Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: jmalmeida
    Isso de tratar os médicos por doutores vem da expansão dos filmes e séries norte-americanas e anglo-saxónicas.
    Um licenciado é um licenciado, seja qual for a sua licenciatura. Um licenciado em medicina é tão doutor quanto um licenciado em Turismo e Lazer. ( Sim, há uma licenciatura com esses dois temas. O meu pai, sabe-se lá porquê, acha que falhei na opção: em vez de Direito, estaria nas minhas sete quintas em Turismo e Lazer, com especialidade na última área. Enfim, pais… 😁)
    Com as alterações de Bolonha, aumentaram administrativamente os mestrados, que, anteriormente, eram apenas meras licenciaturas.
    Um doutoramento (ou PhD, usando os termos latinos, curiosamente mais divulgados pelo anglo-saxões) é uma pós-graduação, com regras próprias, habitualmente efetuado após licenciatura e mestrado.
    Uma ínfima parcela dos detentores de graduação superior têm doutoramento.
    Em Portugal acaba por trazer alguns problemas: como tratar
    Um engenheiro ou um arquiteto com doutoramento? Doutor Engenheiro? Doutor Arquiteto?
    Seja como for, se lhe dizem para tratar por A ou por B, qual é o seu problema?
    Que todos os problemas que venha a ter na vida sejam esses!


    O problema é a arrogância e desprezo com que isso 90% das vezes é transmitido, caríssimo. É todo o intuito deste post, caso nao tenha percebido.
    • AMVP
    • 21 agosto 2023

     # 2

    Colocado por: J.Fernandesse for professor doutorado Prof. Dr.-Ing.

    Nesse caso não queria falar com essa pessoa, não há nenhuma razão em especial mas apenas que antes de chegar ao nosso já estava cansada :)
  2.  # 3

    Eu acho tão extremada a posição de quem faz questão de ser tratado pelo titulo académico/profissional, como quem diz que faz questão de não tratar as pessoas dessa forma. Em ambas revela alguma coisa a nível de personalidade.
    Concordam com este comentário: Rmpa, desofiapedro, RCF, davidloivos
    • AMVP
    • 21 agosto 2023 editado

     # 4

    Colocado por: rjmsilvatitulo académico/profissional

    Mas o título mais habitual no pré Bolonha é "licenciado", no pós Bolonha é Mestre. Doutores, são muito poucos apesar de, atualmente, serem mais.
  3.  # 5

    Não ligue a isso não existe lei nenhuma que obrigue a tratar por Dr quem quer que seja !
    Este é o País dos Doutores e dos engenheiros ....muitos ....... Da Mula Ruça!!!!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, desofiapedro, Serge
  4.  # 6

    No meu trabalho há alguns que exigem ser chamados por "Professor Doutor..." a ponto de as pessoas alertarem novos funcionários disto, como se fossem procedimentos de trabalho.
    Só o facto de a pessoa fazer tal exigência releva muito sobre si, mas acho que a maioria das pessoas, eu incluido, não está sequer para se cansar a contrariar egos destes wannabes.
    Quando isso te voltar a acontecer podes também usar a técnica do ignorar a identidade. A partir do momento em que te exigem ser tratado de determinada forma, respondes apenas: "Com certeza" e nunca mais dizes o nome da pessoa... No atendimento telefónico isso é relativamente fácil de fazer. Invés de dizeres "Sr Professor XX, muito obrigado por...", dizes só "Muito obrigado por..." Funciona da mesma forma como quando não percebes o nome da pessoa ou este é difícil de pronunciar. Boa Sorte!
  5.  # 7

    Aqui a questão está na exigência da sujeita.

    Não me custa nada tratar ninguém por Dr., Engº, Arqº ou o que quer que seja..

    Mas quando me exigem que o faça só para se colocarem em bicos de pés..
    Concordam com este comentário: argo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
    • RCF
    • 21 agosto 2023

     # 8

    Colocado por: jmalmeidaIsso de tratar os médicos por doutores vem da expansão dos filmes e séries norte-americanas e anglo-saxónicas.
    Um licenciado é um licenciado, seja qual for a sua licenciatura. Um licenciado em medicina é tão doutor quanto um licenciado em Turismo e Lazer.

    Há uma razão histórica que explica isso.
    Historicamente, doutores eram apenas os formados em medicina e em direito (doutores de Leis).
    • RCF
    • 21 agosto 2023

     # 9

    Colocado por: Bragas VAqui a questão está na exigência da sujeita.

    Não me custa nada tratar ninguém por Dr., Engº, Arqº ou o que quer que seja..

    Mas quando me exigem que o faça só para se colocarem em bicos de pés..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:desofiapedro

    Falta é saber o que poderá ter levado "a sujeita" a exigir tal tratamento...
    • RCF
    • 21 agosto 2023

     # 10

    Colocado por: rjmsilvaEu acho tão extremada a posição de quem faz questão de ser tratado pelo titulo académico/profissional, como quem diz que faz questão de não tratar as pessoas dessa forma. Em ambas revela alguma coisa a nível de personalidade.
    Concordam com este comentário:Rmpa,desofiapedro,RCF

    Exatamente!
    A mim não me custa nada tratar alguém por doutor ou engenheiro (desde que o seja, obviamente)... é mesmo um não assunto...
    e reparem que, muitas vezes (já vi acontecer), a exigência em ser tratado por esses títulos, vem na sequência de alguma falta de consideração do interlocutor, que leva a outra parte a exigir essa consideração, ainda que caindo no exagero, por vezes...
  6.  # 11

    Colocado por: rjmsilvaQuem tem dificuldade em tratar alguém por Doutor ou engenheiro ou seja pelo que for, deve realmente considerar se deve trabalhar onde tenha que o fazer.

    Concordo.

    Colocado por: rjmsilvaQuanto ao país, não é um exclusivo de Portugal.

    Acredito. Contudo nunca vi ninguém fora exigir ser tratado por doutor com a arrogância da advogada deste caso. Agora que existirá, não duvido.
  7.  # 12

    Colocado por: rjmsilvaEu acho tão extremada a posição de quem faz questão de ser tratado pelo titulo académico/profissional, como quem diz que faz questão de não tratar as pessoas dessa forma. Em ambas revela alguma coisa a nível de personalidade.


    Talvez. Ao mesmo tempo tratar um licenciado que tardou 3 anos e entrou no curso com nota 10 ou 11... e um médico de especialidade que andou 10, 12 anos na universidade pelo mesmo título (dr.) tampouco me parece o melhor procedimento. Acaba por meter tudo no mesmo saco, apesar dos esforços serem muito diferentes.

    Daí achar que Sr. e Sra. está sempre bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  8.  # 13

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Talvez. Ao mesmo tempo tratar um licenciado que tardou 3 anos e entrou no curso com nota 10 ou 11... e um médico de especialidade que andou 10, 12 anos na universidade pelo mesmo título (dr.) tampouco me parece o melhor procedimento. Acaba por meter tudo no mesmo saco, apesar dos esforços serem muito diferentes.

    Daí achar que Sr. e Sra. está sempre bem.


    Pra mim o Sr/Sra nunca falha, respeito básico! Mas tbm confesso que até hoje em 30 anos de vida só levo com o "Oh menina, senhor está no céu" xD e pronto, rio-me e explico que é por respeito e vem o "trata-me por x y ou tu" :) secalhar tenho tido sorte com os encontros pessoais.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  9.  # 14

    Na tropa (FAP) tratavam-me como Comandante tal como vários anos depois. Quando deixei a aviação e passei para a gestão de empresas acabei a licenciatura e fiz uma pós-graduação na Católica. Mas na Empresa nunca fui tratado por Dr. e curiosamente eram os militares com que lidava que gostavam de me tratar por Dr. pois eu tratava-os pelos Postos que conhecia bem.
    Mas engraçado era a minha Secretária que quando atendia as chamadas para mim nunca usava o Dr. excepto quando era alguém com uma reclamação. Quando ela dizia "Vou passar o DR. XXX já sabia que vinham chatices.
    E uma vez há uns 30 anos atrás recebi uma chamada de um Jornal para esclarecer um problema na área dos incêndios e eu ingenuamente falei demais. Por sorte minha puseram o ENG. antes do nome que por coincidência era um Administrador com o mesmo nome que eu. Ele rapidamente desmentiu que alguma vez tivesse falado com o jornalista e a coisa morreu por ali.
  10.  # 15

    Colocado por: desofiapedro"Oh menina, senhor está no céu"


    Eu acho o mesmo. É isso que digo também.
    Mas quando me dirijo a alguém sem conhecer, Sr. e Sra. está bem acho eu. Prefixo que entretanto poderá desaparecer dependendo da pessoa, idade e/ou confiança.

    Agora Dr. só por ser licenciado ou ter mestrado em alguma coisa... acho desnecessário. Não acrescenta nada.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doncar
  11.  # 16

    Acho este tópico muito interessante.

    No entanto ainda falta vir alguém com propriedade esclarecer melhor o porquê e origem da forma de tratamento…
    Tenho ideia que sr. E Sra. São usados para pessoas casadas.
    Concordo que as pessoas formadas sejam tratadas por dr. Ou pelo cargo que desempenhem. É uma questão de respeito.
    Não percebo onde está o problema de tratar essas pessoas com deferência…
  12.  # 17

    Colocado por: davidloivosConcordo que as pessoas formadas sejam tratadas por dr.


    Creio que a questão é saber que/qual formação. Alguém com a 4a classe também teve 4 anos de formação.

    Onde começa o Dr. ?

    E nem é tanto o de tratar assim ou assado, é o de exigir ser-se tratado assim ou assado.

    Se até entenderia isso nalgum nobel da física ou assim, já não acho o mesmo num mero licenciado ou mestrado. Distinguí-lo de quê? Se é um entre milhares? Acaba por gastar a palavra e a minorar os feitos dos que sim fizeram doutoramentos ou dos que tiveram que se aplicar em ser o melhor entre uma classe inteira.
  13.  # 18

    Penso que a atribuição do título é mesmo para esses milhares e não para os melhores da classe inteira…


    Mas como digo,
    falta vir alguém com propriedade esclarecer melhor o porquê e origem da forma de tratamento…
  14.  # 19

    Algumas explicações brasileiras interessantes mas vou deixar esta do ISCTE, já com uns aninhos…

    'O vocábulo doutor provém do latim doctorem, acusativo do substantivo doctor. Este substantivo latino, da família do verbo doceo (ensinar), designava aquele que tinha a função de ensinar, o professor. Era também da família do adjectivo doctus (instruído, culto), o que mostra bem qual o sentido originário da nossa palavra doutor. No entanto, o termo actualmente pode designar um licenciado, um magistrado ou ainda alguém que recebeu um grau elevado numa universidade. Frequentemente os doutorados vêem antes do seu nome o termo Doutor, por extenso, enquanto os simples licenciados se contentam com a abreviatura. Para além disto, o termo doutor pode ainda designar um homem muito douto, um mestre comprovado tanto no campo das ciências como no das letras. Por volta do século XIV (segundo José Pedro Machado no "Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa") o termo doutor passou também a designar os Doutores da Igreja. Trata-se de teólogos cujos escritos se notabilizaram e sempre foram considerados como fontes de uma doutrina cristã verdadeira, como podemos ver no "Novo Dicionário Compacto da Língua Portuguesa", de Morais.

    Maria Leonor Santa Bárbara 19 de dezembro de 2000'

    in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/doutor-etimologia/6507 [consultado em 21-08-2023]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
    • AMVP
    • 22 agosto 2023

     # 20

 
0.0207 seg. NEW