Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá pessoal. Vou começar a remodelar uma casa e tenho uma duvida sobre eletricidade, um assunto do qual entendo muito pouco.
    A casa é velha e eu quero refazer a instalação elétrica, mas gostava de poder ligar a luz para poder começar a fazer umas coisas mais urgentes antes que cheguem as chuvas.
    Alguém me consegue indicar se com o quadro que se vê nas fotos a edp faz a ligação?
    Eu estou a supor que havendo apenas 1 disjuntor as tomadas e as luzes estão todas no mesmo circuito...
      20230819_104029 (1).jpg
      20230819_103642 (1).jpg
      20230819_103647 (1).jpg
  2.  # 2

Se ja teve contador à partida é só pedir para ligar.
    Isdo era uma casa ou uma garagem?
    É que esteve programado apenas para 5A.
  3.  # 3

Sim, é um bocado bizarro. É uma casa. Mas está fechada há muito. Secalhar mandaram ligar 5a só para ter luz!? Não faço ideia.
    Mas o interruptor geral não está completo pois não?
  4.  # 4

Colocado por: SalvadorPMas o interruptor geral não está completo pois não?

Está completo... é uma caixa de fusíveis para dois circuitos, dotado de um interruptor - Nunca tinha visto esse modelo - Bem antigo isso.
    Tem um disjuntor diferencial de 500mA. que é o que lhe faz a protecção da instalação.

Se tem um NIPC, é pedir a ligação. Contacte com um electricista antes de qualquer coisa.
  5.  # 5

Ter contador antigo não é garantia ter poder fazer contrato de eletricidade.
    Primeiro tem de telefonar para a eredes, para através da morada descobrir se tem CPE e qual é a PMA.

Se não aparecer em sistema é um processo novo de ligação à rede, com as regras técnicas atualmente em vigor.
    Concordam com este comentário: Bigmouse
  6.  # 6

Também tenho por aqui destas relíquias, ainda em funcionamento. Se confio... não
      Screenshot_2023-08-19-18-21-22-076_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
      Screenshot_2023-08-19-18-20-51-595_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
      Screenshot_2023-08-19-18-20-39-038_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
  7.  # 7

A questão da eletricidade é a coisa que me intimida mais e a unica que sinto que não consigo ser eu a fazer a não ser que dedique anos de vida a estudar o assunto.

Alguém imagina quanto pode custar +/-, por alto, a mão de obra da instalação elétrica de uma casa de 50m2?
    Digo a mão de obra, porque os materiais eu já sei mais ou menos, porque fiz um plano eletrico num software que dá a lista de materiais.
      Screenshot 2023-08-19 6.46.48 PM.png
      Screenshot 2023-08-19 6.47.04 PM.png
  8.  # 8

Que programa é esse @SalvadorP? É gratuito?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo13112023
  9.  # 9

Chama-se uPlan. É gratuito durante 14 dias.
    É bom. Dá para definir as zonas da casa e o gajo automaticamente cria o plano eletrico. Depois é só ajuntar ao gosto pessoal. E dá para ver a lista completa do materiais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  10.  # 10

Obrigado! 👍🙂
  11.  # 11

Alguém sabe dizer-me o que é esta relíquia?
      20230908_160316 (1).jpg
    • size
    • 8 setembro 2023

# 12

Colocado por: SalvadorPAlguém sabe dizer-me o que é esta relíquia?
      20230908_160316 (1).jpg

É um disjuntor
  12.  # 13

Disjuntor com mais de 50 anos, da SIPE.
  13.  # 14

Gracias pessoal. Nunca tinha visto isto. Já vale dinheiro nas antiguidades? :)

Já percebi que o proprietário tinha um disjuntor para a casa (tomadas e lampadas) e outro (este da foto) para uma bomba de agua do poço.

A casa não tem terra.

Vou ter de chamar um eletricista para vir fazer a instalação. A ver se encontro alguém que não se importe de ser eu a fazer os roços, passar tubo etc. Instalar tomadas e assim oriento-me, mas não me atrevo a instalar o quadro eletrico.

Alguém recomenda eletricistas na zona de leiria/pombal?
    Concordam com este comentário: Doncar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  14.  # 15

Colocado por: SalvadorPAlguém sabe dizer-me o que é esta relíquia?
      20230908_160316 (1).jpg
    disjuntor da marca SIPE ( Sociedade Industrial de Produtos Eléctricos)
  15.  # 16

Colocado por: jorgealvesdisjuntor da marca SIPE ( Sociedade Industrial de Produtos Eléctricos)

"Disjuntor com mais de 50 anos, da SIPE." 😉
  16.  # 17

Quão mais cara é a eletricidade num imóvel comercial, escritório ou serviços em relação a um com afetação a habitação?
    • size
    • 11 outubro 2024 editado

# 18

Colocado por: Palhava
    Quão mais cara é a eletricidade num imóvel comercial, escritório ou serviços em relação a um com afetação a habitação?

Mas existe alguma diferenciação do tarifário KWh das comercializadoras, consoante comércio vs habitação ?
  17.  # 19

Sim.
    Há.
  18.  # 20

Eu tanto na empresa como em casa tenho o mesmo tarifário.
    Endesa e.luz

A comercializados que tem campanhas diferenciadas outras nao

0.0138 seg. NEW