno quando chover muito, depressa o garrafão se encherá, não?

correctissímo, e que tal colocar um tubagem de 16mm até ao terraço?

Colocado por: wishidNo verão o condensador faz alguma condensação de jeito que tenha que deitar fora ou só apenas as unidades interiores?

em arrefecimento só as interiores fazem condensação

Colocado por: wishidUma coisa que me deixa perplexo são os relatos dos vários participantes deste fórum que conseguem obter ratios de temperatura/valor gasto em energia que eu não consigo, principalmente no Inverno (no verão não há problema). De lembrar que eu sou de Castelo Branco e aqui faz muito frio, e sim OK, tenho uma máquina dentro de uma marquise mas eu abro uma janela superior para a entrada do ar "quente" e as inferiores para a saída do ar frio (de salientar que durante estas alturas não tenho marquise já que é impossível lá ir de tanto frio ou de tanto calor!!!)

claro que tendo a maquina na marquise, uma grnade parte da energia que a mesma devia libertar ou absorver do exterior é absorvida ou libertada "dentro de casa" fazendo com que apesar de ter uma maquina com boa performance, não a consiga aproveitar,

e colocada dentro da marquise se existir algum problema a Daikin Portugal não vai aceitar garantia sobre a maquina, a menos que não saiba,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wishid
  14.  # 496

Tenho contratado 5.75kva/25amp e até agora com AC no maximo, luzes e por ex maq. loica, computador, tem aguentado.

Pretendia dizer 15.75?
  15.  # 497

Colocado por: rjafonso

Pretendia dizer 15.75?

Não...está correctissimo...são 5.75kva/25amp...o normal para o caso...se ao que eu disse acrescentar o forno electrico, já aconteceu e aí dispara o quadro...Se por ex um dia colocar uma placa de indução, certamente terei de passar para 6.9kva...ainda dentro do normal para uma habitação...
  16.  # 498

Olá
    Pedro Fernandes
    preciso de saber a tua opinião sobre ac

Boas a todos
    preciso de esclarecer algumas duvidas que tenho e saber a opinião de pl
    já estive a ler muitos tópicos sobre ac
    gostei muito do tópico do Pedro Fernandes sobre os consumos e dos esclarecimentos do Jorge Alves
    estão todos de parabéns pelos excelentes tópicos

ando a ver qual a melhor solução em ac para o meu apartamento
    é no Algarve em Olhão
    apartamento t4 novo com pré instalação completa de ac (cabos passados e disjuntor) só não tem na cozinha
    é um 2 andar e tem janelas de alumínio com vidros duplos
    3 quartos estão virados para este, janelas pequenas sol só de manha
    sala, cozinha e quarto estão virados para oeste, sol durante a tarde
    a sala tem 32 m2 e duas janelas com 8m2 no total
    quarto 12 m2
    quarto 13 m2
    quarto 14 m2
    quarto 19 m2
    a casa não é muito quente nem muito fria
    o isolamento é o normal placas azuis no meio dos tijolos
    em termos de utilização acho que não devo precisar ter as maquinas todas ligadas ao mesmo tempo e devo utilizar nos meses mais quentes (3) e mais frios (3)
    mas pelo que li no forum por vezes compensa mais ter todas ligadas

as minhas duvidas são
    na potencia das maquinas em btus,
    se meto 2 maquinas exteriores multi
    ou 1 maquina exterior multi
    ando a pedir vários orçamentos e tenho varias opiniões, uns dizem que uma maquina de 12 serve na sala, outros dizem que é uma de 14 e outros dizem que é uma de 18
    os dos quartos dizem de modo geral ou de 7 ou de 9 btus
    uns dizem que é melhor 2 maquinas exteriores outros dizem que é 1
    estive a ver no forum e li que quem tem uma multi de 5 que não vale a pena ter só uma maquina ligada derivado ao consumo, que mais vale ter 3
    o consumo de 2 maquinas exteriores ligadas ao mesmo tempo é o mesmo consumo de uma só exterior ?
    estou um pouco confuso
    andei a pedir opiniões e varias pessoas me falaram mal da samsung dizem que se desprograma sozinhas, alguém sabe de alguma coisa sobre este assunto
    disseram me que a lg é um pouco superior a samsung
    e que a daikin é a melhor em ac
    pelo que li no forum a samsung é uma marca relação qualidade preço muito boa
    e tem preços muito mais em conta
    primeiro queria esclarecer estas duvidas para depois pedir orçamentos certos com as mesmas maquinas para poder comparar, é que cada orçamento que peço são maquinas diferentes

o nasei_27 que tb é do algarve sera que me pode dar mais dados de quem instalou os dele

Boas
    a pré-instalação esta preparada para as duas situações
    estive a fazer a simulação na deco e pelos resultados diz que a sala com a area da janela tem de ter uma de 19btus
    estive no site megaclima e só com a area 32, lampada de 100 e 4 pessoas diz que tem de ter uma de 17940, quando meto a area das janelas diz que tenho de por 21000
    ja vi aqui no forum farias combinações com maquinas de 18 para habitações
    sera que me podem explicar melhor
    o cop e er é a soma das duas para ser igua a multi de 5 ?
    alguem sabe onde posso encontrar as combinações possiveis de multis da samsung maquinas de 2011
    não encontro em lado nenhum
    esta sei que dá para ligar 5
    RJ100F5HXEA
    esta dá para 2
    rj050f2hxea
    esta dá para 3
    rj060f3hxea
    estas duas maquinas consomem o mesmo que a de 5 ? estando ligadas com 5 maquinas ao mesmo tempo?
    qual é a melhor combinação para por 9+9+9+9+(18 ou 12) para as duas maquinas?
    pelo que ando a ver tanto a 2 como a de 3 aguenta com uma de 12 mais as outras de 9 acho eu
    e com uma de 18 ?
    é que ja pensei que se deixar a porta da sala aberta e as outras portas abertas sempre podia servir para climatizar a cozinha e o corredor
    sera que uma de 12 chega ?
    o problema é que a de 15 só existe na daikin e mb
    e os valores são bem diferentes da samsung e lg
  17.  # 499

Boa tarde,

Pretendia verificar a possibilidade de alterar a potencia contratada de minha casa (6.9 Kva, equivalente a 30 A).

Um vez que é um apartamento com 110m2, com AC, de acordo com as configurações indicadas (Samsung Crystal (7000+9000+9000+12000) com 1 unidade exterior MH070)) e com os electrodomésticos comuns (Frig., maq. lavar roupa, loiça e secar roupa, forno, exaustor, 3 lcd's, computador...), será viável diminuir a potência contratada actualmente (6,9Kv)?

Para confirmar a potencia que necessito, basta somar a potência de cada equipamento e confirmar que não ultrapassa 30A?

Obrigado.

Colocado por: jlmfrOs 30 A são suficientes para estas máquinas?

A diferença para cada uma das unidades interiores desta gama Smasung (Crystal) de 7000 para 9000 é de apenas 30 €.

A grande diferença está na máquina exterior 7 K e 8 K (diferença de 250 €).

Valerá a pena optar pelos 7000 BTU? Como não estou num clima extremo se calhar será melhor opção... Neste caso como a sala não é muito grande,(7 mretros de comprimento por 4 de largura), não será melhor o de 9000 BTU neste caso?

Obrigado.
  18.  # 500

sim, somar a potência dos equipamentos que julga poder usar em simultâneo. De notar que o consumo do ar condicionado é variável.
    Não refer aquecimento de águas e placa elétrica, pelo que presumo não serem elétricos.

É possível não ter problemas com 5,75, mas vai depender do tipo de uso que faz e do consumo em concreto dos equipamentos. 5,75 dá normalmente para ter o ar condicionado a manter, algumas luzes, e 2 equipamentos de elevado consumo.

Os eqipamentos normalmente com mais potêcia (>2000w) são:
    ar condicionado, forno, máquinas de lavar e de secar, ferro de passar.

Têm também potências importantes (a rondar os 1000 w)o aspirador, torradeira, micro-ondas.

Os restantes equipamentos isolados podem não consumir muito, mas todos juntos pode ser relevante para o caso.

0.0970 seg. NEW