Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei uma casa de tijolo (1971) que precisa de instalação eletrica nova.
    A casa tem 50m2.

    Alguém sabe dizer-me, por alto, quanto me custará a instalação elétrica?
      Screenshot 2023-08-19 6.46.48 PM2.png
      Screenshot 2023-08-19 6.47.04 PM2.png
  2.  # 2

    7000
  3.  # 3

    Colocado por: RicardoPorto7000


    Sério? 7000 euros por 50m2? Isto são 200m de cabo no maximo e umas 15 tomadas.
  4.  # 4

    Colocado por: SalvadorP

    Sério? 7000 euros por 50m2? Isto são 200m de cabo no maximo e umas 15 tomadas.


    Bem, esse material custa uns 350€, se for você a fazer, poupa uns 6500€.
  5.  # 5

    Contei 19 tomadas, logo tambem não devem ser 200m de cabo.
    Fora isso, é fazer contas.
    Se as tubagens já estiverem feitas qualquer leigo faz isso.
  6.  # 6

    Colocado por: nielskyContei 19 tomadas, logo tambem não devem ser 200m de cabo.
    Fora isso, é fazer contas.
    Se as tubagens já estiverem feitas qualquer leigo faz isso.


    A instalação ainda tem fusíveis Gardy, nem a tubagem se aproveita.
  7.  # 7

    Colocado por: Varejote

    A instalação ainda tem fusíveis Gardy, nem a tubagem se aproveita.


    Como sabe? E será que tem terra?? 1971 duvido...
  8.  # 8

    O numero de tomadas no desenho está um bocado exagerado. O software calcula os metros de cabo. São 100 de 1,5 e 100 de 2,5.
    Eu consigo abrir os roços, passar tubo e cabo, meter as caixas, tomadas, etc. Mas não me sinto confortável a ligar o quadro pois tenho medo de fazer ****.
    Será que se eu fizer parte do trabalho e falar a um electricista para para ir só lá instalar o quadro é uma possibilidade? Ou um profissional não aceitaria isso?

    Colocado por: elfo106

    Como sabe? E será que tem terra?? 1971 duvido...


    Penso que não tem terra. Mas não tenho certeza.
  9.  # 9

    Colocado por: Varejote

    A instalação ainda tem fusíveis Gardy, nem a tubagem se aproveita.


    As tubagens eu posso meter. Eu quero trocar tudo para fazer em condições. Além disso vou estucar e pintar as paredes, portanto não há problema em abrir buracos. Além do facto de que quero mudar o quadro de sítio, para uma parede logo ao lado. Portanto estou a contar fazer como se fosse instalação nova.
  10.  # 10

    Fala com um eletricista.
    Combinem e fica tudo como deve ser.
    O aterramento é simples de fazer, para quem sabe e tem os equipamentos adequados.
    • AMVP
    • 20 agosto 2023

     # 11

    Colocado por: elfo106

    Como sabe? E será que tem terra?? 1971 duvido...

    Pq? Ter sido construida em 1971 não significa que nunca tenha sido substituida a rede elétrica. A casa onde nasci é de 1971, terra pqra máquina de lavar roupa tem há mais de 40 anos e terra no resto da casa há 25.
  11.  # 12

    Colocado por: elfo106

    Como sabe? E será que tem terra?? 1971 duvido...


    Em 1971 as instalações não tinham "terra", se o quadro ainda é em baquelite com fusíveis Gardy(fotos no outro tópico) e alguma tubagem a 12mm.

    Experiência de alguns anos a virar frangos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78
  12.  # 13

    Colocado por: SalvadorP

    As tubagens eu posso meter. Eu quero trocar tudo para fazer em condições. Além disso vou estucar e pintar as paredes, portanto não há problema em abrir buracos. Além do facto de que quero mudar o quadro de sítio, para uma parede logo ao lado. Portanto estou a contar fazer como se fosse instalação nova.


    Primeiro tem de preocupar e confirmar se tem CPE ativo, se não tiver é um processo de ligação à rede novo e instalação nova com certificação.
    Incluíndo ITED pode contar acima de 5000€.
  13.  # 14

    Colocado por: VarejoteCPE


    Ok, vou verificar isso amanhã. A agente imobiliaria disse que a eletricidade era só ligar... Mas sabe-se como é, eles querem é vender. Mas vou assumir à partida que não me mentiu.
  14.  # 15

    Colocado por: SalvadorP

    Ok, vou verificar isso amanhã. A agente imobiliaria disse que a eletricidade era só ligar... Mas sabe-se como é, eles querem é vender. Mas vou assumir à partida que não me mentiu.


    Os agentes sabem lá, nem os proprietários sabem, podem saber que já tiveram contrato há mais de 30 anos, o problema foi na passagem para suporte informático das bases de dados da EDP na altura, Instalações que não tinham contrato ativo, simplesmente não migraram para o novo sistema, como tal não existem.

    Já vi casos de apartamentos em prédios que tinham contrato de eletricidade, que o proprietário entretanto emigrou deu baixa do contrato há 30 anos, voltou a Portugal tentou fazer contrato e a fração não existe no sistema, tipo prédio 6 andares, o 2 esq., não existe na eredes, barracada armada.
  15.  # 16

    Colocado por: Varejote

    Os agentes sabem lá, nem os proprietários sabem, podem saber que já tiveram contrato há mais de 30 anos, o problema foi na passagem para suporte informático das bases de dados da EDP na altura, Instalações que não tinham contrato ativo, simplesmente não migraram para o novo sistema, como tal não existem.

    Já vi casos de apartamentos em prédios que tinham contrato de eletricidade, que o proprietário entretanto emigrou deu baixa do contrato há 30 anos, voltou a Portugal tentou fazer contrato e a fração não existe no sistema, tipo prédio 6 andares, o 2 esq., não existe na eredes, barracada armada.


    Faz sentido. Vou averiguar amanhã. Eu sei que a casa foi comprada pelo actual proprietário na decada de 80. Não sei qual foi a ultima vez que a casa teve eletricidade, mas suponho que o disjuntor que lá está, que se vê no outro post que eu fiz, não seja dos anos 80.
    Aquele disjuntor não indicará que a casa teve uma ligação eletrica mais recente?
  16.  # 17

    Colocado por: SalvadorP

    Faz sentido. Vou averiguar amanhã. Eu sei que a casa foi comprada pelo actual proprietário na decada de 80. Não sei qual foi a ultima vez que a casa teve eletricidade, mas suponho que o disjuntor que lá está, que se vê no outro post que eu fiz, não seja dos anos 80.
    Aquele disjuntor não indicará que a casa teve uma ligação eletrica mais recente?


    Os casos que vi, o corte da EDP era igual a esse.
  17.  # 18

    Já confirmei que tem CPE. A ultima vez que teve eletricidade foi em 2015.
    Resta saber se tem terra. Eu reparei numa saida para o exterior, num vão debaixo das escadas da casa. Estou a supor que o aterramento seja aí, mas agora não estou perto para confirmar.
  18.  # 19

    Se tem CPE menos mal, a instalação convém ser nova e arranjar um eletricista que faça o trabalho eletricidade e "ITED" conforme a regras técnicas.
  19.  # 20

    Colocado por: VarejoteSe tem CPE menos mal, a instalação convém ser nova e arranjar um eletricista que faça o trabalho eletricidade e "ITED" conforme a regras técnicas.


    Epá, o problema é que não tenho dinheiro para pagar o serviço completo a um eletricista. Tenho de ser eu a fazer parte, senão sai muito caro. Estou a pensar abrir eu os roços e chumbar as caixas e a tubagem e depois peço orçamento para o resto. Senão o €€€ não chega.
 
0.0198 seg. NEW