Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

No orçamento do empreiteiro, como era o descritivo relativo aos trabalhos de escavação para a implantação de fundações?
  2.  # 2

Se não está previsto escavação em rocha, não faz a escavação sem acordar novo preço com o dono de obra.
    No limite teria apresentado esse custo com o orçamento para a alteração das fundações, não é correto mas aceita-se, agora já é tarde para apresentar a conta.
  3.  # 3

Colocado por: PickaxeSe não está previsto escavação em rocha, não faz a escavação sem acordar novo preço com o dono de obra.
    No limite teria apresentado esse custo com o orçamento para a alteração das fundações, não é correto mas aceita-se, agora já é tarde para apresentar a conta.

Mas fez porque é profissional e não queria atrasar a obra.
    O DO e fiscal viram e aceitaram.
    Não faturou antes para ajudar o DO que estava com falta de liquidez no início da empreitada.
    Os argumentos/desculpas podem ser vários.
    O empreiteiro até pode não receber aquele dinheiro mas quase que aposto que no final o DO é que vai sair prejudicado
    Concordam com este comentário: Sirruper
  4.  # 4

Quando temos profissionais do lado da solucao, devemos recompensar. É o meu ponto de vista.
    Essa atitude vai- lhe sair cara. Quando precisar do empreiteiro depois vai lembrar-se desta atitude.
  5.  # 5

Colocado por: zedasilvaMas fez porque é profissional e não queria atrasar a obra.

Um profissional, não faz trabalhos a mais, sem estarem aprovados. No mínimo uma conversa com o dono de obra.

Colocado por: zedasilvaO DO e fiscal viram e aceitaram.

Aceitaram um trabalho executado, sem mais valias.

Colocado por: zedasilvaNão faturou antes para ajudar o DO que estava com falta de liquidez no início da empreitada.

Não tinha que faturar, tinha que apresentar orçamento. Isso da liquidez, não interessa para nada.

Colocado por: zedasilvaOs argumentos/desculpas podem ser vários.

Pois podem, mas não pegam.

Colocado por: zedasilvaO empreiteiro até pode não receber aquele dinheiro mas quase que aposto que no final o DO é que vai sair prejudicado

Isso é quase certo, não recebe de uma forma, vai tentar receber de outra, vai ser uma guerra até final da obra.
  6.  # 6

parece não haver capacidade de dialogo/negociação o que não é nada bom e muito mau para o processo dai que:

Colocado por: marco1se o clima é esse , não auguro nada boa continuação para a sua obra, seja prudente
  7.  # 7

Colocado por: SirruperQuando temos profissionais do lado da solucao, devemos recompensar. É o meu ponto de vista.
    Essa atitude vai- lhe sair cara. Quando precisar do empreiteiro depois vai lembrar-se desta atitude.

Exatamente, quando se confia e se contrata um empreiteiro decente, a confiança deve ser mutua.

Aconteceu exatamente a mesma situacao na minha obra, quando foi encontrada pedra ( e nao foi pouca) questionei de imediato por quanto iria ficar. Ainda nao tenho valores, mas confio no fiscal e no arquiteto que estiveram comigo e com o empreiteiro a analisar a situacao e como proceder.
    Sei perfeitamente que o empreiteiro avancou rapidamente com a remocao da pedra, pois tinha a empresa de betao pronta para a obra.

De certa forma, con a rapidez que pediu para rever o orcamento a seu favor, podia ou devia ter a mesma abordagem quando verificou que o orçamento ia aumentar devido a existencia de pedra.

Do DO, ate posso aceitar que achasse que era normal, mas certamente que o seu fiscal saberia que o custo ia aumentar...
  8.  # 8

Eu nunca vi orçamentos para partir pedra, até porque não se sabe que quantidade de pedra vão apanhar.

Os preços com picão são à hora.

Isso ficava logo acertado no orçamento do desaterro.
  9.  # 9

Colocado por: zedasilvaTanto o DO como o fiscal viram e não disseram nada. Isso implica a aceitação do trabalho extra.

Nao necessariamente...
    Em trabalhos OOS (out of scope) nunca vi um cliente dar aceitacao tacita. Alias... mais que uma vez o que vejo e o caso aqui descrito pelo JAndCC. E assumir que o cliente vai pagar e quando se pede ele responde com: entao mas ninguem disse que isto era trabalho extra para pagar, fizeram porque quiseram...

Por isso e que nos por norma nao fazemos nada OOS sem aprovacao previa do cliente.

Isto nas obras pode parecer estranho mas no mundo dos negocios e assim que funciona. Ninguem assume que o cliente vai pagar mais do que esta contratualizado sem confirmar com ele primeiro.

Eu neste caso ate pagava na mesma, mas deixava o alerta que trabalhos 'extra' primeiro confirmam-se e so depois se fazem.
    Concordam com este comentário: HideCode
  10.  # 10

Colocado por: dmanteigasIsto nas obras pode parecer estranho mas no mundo dos negocios e assim que funciona.

E nas obras também deveria funcionar assim.
    Aliás este trabalho era para ser assumido pelo empreiteiro, não fosse o DO a meio do campeonato vir dizer que as coisas são para ter regras.
    Como já se percebeu, quer o DO queira quer não, o empreiteiro vai receber este dinheiro e ainda mais uns trocos que ele certamente já estará a contabilizar
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  11.  # 11

Colocado por: dmanteigasEu neste caso ate pagava na mesma, mas deixava o alerta que trabalhos 'extra' primeiro confirmam-se e so depois se fazem.

Eu iria por aqui, mas tentando negociar um 50/50 com o aviso que a graça não é para se repetir.

Mas mais vale dar-lhe algum para não o deixar completamente indisposto.

É que pode dar-lhe um ataque de falta de brio para o resto da obra que pode sair muito mais caro ao DO.
  12.  # 12

Colocado por: ClioIIÉ que pode dar-lhe um ataque de falta de brio

Se ele for inteligente, vai-lhe dar um ataque mas é de excesso de zelo.
    Vais esmiuçar todas as falhas/omissões dos projetos e demais documentos para arranjar trabalhos a mais.
    Por muito bons que sejam os projetos, há sempre algo onde é possível justificar isto e aquilo.
  13.  # 13

Colocado por: zedasilva
    Se ele for inteligente, vai-lhe dar um ataque mas é de excesso de zelo.
    Vais esmiuçar todas as falhas/omissões dos projetos e demais documentos para arranjar trabalhos a mais.
    Por muito bons que sejam os projetos, há sempre algo onde é possível justificar isto e aquilo.

Ou isso, depende se ele é do tipo esperto ou vingativo.
  14.  # 14

Eu gostava de ver por aqui um post com o titulo "Empreiteiro com obra adiantada"

Do que sei, no que toca a calcular trabalhos a mais os empreiteiros andam todos ligeiros... mas quando toca a trabalhos a menos ou menor valias, vão-se esquecendo!

Do que li da questão colocada neste post, os artigos de obra que já foram fechados e pagos lá atrás, não é agora que se desenterram.
  15.  # 15

Colocado por: rpmmsantosDo que li da questão colocada neste post, os artigos de obra que já foram fechados e pagos lá atrás

Não sabemos se foram. Depende de como as coisas foram feitas.
    Quando toda a gente está de boa fé, é muito comum que trabalhos a mais iniciais, sejam pagos quando o DO tem dinheiro.
    Ou seja quando a obra já está mais adiantada e o banco disponibiliza mais verbas.
    É como se fosse um acordo de cavalheiros. O empreiteiro assume os custos sabendo que daqui a uns meses vai receber o dinheiro.
    A construção de uma moradia é um negócio e como em todos os negócios, tem que haver vantagens para as duas partes.
    Quando começa a haver vantagens apenas para uma das partes as coisas têm tendência a não correr bem
  16.  # 16

Vejo aqui alguma falta de cuidado se calhar (boa fé?) pela falta da formalização do serviço "extra" mas essencial para o bom decorrer da obra e falta de bom senso se ser inegociável por parte do DO falar com empreiteiro e tentar dividir custos e ficar bem esclarecido que numa próxima eventualidade, o assunto seja discutido de forma célere mas que ficasse aprovado pelo DO, senão, não havia lugar a pagamentos por serviços não contratados ou não revistos.

Já quer ir de faca na mão... É bom que tenha contactos de outros empreiteiros com vontade de fazer a obra xD
  17.  # 17

A boa fé é falar no momento certo e acordar entre ambos custos a mais que serão para mais tarde acertar.

Não é a meio ou final do campeonato lembrar-se de algo que não foi discutido e acertado.

Surpresas quando se trata de contas a pagar/receber sem estarem acordadas não costumam correr bem.
  18.  # 18

Colocado por: rpmmsantosSurpresas quando se trata de contas a pagar/receber sem estarem acordadas não costumam correr bem.

Hoje a maioria dos descritivos das propostas de orçamentos são todos muito similares pois são copy past uns dos outros.
    Eu diria que o descritivo dos trabalhos de escavação está feito de forma a defender o empreiteiro.
    Se assim for, ele já ganhou direito a trabalhos a mais. Basta só depois conseguir justificar o porquê de até ao momento não ter apresentado os custos desse trabalho a mais
  19.  # 19

Colocado por: zedasilvaBasta só depois conseguir justificar o porquê de até ao momento não ter apresentado os custos desse trabalho a mais

Porque sabia que existia um erro no orçamento, que lhe permitia assumir o custo extra da escavação, quando o dono de obra descobriu esse erro, e quis a menor valia para ele, ele teve que apresentar o custo extra da escavação em rocha.
  20.  # 20

Colocado por: PickaxePorque sabia que existia um erro no orçamento, que lhe permitia assumir o custo extra da escavação, quando o dono de obra descobriu esse erro, e quis a menor valia para ele, ele teve que apresentar o custo extra da escavação em rocha.

Isso são pormenores :))
    O que é garantido é que ele tem direito ao trabalho a mais.
    Como justificar o porque de ainda não os ter faturado é que pode dar mais trabalho

0.0320 seg. NEW