Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: SalvadorP

Epá, o problema é que não tenho dinheiro para pagar o serviço completo a um eletricista. Tenho de ser eu a fazer parte, senão sai muito caro. Estou a pensar abrir eu os roços e chumbar as caixas e a tubagem e depois peço orçamento para o resto. Senão o €€€ não chega.

Mas fazem fazer a tubagem nova, não é só passar tubos para as tomadas.

Depois vai lá o eletricista enfiar e fazer a instalação como deve ser e diz que faltam metade dos circuitos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo13112023
  2.  # 22

Colocado por: Varejote

Mas fazem fazer a tubagem nova, não é só passar tubos para as tomadas.

Depois vai lá o eletricista enfiar e fazer a instalação como deve ser e diz que faltam metade dos circuitos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SalvadorP

Entendo. Mas eu não tenho medo de aprender. Posso não saber, mas não tenho medo de aprender. O que não faço é fazer coisas à toa sem ter a certeza do que estou a fazer. Se vir que não consigo aprender com livros ou os recursos gratis online, tiro um curso intensivo, que já tive a ver os preços, não é muito caro.

Não estou a dizer que é fácil ou qualquer gajo faz. Mas concerteza se estudar a coisa consigo, ou achas que não? :)
  3.  # 23

Não invente que no fim vai andar a abrir roços de novo.

Peça orçamentos e disponibilidade dos eletricistas, pode falar abertamente com alguns e dizer que eles fazem as marcações, você abre os roços, assenta as caixas, quadros e eventualmente a tubagem, eles fazem o resto.

Assim tem menos probabilidade de dar barraca.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  4.  # 24

Colocado por: VarejoteNão invente que no fim vai andar a abrir roços de novo.

Peça orçamentos e disponibilidade dos eletricistas, pode falar abertamente com alguns e dizer que eles fazem as marcações, você abre os roços, assenta as caixas, quadros e eventualmente a tubagem, eles fazem o resto.

Assim tem menos probabilidade de dar barraca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SalvadorP

Sim, também é uma opção.
  5.  # 25

Colocado por: SalvadorP

Sim, também é uma opção.

Boas ,
    Aqui está uma boa opção,e digo isto pois passei pelo mesmo “problema “.
    Fale com os electricistas que por norma até nem gostam de abrir roços,mas .....
    Acima de tudo seja sincero com eles ,abra logo o jogo pois pode haver algum que não goste .
    Até deve haver um eletricista que não se importe de ir “só ligar “ o quadro .
  6.  # 26

Colocado por: DoncarAté deve haver um eletricista que não se importe de ir “só ligar “ o quadro .

Mas não se responsabilizam por nada.

Uma coisa é abrir roços e passar tubos de acordo com as indicações do eletricista ou de acordo com um projeto.
    Outra coisa é só fazer as ligações no quadro.
    Aconselho cuidado para quem acha que é tudo simples.
    Concordam com este comentário: Doncar
  7.  # 27

Colocado por: nielsky

Uma coisa é abrir roços e passar tubos de acordo com as indicações do eletricista ou de acordo com um projeto.
    Concordam com este comentário:Doncar

Concordo perfeitamente
    E já agora nunca caia na asneira de por material “quase idêntico “ ao que é exigido por lei, tipo :
    Acabou o fio terra ,por outro a fazer de fio terra ,etc
  8.  # 28

Colocado por: nielsky

Concordam com este comentário:Doncar

Se eu fizer algo do género nunca seria "só ligar o quadro" porque mesmo se o eletricista fizesse besteira, o responsável seria eu, porque o gajo nunca me iria dar garantia de um serviço que não foi ele que fez completamente.

Eu não sou daqueles que acha que é tubo simples. Até disse num comentário anterior que se não tiver certeza que sei o que estou a fazer, sou capaz de tirar um curso intensivo. Já estive a ver os preços, 500€, um mês.
    Nunca faria algo sem ter a certeza do que estou a fazer. Ou faço tudo eu, ou chamo lá alguém para passar cabo e meter o quadro. Mas a questão da tubagem é só seguir o plano eletrico. Há varios softwares que fazem o plano automaticamente de acordo com as regras em vigor. Um gajo só tem de utilizar os recursos que existem... Não pode é armar-se em esperto. Eu se não souber que sei fazer, não faço.

0.0169 seg. NEW