Iniciar sessão ou registar-se
    • RAI
    • 7 fevereiro 2010 editado

# 1

(nota do moderador - discussão separada e originada aqui: Sistema de ar condicionado multi split)

Vou construir uma vivenda e vou necessitar de instalar ar condicionada, alguém me pode ajudar sobre que sistema devo instalar´, preços,etc. A casa vai ter 150m2, com aproveitamento de sótão com 2 wc, 1 sala, cozinha, 3 quartos, 2 casa de banho. Penso que seja necessário um projecto de ar condicionado. Obrigado
  1.  # 2

RAI, porque diz que vai necessitar de AC ? Eu no seu lugar e uma vez que ainda nao começou a construção, preocupava-me sim com o isolamento da casa. Quem me dera ter tido conhecimento deste forum antes de fazer a minha casa!!! Uma casa bem isolada pode não precisar de arrefecimento no verão e então terá outras possibilidades de equipamentos só para aquecer. No entanto pelo que tenho pesquisado, as bombas de calor parecem ser sempre uma boa opcção tendo em conta custos de aquisição e de consumos para climatizar.

Não sei se é preciso projecto para o AC, mas a fazer a pre instalaçao, tenha o cuidado de pedir várias opiniões a diferentes técnicos antes de decidir a futura colocação dos aparelhos.

Abraço, Pedro
    • RAI
    • 8 fevereiro 2010

# 3

Pedro Fernando, obrigado pelo conselho de qualquer forma em questão do aquecimento não vai haver problema dado que a o calor gerado pela lareira irá correr a casa toda. No verão é que reside o problema: a casa é no alentejo e no verão é muito quente, daí a necessidade de ar condicionado. Claro que vou querer um bom isolamento, mas mesmo assim....
  2.  # 4

e já agora, qual foi o recuperador de calor que colocou?
    • RAI
    • 8 fevereiro 2010

# 5

Ainda não está definido. O arquitecto está a trabalhar nisso. A ideia é aproveitar a lareira para gerar calor pela casa toda. Tem alguma sugestão em relação ao recuperador?
  3.  # 6

sim, isso também é a minha ideia.... estava a perguntar pelo recuperador, pois actualmente estou indeciso entre 2 marcas, a Ruegg e a Spartherm
  4.  # 7

Colocado por: RAIa casa é no Alentejo e no verão é muito quente
    e no inverno muito frio.
    Veja lá se a lareira (espero que com recuperador) consegue fazer o trabalho.
    E não se esqueça que a lareira, precisa que lhe ponham a lenha. :-)
    Sempre terá o apoio do AC...
    • GA
    • 9 fevereiro 2010

# 8

Boa tarde,

Estou na mesma situação do RAI, uma vez que também vou iniciar a construção da minha moradia em breve e o sistema de climatização será o ar condicionado, sendo que ainda não sei por onde começar a escolher...
    Que aspectos se devem ter em conta na escolha e aquisição de ar condicionado? Estou mesmo a zeros em relação a isso, já ouvi falar em inverter e multi split mas não sei exactamente o que significam.
    A casa terá 190m2, V3+1, com tres casas de banho, apenas piso térreo e vãos grandes.
    Obrigado
  5.  # 9

Boa tarde!
    Estou a precisar de ajuda e aqui parece-me ser o sítio mais apropriado para a obter.
    Estou a pensar instalar AC na minha casa e entretanto pedi orçamento a quem me fez a pré-instalação.
    Além dos custos da pré-instalação, o orçamento que me deram foi de 2900 Euros para a venda e montagem de uma unidade exterior associada a dois split de 7000 btus e mais uma unidade interior (e respectiva exterior) de 12000.
    A marca com que trabalham e me aconselharam foi a LG e os modelos são os LIBERO (2 x CS07AQ + MU2M17 e CS12AQ + Unidade Exterior).
    Pelo que aqui li, as melhores referências vão para a Daikin e a Mitsubishi.

Qual das três marcas me aconselham e quais serão os valores a ter em conta para equipamentos com as características que vos indiquei.

Muito obrigado pela vossa atenção,
    AndMan
  6.  # 10

Não percebi se esse valor inclui a pré-instalação ou não.

Creio que os libero são bons equipamentos. Não estou muito por dentro dos preços da LG mas parece-me que não é barato, mesmo com a pré-instalação. Por pouco mais deve conseguir daikin ou Mitsubishi. Uma opção seria também os Sansung, consegue-se bons preços em algumas lojas.

Não sei quais as áreas das divisões dos splits de 7 btus nem qual a sua potência máxima, mas pode também ponderar splits de 9 btus, em especial se pretender em algumas alturas ter apenas um deles ligado. A diferença de preço costuma ser mínima.

Peça sempre vários orçamentos. E depois, mediante a importância que tem para si o preço, consumos, ruido e funcionalidades, escolha o que melhor lhe convém.
  7.  # 11

boas, LG na mina opnião é ao nivel de Samsung e não tem muito a ver quer com Daikin quer com Mitsubishi, é certo que tem algumas características interessantes e com bons rendimentos, mas para os outros concorrentes os preços são um pouco mais caros, como é óbvio também depende um bocado daquilo que pretende gastar e com aquilo que pretende obter em troca.

Jorge Alves
  8.  # 12

Boa tarde.
    Andman em relação às marcas a Mitsubishi e a Daikin são das melhores que existem no mercado. Evidente que o preço é um pouco mais elevado. Tudo depende dos valores que pretende gastar.

Vasco Carvalho.

0.0173 seg. NEW