Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

ao ver terrenos para construção de uma moradia deparei-me com um tema.
    Construir moradia terrea ficando com pouca área de terreno (lotes de 310-320m2) ou construir moradia de 2 pisos ficando dessa forma com mais área de terreno disponível.

Os lotes de terreno permitem as duas opções mas a minha duvida principal é o custo da construção. Construir a mesma área bruta num ou dois pisos fica ao mesmo preço ou mais caro?
  2.  # 2

como há que prever o espaço para escadas vai gastar mais area bruta para uma mesma tipologia. Portanto, teoricamente sai mais caro.
    Mas antes tem de aferir quantos m2 pode construir em piso 0. E se o disponivel permite construir o programa que pretende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  3.  # 3

O referido é área implantação de 150 m2, área bruta de construção de 240-250 m2 e area anexo dependente ou garagem 34m2.

Isto quer dizer que posso construir uma casa de 150m2 mais a garagem de 34m2 ou o total da casa com garagem tem que ser de 34m2?

A unica coisa que pode ficar mais caro é devido à area bruta da escada? Se for assim são mais uns milhares de euros mas nada de impeditivo.
  4.  # 4

Colocado por: Pedro Barradascomo há que prever o espaço para escadas vai gastar mais area bruta para uma mesma tipologia.

Mas poupa nas escavações, fundações e cobertura, pelo que não vale a pena perder tempo com essas contas
    ... e fica com mais terreno disponível.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Colocado por: PickaxeMas poupa nas escavações, fundações e cobertura, pelo que não vale a pena perder tempo com essas contas
    ... e fica com mais terreno disponível.

Pois depende de muita coisa, ... Não esquecer que uma casa térrea, é um acasa térrea. Há que ponderar bem tudo.
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  6.  # 6

Colocado por: sadinoO referido é área implantação de 150 m2, área bruta de construção de 240-250 m2 e area anexo dependente ou garagem 34m2.

Normalmente é 150 + 34... Mas isso so vendo o quadro sintese do loteamento e/ou regulamento do mesmo.
    Se tiver um terreno de 320m2, e implantar 184m2... não fica com terreno livre para Estar... mas tb há que ver o polígono de implantação, o formato/ proporção do terreno, a orientação solar e a localização da via publica face o lote. afastamentos minimos obrigatórios etc...
    Concordam com este comentário: sadino
  7.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasNão esquecer que uma casa térrea, é um acasa térrea. Há que ponderar bem tudo.

Eu esquecia os custos, e ponderava entre ter uma casa térrea vs mais espaço exterior, e decidia em função disso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RUIOLI, jorgealves, mandrongo, sadino
  8.  # 8

Ainda sobre os custos, depende de como empreiteiro fizer as contas. Imagine que quer construir 200m2. Se tiver dois pisos tem tres lajes de 100m2, num total de 300m2. Se for térrea, tem duas lajes de 200m2, ou seja 400m2. Mas isto são contas de merceeiro.

Por outro lado, também é verdade que, como lhe disse o Pedro, as escadas ocupam muito espaço, pelo que se precisar de 200m2 de casa configurada para dois pisos, ao optar por térrea, consegue fazer a festa com menos área total, pois poupa nas circulações.

Siga o conselho do Pickaxe.
  9.  # 9

Acho que é mesmo isso que vou fazer. O previsto é uma casa com 180-190m2 se for de dois pisos. Se for terrea terão que ser cerca de 180m2 (150m2 area util + 34m2 para garagem).

Preferiria casa térrea mas não ter para colocar uma piscina de pelo menos 5x3m2...
    Vou falar com o construtor que em principio irá fazer a obra para perguntar orçamentos para os dois cenários.

Conhecem algum construtor de confiança nessa zona? Este dá valores entre 1400-1500€/m2, o que acho razoável...
  10.  # 10

Colocado por: sadinoSe for terrea terão que ser cerca de 180m2 (150m2 area util + 34m2 para garagem).

Se são 150m2, de área útil, tem de multiplicar por 1.30, para achar a área bruta + os 34m2 do anexo.
  11.  # 11

Colocado por: mandrongoPor outro lado, também é verdade que, como lhe disse o Pedro, as escadas ocupam muito espaço, pelo que se precisar de 200m2 de casa configurada para dois pisos, ao optar por térrea, consegue fazer a festa com menos área total, pois poupa nas circulações.

Depende. Uma casa térrea pode terminar com maior area de circulação... casa em L por exemplo... pois há que contornar espaços pois está tudo num piso só. Depende da tipologia também...

Numa casa de dois pisos é mais simples ter corredores mais curtos, ainda que sejam dois. Um em cada piso.

Agora, nada disto é verdade absoluta. A escolha entre térrea e dois pisos não se deve fixar no preço. Há sempre modo de dar a volta isso.
  12.  # 12

Muito obrigado a todos pela ajuda.
    E acham 1400-1500€/m2 um preço aceitável para a margem sul?

Não estou à espera de luxo mas uma qualidade de construção boa com materiais de qualidade média.
    • RCF
    • 21 agosto 2023

# 13

Colocado por: sadinoE acham 1400-1500€/m2 um preço aceitável para a margem sul?

sim
  13.  # 14

Colocado por: sadinoMuito obrigado a todos pela ajuda.
    E acham 1400-1500€/m2 um preço aceitável para a margem sul?

Não estou à espera de luxo mas uma qualidade de construção boa com materiais de qualidade média.

É sofrivel ver esta angustia toda por parte dum dono de obra.

Se o orçamento é imperativo, tente definir primeiro o que quer gastar mesmo. Não se iluda. Contas ao m2 é só mesmo para ter uma ideia muito genérica. Há tanto factor que pode interferir no valor e na decisão térrea vs dois pisos. Esqueça o €/m2 para tomar uma decisão. Pense antes no funcionamento da casa, na vivência, etc. Ambos os casos têm vantagens e inconvenientes.
  14.  # 15

Consegui encontrar 2 lotes colados com cerca de 400m2 cada. O que me facilita logo a tomada de decisão sobre ser uma moradia terrea.

Só preciso de mais uma ajuda :)
    Um dos lotes já tem projeto aprovado para 2 moradias geminadas e com área de implantação de 296m2. O outro lote não tem projeto e tem 294m2 de implantação.

Para construir moradia terrea quais os cuidados que deverei ter ao comprar o terreno, o que deverei ver? O lote com projeto para geminadas pode ser alterado e passar para uma terrea? E no lote sem projeto como posso verificar se posso construir no mesmo uma moradia unifamiliar? Que documentos deverei pedir ao proprietário e o que deverei ter em conta??

Muito obrigado!!
    • RCF
    • 23 agosto 2023

# 16

Colocado por: sadinoPara construir moradia terrea quais os cuidados que deverei ter ao comprar o terreno, o que deverei ver? O lote com projeto para geminadas pode ser alterado e passar para uma terrea?

Depende... Não existe uma resposta universal para estas suas questões. Cada caso é um caso. Tudo isso, tanto pode ser viável como inviável.
    Para saber a resposta a essas questões, ou vai diretamente ao serviço de urbanismo da câmara municipal da zona e eles esclarecerão, ou contacte um arquiteto.

0.0181 seg. NEW