Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Navios e Barcos

Um navio é uma nave. Conduzir uma nave é navegar. Navegar é uma palavra que vem do latim "navigare". Por sua vez, “navigare” é formada por "navis" (nave) + "agere" (dirigir ou conduzir). Um navio de guerra é uma belonave. A denominação vem do latim "navis" (nave, navio) e "belium" (guerra).
    Um navio de comércio é um navio mercante. A palavra é derivada do latim "mercans" (comerciante) e do verbo "mercari" (comerciar).

Barco é um navio pequeno. Quem está a bordo está dentro de um barco ou navio. Está embarcado. Estar a bordo é estar por dentro da borda de uma embarcação. Abordar é o ato de chegar a bordo de um navio, para nele entrar. Pela borda, tem significado oposto: jogar ou lançar pela borda.

in "marinha do Brasil"

Penso que genericamente preferem que as "Naves" ( Brasil), ou "embarcações" sejam tratadas por Navios... depois temos as lanchas e etc...

Mais abrangente será de facto designar por "embarcação"

Por mim, podem perfeitamente tratar pelo nome próprio, sem títulos, não faço questão.
    Em contexto profissional, o ARQUITECTO, tem o "direito" de ser tratado com o título profissional (somente se tiver inscrição válida na Ordem Profissional)
    • AMVP
    • 18 agosto 2023

# 22

Colocado por: Pedro BarradasARQUITECTO, tem o "direito" de ser tratado com o título profissional (somente se tiver inscrição válida na Ordem Profissional)

Tal como o engenheiro.

Colocado por: Pedro BarradasNavios e Barcos

Agradeço, para mim é tudo barcos. Seja como for, naturalmente tento não ofender ou desrespeitar os outros, mas olhe às vezes as coisas saem e eu tb não lhes quero vender barcos ou navios, aliás nem quero propriamente ter contacto com militares, mas já me aconteceu, mas em foro civil que eu não sou militar.
  2.  # 23

No outro dia fui à farmácia e a senhora que me atendeu perguntou se tinha ficha, eu disse devia ter porque vou lá de vez em quando. Ela procurou no PC pelo meu nome que estava na receita. Disse que não achava nada e que era a primeira vez que via alguém chamado Saj. É a abreviatura do meu posto, que o hospital militar coloca nas receitas.
  3.  # 24

Quando isso acontecer faça o seguinte.
    Que engracado. Temos o mesmo nome. Do lado de lá perguntam, tambem se chama "Maria"? E responde. Nao. Também sou Dra. M...P...
    No dia que alguem me tentar corrigir pelo titulo, peço-lhe para apresentar as credenciais ou o assento de nascimento.
  4.  # 25

Colocado por: Pedro BarradasPor mim, podem perfeitamente tratar pelo nome próprio

Felizmente que isso começa a ser mais usual, eu gosto de ser tratado pelo nome, exceto quando se trata de agentes comerciais, os vendedores, seja de imóveis ou outro produto qualquer, que no dia em que me conhecem a meio da conversa já me tratam por tu, eu não digo nada mas continuo a tratá-los por sr...
  5.  # 26

Isto faz-me lembrar um amigo GNR que numa operação stop mandou parar um comissário da psp, à civil claro, o mesmo quando lhe perguntaram o nome apresentou-se por Comissário Xxxx com toda a arrogância, o meu amigo perguntou-lhe se Comissário era apelido ou nome próprio...
    Concordam com este comentário: jmalmeida
  6.  # 27

O mundo em que vivemos é feito de desequilíbrios, de opostos, de gente com noção e de gente com falta dela. Acredito que deve haver uma ou outra pessoa que sinta satisfação em ser tratada por um titulo porque até foi algo que conquistou com dificuldade e esforço (nem toda a gente pode fazer uma formação académica, por diversas razões), e isso representa um pouco essa conquista. Mas exigir ser tratada de determinada forma, é doentio... Qualquer pessoa só tem de ser tratada com o devido respeito, e o resto é uma convenção que existe porque a sociedade é fraca, a começar pelas chefias das empresas que obrigam um funcionário a seguir determinadas normas sem sentido perante um qualquer cliente, e acabando nos estratos sociais "inferiores", onde qualquer pessoa se dirige a outra por Dr. só porque veste um fato... e assim se abre mais o fosso entre uma suposta "elite" e o "resto".
    Alguém aqui referiu que se deve tratar de um complexo de inferioridade... mas por parte de quem? de quem exige ser chamada de Dra. (porque é alguém completamente insegura, e que procura validação à força), ou por parte de quem se submete a isso (exatamente devido ao seu próprio complexo de inferioridade)?
    Enfim, entendo bem a revolta da utilizadora que criou o tópico, e tem toda a razão para isso, mas acima de tudo por aquilo que é a triste realidade de muitos trabalhos, e neste caso, as regras infelizes de muitas empresas, porque pior que a atitude da cliente, é a da empresa, que perpetua estas situações e vulcaniza o ego desses "doutores"...
  7.  # 28

Colocado por: desofiapedroDoutor e Doutora pra mim são os médicos. Acho que por uma questão de respeito, se soubermos o cargo/profissão de alguém e não temos confiança com a pessoa até podemos usar isso, eu refiro-me a Enfermeiros por Enfermeiro /Enfermeira X, Engenheiro/Engenheira Y, Mestre de Obras X, Empreiteiro/Empreiteira X, Auxiliar X, Professora/Professor Y... acho que percebem onde quero chegar, o resto é tudo Senhor ou Senhora porque não adivinho. Pra mim dizer-me "Eu sou médica trate-me por Doutora" ou "Eu sou Advodgada trate-me por *Inserir qlqr coisa*" é só ridiculo.

Eu sou Engenheira e não ando a dizer em chamadas de call center que têm que me chamar Engenheira xD tratam-me por senhora (tou a ficar velha) ou por menina e está óptimo. Acho que depende muito do contexto, e neste caso é só idiota xD

Isso de tratar os médicos por doutores vem da expansão dos filmes e séries norte-americanas e anglo-saxónicas.
    Um licenciado é um licenciado, seja qual for a sua licenciatura. Um licenciado em medicina é tão doutor quanto um licenciado em Turismo e Lazer. ( Sim, há uma licenciatura com esses dois temas. O meu pai, sabe-se lá porquê, acha que falhei na opção: em vez de Direito, estaria nas minhas sete quintas em Turismo e Lazer, com especialidade na última área. Enfim, pais… 😁)
    Com as alterações de Bolonha, aumentaram administrativamente os mestrados, que, anteriormente, eram apenas meras licenciaturas.
    Um doutoramento (ou PhD, usando os termos latinos, curiosamente mais divulgados pelo anglo-saxões) é uma pós-graduação, com regras próprias, habitualmente efetuado após licenciatura e mestrado.
    Uma ínfima parcela dos detentores de graduação superior têm doutoramento.
    Em Portugal acaba por trazer alguns problemas: como tratar
    Um engenheiro ou um arquiteto com doutoramento? Doutor Engenheiro? Doutor Arquiteto?
    Seja como for, se lhe dizem para tratar por A ou por B, qual é o seu problema?
    Que todos os problemas que venha a ter na vida sejam esses!
  8.  # 29

Colocado por: Pedro BarradasNavios e Barcos

Um navio é uma nave. Conduzir uma nave é navegar. Navegar é uma palavra que vem do latim "navigare". Por sua vez, “navigare” é formada por "navis" (nave) + "agere" (dirigir ou conduzir). Um navio de guerra é uma belonave. A denominação vem do latim "navis" (nave, navio) e "belium" (guerra).
    Um navio de comércio é um navio mercante. A palavra é derivada do latim "mercans" (comerciante) e do verbo "mercari" (comerciar).

Barco é um navio pequeno. Quem está a bordo está dentro de um barco ou navio. Está embarcado. Estar a bordo é estar por dentro da borda de uma embarcação. Abordar é o ato de chegar a bordo de um navio, para nele entrar. Pela borda, tem significado oposto: jogar ou lançar pela borda.

in "marinha do Brasil"

Penso que genericamente preferem que as "Naves" ( Brasil), ou "embarcações" sejam tratadas por Navios... depois temos as lanchas e etc...

Mais abrangente será de facto designar por "embarcação"

Por mim, podem perfeitamente tratar pelo nome próprio, sem títulos, não faço questão.
    Em contexto profissional, o ARQUITECTO, tem o "direito" de ser tratado com o título profissional (somente se tiver inscrição válida na Ordem Profissional)

Toda a gente terá o direito que achar que tem.
    Na verdade, não há qualquer obrigação legal de tratar seja quem for por qualquer título académico.
    Usos e costumes? Claro. Obrigação legal? Desconheço.
    Tenho licenciatura e mestrado. Estou a fazer doutoramento.
    Sou funcionário público com funções de autoridade e para as quais o mínimo necessário é uma licenciatura.
    A única forma de tratamento que exijo em contexto profissional é a civil, de senhor.
    De resto, ninguém tem nada a ver com a minha vida e a minha privacidade, é isso inclui a minha vida académica.
    A única coisa que verdadeiramente embirro, mas por uma questão de educação, é que me tratem por você. Antes por tu, que por você!
  9.  # 30

Tem que trata lá por " Xoudotor"
  10.  # 31

Colocado por: desofiapedroDoutor e Doutora pra mim são os médicos.
    porquê? Se eu tratar o médico por senhor ou pelo nome dele, falto-lhe ao respeito?
  11.  # 32

Eu ao meu chamo profissional de saude
  12.  # 33

Espero que não me comecem a chamar bi-engenheiro por ter duas licenciaturas.

Quando começam a tratar pelo título académico é que esqueçam essa parte. Podem simplesmente chamar pelo nome, que foi para isso que os meus pais optaram.
  13.  # 34

Olá.

Ora aqui está um tópico que retrata bem Portugal.

Tristeza mesmo.

Trate todos por Sr. ou Sra. quando não conhece ou não tem confiança. Está sempre bem.

Agora... Doutores há muitos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, AMG1, Serge
  14.  # 35

Colocado por: N Miguel Oliveira
    Trate todos por Sr. ou Sra. quando não conhece ou não tem confiança. Está sempre bem.

Se a entidade patronal quer que trate por Doutor, tem que tratar por Doutor, qual é a dívida?
    • AMG1
    • 20 agosto 2023

# 36

Colocado por: N Miguel OliveiraOlá.

Ora aqui está um tópico que retrata bem Portugal.

Tristeza mesmo.

Agora... Doutores há muitos.

Esta sra. doutora deve ser daqueles a quem o meu avô chamava de "doutores da mula russa". Ou seja, quem tinha pelo menos a obrigação de ser educado e bem isso conseguia ser.
    Isto só prova que apesar de tudo, Portugal ainda não deixou de ser o país dos bacharéis de que falava o Eça.
    Concordam com este comentário: jorgealves, desofiapedro
  15.  # 37

Colocado por: rjmsilvaSe a entidade patronal quer que trate por Doutor, tem que tratar por Doutor, qual é a dívida?

A dívida não sei.
    A dúvida é se se quer manter numa empresa assim ou não. Simplesmente triste, diz muito do país que somos.

Alguma vez na vida trataria um Advogado por Doutor... Nem médicos com doutoramento, quanto mais advogados. É Sr. e tanto serve para o neurocirugião, como para o auxilar que esterilizou o bisturí.

Para mim, só faz sentido distinguir quando na mesma sala tem profissões diferentes e termina por ser mais fácil. Tipo um é Arquitecto e outro Engenheiro, etc. Mas sabendo os nomes e o que cada um faz, acho que nem isso.

Agora num para um, acho que não há nada melhor que o nome. Com um Sr. ou Sra. de prefixo caso a confiança não dê para mais.

Isso e o estatuto que se dá por ter habilitações superiores. Em qualquer país de jeito, é tão normal ter esse grau de ensino, que até parece mal distinguir. Isto para não dizer que muitos empregadores valorizam muitas outras coisas além do título ou diploma.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, desofiapedro
  16.  # 38

Colocado por: N Miguel OliveiraA dúvida é se se quer manter numa empresa assim ou não. Simplesmente triste, diz muito do país que somos.

Quem tem dificuldade em tratar alguém por Doutor ou engenheiro ou seja pelo que for, deve realmente considerar se deve trabalhar onde tenha que o fazer.
    Quanto ao país, não é um exclusivo de Portugal.
  17.  # 39

Em Portugal, claramente exagera-se, mas a questão dos títulos não é exclusivo nosso, em sociedades mais dadas aos formalismos como na Alemanha, Áustria ou Suiça, por exemplo, reportando-me à minha área que, naturalmente, conheço melhor, um engenheiro tem o título de Ing., se for doutorado Dr.-Ing. e se for professor doutorado Prof. Dr.-Ing.
  18.  # 40

Colocado por: HAL_9000porquê? Se eu tratar o médico por senhor ou pelo nome dele, falto-lhe ao respeito?

Mas eu disse isso por acaso?

0.0197 seg. NEW