Iniciar sessão ou registar-se
    • fn62
    • 19 agosto 2023

# 1

Boa tarde,

Embora seja o meu primeiro post, sigo o fórum há algum tempo e tem sido uma fonte ótima de conhecimento.

Tenho dúvidas em relação a um terreno que possivelmente venhamos a herdar. Espero me possam ajudar.

As dimensões do terreno são: 20mx150m. O terreno faz esquina e pode-se construir nele todo, sendo bastante atrativo para ser divido e construir varias moradias.

Pretendemos construir uma moradia modesta num dos cantos e vender uma parte do terreno para amortizar o crédito habitação.

Hipótese 1: o destaque é feito a pensar na área que queremos usufruir (exemplo: 30% do terreno). Os restantes 70% voltamos a destacar em 10 anos e vendemos uma parte.

Hipótese 2: O inverso da hipótese anterior, vender no "imediato" o 30% e construir a moradia no 70% restante. Depois esperar mais 10 anos para voltar a destacar, ficar com uma parte e vender a outra.

Supondo que não esteja enganada na viabilidade da hipótese 2, a dúvida é: será sensato? tendo em conta a área do terreno, a avaliação da moradia seria superior (impostos, seguros, etc.)?.
    O atrativo desta hipótese é contar com algum antes dos 10 anos.

Presumo que a melhor opção para ter algum antes dos 10 anos, seja a hipótese 1 e fazer loteamento no 70% restante. É assim tão complicado e dispendioso este processo?

O que aconselham?

Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam brindar,

Obrigada,
  1.  # 2

qualquer das hipoteses é viável, mas isso depende das circunstancias no momento, por exemplo dos potenciais interessados
    portanto deixe em aberto qualquer uma das hipoteses e foque-se nas potenciais ofertas e interessados que possa arranjar ou surgirem para cada uma dessas hipoteses.
    • fn62
    • 21 agosto 2023

# 3

Boa noite.

Obrigada pela pronta resposta.

Se optar pela hipótese 2, a moradia iria estar inserida num terreno com 100 m de frente, que confina com o arruamento. Devo construir muro no comprimento total?

Obrigada
  2.  # 4

geralmente pelos regulamentos camarários tem de fazer o muro confinante com a via publica.
  3.  # 5

Colocado por: fn62Devo construir muro no comprimento total?
    pelo menos “vedar” terá de o fazer na grande maioria dos municípios.
  4.  # 6

Um terreno com essas dimensões 3000m2 não pode fazer um destaque em varias parcelas em simultâneo, assim podia vender cada parcela separadamente consoante a necessitada, por exemplo 6 parcelas de 500m2 cada ou 3 parcelas de 1000m2 cada?
    Não sei se é possível, mas assim resolvia já a questão.
    Um terreno com 100 metro de frente para uma moradia!? Bem isso já não existe nas zonas urbanas!!
  5.  # 7

Os destaques só podem fazer de x em x anos.

Para um terreno tão grande urbano, mais vale investir num loteamento.

Contrate um arquiteto para ajudar junto dos serviços de urbanismo da câmara e no projecto da moradia.
  6.  # 8

Colocado por: Palhava

Para um terreno tão grande urbano, mais vale investir num loteamento.

Mais vale ? como assim ? Um Destaque é para apenas dividir 1 terreno em 2 , e não em mais. Portanto, se queremos dividir em vários terrenos em simultaneo, tem que se fazer loteamente, acho eu...É uma pergunta para confirmar :-)
  7.  # 9

Colocado por: cferre02É uma pergunta para confirmar :-)
    pode confirmar, é mesmo assim.

0.0136 seg. NEW