Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: marco1o empreiteiro quando apresentou o orçamento não era para essa eventualidade da pedra digo eu, portanto....

Então porque apresentou logo a conta da mudança das fundações e não apresentou logo as contas da pedra?
    Obviamente que a pedra é antes da alteração das fundações.
    Isto foi há quase um ano... Lembrou-se agora?
    Outra coisa, isso não devia ser falado? Eu não autorizei um serviço extra.
    Ao movimentar a terra/partir pedra, pensei que estava tudo no mesmo item de orçamento.
  2.  # 2

Eu vou dizer o que acho. O empreiteiro pensava que eu como leigo, ia ficar contente com uma poupança de 4000€.
    E ficava assim.

Depois pedi as contas explicadas e lá vem ela com o valor da pedra a parte.

Ou seja, ele inicialmente colocou a despesa em 5000€. Só depois é que tive acesso a conta toda explicada.

Ele tentou enganar-me. Compreendem?
  3.  # 3

isso agora já é uma questão circunstancial e que tem de debater com ele, o que não tem mal nenhum desde que se dialogue com racionalidade.
    repare eu não estou aqui a defender lado nenhum taxativamente pois há muitos pormenores que se desconhece por aqui, mas simplesmente a expor uma apreciação apenas aos factos conhecidos.
    se o clima é esse , não auguro nada boa continuação para a sua obra, seja prudente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JAndCC
  4.  # 4

Colocado por: marco1isso agora já é uma questão circunstancial e que tem de debater com ele, o que não tem mal nenhum desde que se dialogue com racionalidade.
    repare eu não estou aqui a defender lado nenhum taxativamente pois há muitos pormenores que se desconhece por aqui, mas simplesmente a expor uma apreciação apenas aos factos conhecidos.
    se o clima é esse , não auguro nada boa continuação para a sua obra, seja prudente
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JAndCC

Compreendo, mas Marco1 se levar o carro para mudar o óleo e filtros e o mecânico mudar uma peça de 300€ sem o consultar, o Marco1 paga e não bufa?
  5.  # 5

é isso que tem de falar com ele.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  6.  # 6

Colocado por: ricardoantunesSe tivesse orçamentado para pedra e o que aparecia era algodão doce, tambem rectificava o orçamento?

O preço de desaterro é com balde, só terra, como pedra não sai a balde, entra o martelo à hora a partir pedra, para depois o balde carregar no camião.
  7.  # 7

o empreiteiro de uma forma ou outra ia buscar esse dinheiro extra, em vez de o ir buscar de forma camuflada, foi busca-lo de forma transparente.
  8.  # 8

Colocado por: pauloagsantoso empreiteiro de uma forma ou outra ia buscar esse dinheiro extra, em vez de o ir buscar de forma camuflada, foi busca-lo de forma transparente.

Foi, era bom era. Ainda não foi coisa nenhuma.

Então, é normal o empreiteiro não tocar no assunto, haver alteração á fundação, pedir um montante novo, e assim sem mais nem menos ao fim de quase um ano, lembrou-se que afinal tinha que receber da pedra...
  9.  # 9

Colocado por: JAndCCFoi, era bom era. Ainda não foi coisa nenhuma.

o primeiro interessado em que a obra corra bem é o empreiteiro, para ganhar o lucro dele, no entanto se as coisas azedarem é o primeiro a ir-se embora e a deixar a criança nas suas mãos. faça toda a conversa com ele ciente do risco de ele abandonar a obra e dos custos que terá com isso.

agora pergunto tambem, face a este contratempo de ter encontrado pedra durante a escavação, o que disse a fiscalização?
  10.  # 10

Colocado por: pauloagsantoso empreiteiro de uma forma ou outra ia buscar esse dinheiro extra, em vez de o ir buscar de forma camuflada, foi busca-lo de forma transparente.

Comigo isso não resulta. Não sou melhor que ninguém. Mas comigo ele não consegue.
    Tenho disponibilidade para ir a obra às horas que quero. Pedir guias de betão, ver o ferro, etc etc.. além do mais, ainda há o fiscal.. nem todos somos uns atrasados.

Bem sei que para muito empreiteiro, o DO só tem que comer e calar, mas há exceções
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11.  # 11

Colocado por: pauloagsantos

o primeiro interessado em que a obra corra bem é o empreiteiro, para ganhar o lucro dele, no entanto se as coisas azedarem é o primeiro a ir-se embora e a deixar a criança nas suas mãos. faça toda a conversa com ele ciente do risco de ele abandonar a obra e dos custos que terá com isso.

agora pergunto tambem, face a este contratempo de ter encontrado pedra durante a escavação, o que disse a fiscalização?

Com dinheiro por receber? Não me parecem nem todos adiantam grandes quantidades de dinheiro..olhe eu estou atrás
  12.  # 12

Colocado por: JAndCC
    Foi, era bom era. Ainda não foi coisa nenhuma.

Então, é normal o empreiteiro não tocar no assunto, haver alteração á fundação, pedir um montante novo, e assim sem mais nem menos ao fim de quase um ano, lembrou-se que afinal tinha que receber da pedra...

Se é normal?
    Sim, é! Especialmente quando o empreiteiro percebe que não vai buscar dinheiro noutros trabalhos.
    Como estão a ser feitos os pagamentos? Existem autos de medição validados pela fiscalização?
  13.  # 13

Nada... O empreiteiro predispôs-se a tratar do assunto. Tem máquinas para isso. Portanto ninguém se preocupou com isso. Ele não falou em custos, portanto, não há assunto...
  14.  # 14

Colocado por: zedasilva
    Se é normal?
    Sim, é! Especialmente quando o empreiteiro percebe que não vai buscar dinheiro noutros trabalhos.
    Como estão a ser feitos os pagamentos? Existem autos de medição validados pela fiscalização?

Não existem autos.
    Existe um orçamento todo descriminado como se fosse um mapa de quantidades com mao de obra.
    Dito isto, a obra vai andando e consoante o que está quase feito ou feito, eu transfiro montantes.
    Umas vezes um pouco a mais, outras vezes para pagar o que está feito.
    Neste momento devo estar quase 10.000€ atrás.
  15.  # 15

Colocado por: JAndCCEu não autorizei um serviço extra.

Colocado por: JAndCCO empreiteiro predispôs-se a tratar do assunto.

então não autorizou um serviço extra mas o empreiteiro predispôs-se a tratar do assunto !!! isso não é contraditorio?

para mim se o empreiteiro predispôs-se a tratar do assunto, então ele falou com alguem e esse alguem deu o seu aval, talvez sem a noção dos custos que isso iria envolver
  16.  # 16

então não autorizou um serviço extra mas o empreiteiro predispôs-se a tratar do assunto !!! isso não é contraditorio?

para mim se o empreiteiro predispôs-se a tratar do assunto, então ele falou com alguem e esse alguem deu o seu aval, talvez sem a noção dos custos que isso iria envolver

Não há contradição.
    O empreiteiro era responsável por fazer a terraplanagem com máquinas dele. Encontrou pedra e tratou do assunto.
    Ele não falou com ninguém.
    Claro que tanto eu como o fiscal vimos, mas se ele não menciona que tem custos, vou dizer o quê?
    Ele podia ter uma margem na terraplanagem para isso...
    Nem me preocupei com isso
  17.  # 17

Colocado por: JAndCC

Não há contradição.
    O empreiteiro era responsável por fazer a terraplanagem com máquinas dele. Encontrou pedra e tratou do assunto.
    Ele não falou com ninguém.
    Claro que tanto eu como o fiscal vimos, mas se ele não menciona que tem custos, vou dizer o quê?
    Ele podia ter uma margem na terraplanagem para isso...
    Nem me preocupei com isso

Tanto o DO como o fiscal viram e não disseram nada. Isso implica a aceitação do trabalho extra.
    Onde podem tentar pegar é no facto de esse trabalho apenas ser faturado 1 ano depois.
    É sem dúvida uma jogada do empreiteiro mas que com facilidade é justificada.
    O empreiteiro está de boa fé?
    Não!
    Mas está no direito de agir dessa forma
  18.  # 18

O Empreiteiro até podia estar de boa fe e ter pensado em nao cobrar esse extra.

Mas, quando aparece uma situacao em que desta vez era um beneficio para dele e o DO diz que nao quer pagar o valor orçamentado então, naturalmente, apresenta as contas do trabalho extra que nao estava previsto.

Parece-me logico.
    Concordam com este comentário: zedasilva, pauloagsantos, Apfm
  19.  # 19

Colocado por: PiafinhoO Empreiteiro até podia estar de boa fe e ter pensado em nao cobrar esse extra.

Mas, quando aparece uma situacao em que desta vez era um beneficio para dele e o DO diz que nao quer pagar o valor orçamentado então, naturalmente, apresenta as contas do trabalho extra que nao estava previsto.

Parece-me logico.

Percebeu mal.
    O que estava orçamentado era por exemplo, 400€ x M2 (30m2) quando devia ser 400€ x M3, ora uma laje maciça com 20cm espessura seriam 6m3.

No primeiro exemplo: 400€ x 30 = 12.000€
    Segundo exemplo, correto: 30 x 0,2 = 6m3 x 400 = 2400€.

Entendeu?
  20.  # 20

Agradeço a resposta de todos.

Havendo uma tendência clara para se pagar o que o empreiteiro pede. Sem qualquer justificação do valor, sem sequer ter procedido da maneira correta. Se ele teve a rapidez para pedir dinheiro pela alteração da fundação, também teria que ter falado nessa situação. A pedra foi antes da alteração da fundação.

Tudo farei para não pagar.

Cumprimentos

0.0410 seg. NEW