Colocado por: Pedro BarradasARQUITECTO, tem o "direito" de ser tratado com o título profissional (somente se tiver inscrição válida na Ordem Profissional)
Colocado por: Pedro BarradasNavios e Barcos
Colocado por: Pedro BarradasPor mim, podem perfeitamente tratar pelo nome próprio
Colocado por: desofiapedroDoutor e Doutora pra mim são os médicos. Acho que por uma questão de respeito, se soubermos o cargo/profissão de alguém e não temos confiança com a pessoa até podemos usar isso, eu refiro-me a Enfermeiros por Enfermeiro /Enfermeira X, Engenheiro/Engenheira Y, Mestre de Obras X, Empreiteiro/Empreiteira X, Auxiliar X, Professora/Professor Y... acho que percebem onde quero chegar, o resto é tudo Senhor ou Senhora porque não adivinho. Pra mim dizer-me "Eu sou médica trate-me por Doutora" ou "Eu sou Advodgada trate-me por *Inserir qlqr coisa*" é só ridiculo.
Eu sou Engenheira e não ando a dizer em chamadas de call center que têm que me chamar Engenheira xD tratam-me por senhora (tou a ficar velha) ou por menina e está óptimo. Acho que depende muito do contexto, e neste caso é só idiota xD
Colocado por: Pedro BarradasNavios e Barcos
Um navio é uma nave. Conduzir uma nave é navegar. Navegar é uma palavra que vem do latim "navigare". Por sua vez, “navigare” é formada por "navis" (nave) + "agere" (dirigir ou conduzir). Um navio de guerra é uma belonave. A denominação vem do latim "navis" (nave, navio) e "belium" (guerra).
Um navio de comércio é um navio mercante. A palavra é derivada do latim "mercans" (comerciante) e do verbo "mercari" (comerciar).
Barco é um navio pequeno. Quem está a bordo está dentro de um barco ou navio. Está embarcado. Estar a bordo é estar por dentro da borda de uma embarcação. Abordar é o ato de chegar a bordo de um navio, para nele entrar. Pela borda, tem significado oposto: jogar ou lançar pela borda.
in "marinha do Brasil"
Penso que genericamente preferem que as "Naves" ( Brasil), ou "embarcações" sejam tratadas por Navios... depois temos as lanchas e etc...
Mais abrangente será de facto designar por "embarcação"
Por mim, podem perfeitamente tratar pelo nome próprio, sem títulos, não faço questão.
Em contexto profissional, o ARQUITECTO, tem o "direito" de ser tratado com o título profissional (somente se tiver inscrição válida na Ordem Profissional)
Colocado por: desofiapedroDoutor e Doutora pra mim são os médicos.porquê? Se eu tratar o médico por senhor ou pelo nome dele, falto-lhe ao respeito?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Trate todos por Sr. ou Sra. quando não conhece ou não tem confiança. Está sempre bem.
Colocado por: N Miguel OliveiraOlá.
Ora aqui está um tópico que retrata bem Portugal.
Tristeza mesmo.
Trate todos por Sr. ou Sra. quando não conhece ou não tem confiança. Está sempre bem.
Agora... Doutores há muitos.
Colocado por: rjmsilvaSe a entidade patronal quer que trate por Doutor, tem que tratar por Doutor, qual é a dívida?
Colocado por: N Miguel OliveiraA dúvida é se se quer manter numa empresa assim ou não. Simplesmente triste, diz muito do país que somos.
Colocado por: HAL_9000porquê? Se eu tratar o médico por senhor ou pelo nome dele, falto-lhe ao respeito?