Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: pedrodmsousa

Este é o caminho. Falar diretamente com o empreiteiro. Mostrar-lhe que foram trabalhos executados sem o seu aval, e portanto que consideraria que estavam incluidos na terrapalangem.

Dependendo do seu mood, pode tentar chegar a negociar 50/50 se achar que faz sentido, ou não.

EDIT: Aproveite para comparar outras propostas que teve, e ver o preço da terraplanagem a ver se essa não foi a mais barata...

Pode ter sido como as obras do Metro ou de outras infraestruturas públicas... O mais barato ganha. Depois há os tais ajustes de contas :)

Não foi o mais barato e a terraplenagem para outros orçamentos era o dobro, portanto...
  2.  # 2

Colocado por: luisrds

É o que me tem parecido quase desde o inicio da conversa.

Já a mim parece que o sr é da área da venda de serviços e está dorido
  3.  # 3

Olhem, obrigado a todos.
    Não comentarei mais sobre este assunto.

Cumprimentos
  4.  # 4

Colocado por: JAndCC

Não foi o mais barato e a terraplenagem para outros orçamentos era o dobro, portanto...

Pode já ter argumentos para contraria as cotas extras então.

Mas veja no contrato se não há nada que diga no processo de terraplanagem, no caso de encontrar pedra, faz-se X, Y ou Z.....
  5.  # 5

Colocado por: pedrodmsousaO JAndCC não responde a metade das questões aqui perguntadas de forma a que se possa perceber os motivos e situações.

Nomeadamente o que está no contrato/orçamento sobre as escavações
  6.  # 6

Colocado por: PickaxeNomeadamente o que está no contrato/orçamento sobre as escavações

Deve dizer qualquer coisa do género:
    Escavação ou aterro em terrenos brandos …
  7.  # 7

Colocado por: JAndCCmas pela pessoa que sou, vida profissional etc, não permito que ele saia disto a pensar que me ganhou.

Traduzindo, é uma questão de ego, para quem ainda não percebeu.

Colocado por: JAndCCAinda não falei diretamente com ele sobre o assunto.

Mas no entanto já se escreveram páginas de teorias num fórum, sobre algo que poderia ser resolvido com 5min de frontalidade e diplomacia perante a pessoa que verdadeiramente interessa para o caso, o empreiteiro. Tanta confiança, tanta certeza e tanta falta de coragem e frontalidade para resolver o assunto.

Colocado por: JAndCCNão comentarei mais sobre este assunto.

É normal, não obteve a validação por maioria, é uma chatice.
    Acho que todos concordamos com essa decisão, em vez de perder tempo aqui, vá falar com o empreiteiro e vai ver que chegam a um entendimento e siga com a construção da melhor maneira. Boa sorte.
  8.  # 8

Colocado por: JAndCCJá a mim parece que o sr é da área da venda de serviços e está dorido

Dou aulas de natação. Mas não sei é nadar!
  9.  # 9

Colocado por: JAndCCO Zé se for às compras, escolhe os torresmos no talho a 5€ o kg, mas depois chega a caixa e cobram 7€, e o Zé paga e não bufa.

Meu caro, se queria essa analogia, comprava um imóvel pronto a habitar, 5€ no CPCV e na escritura aparecia 7€, depois lá iam confirmar que no CPCV(talho), tinha 5€, e na caixa(escritura), iam confirmar os 5€.

Já cheguei a fazer vários desaterros com a empresa de terraplanagem com toda a maquinaria, davam orçamento pelos m3, se apanhasse pedra, cada hora de martelo seria cobrado a 80€ hora, ponto.
  10.  # 10

Colocado por: Varejote

Meu caro, se queria essa analogia, comprava um imóvel pronto a habitar, 5€ no CPCV e na escritura aparecia 7€, depois lá iam confirmar que no CPCV(talho), tinha 5€, e na caixa(escritura), iam confirmar os 5€.

Já cheguei a fazer vários desaterros com a empresa de terraplanagem com toda a maquinaria, davam orçamento pelos m3, se apanhasse pedra, cada hora de martelo seria cobrado a 80€ hora, ponto.

Mas você tinha essa informação antes da obra, certo? Pois, comigo é diferente. Não queira misturar as coisas porque não tem nada a haver.
    Se eu fosse informado de tal facto, ou dizia sim ou dizia não. E arcava com a decisão.
    Concordam com este comentário: r.v
  11.  # 11

Colocado por: Ruikode
    Traduzindo, é uma questão de ego, para quem ainda não percebeu.

Mas no entanto já se escreveram páginas de teorias num fórum, sobre algo que poderia ser resolvido com 5min de frontalidade e diplomacia perante a pessoa que verdadeiramente interessa para o caso, o empreiteiro. Tanta confiança, tanta certeza e tanta falta de coragem e frontalidade para resolver o assunto.

É normal, não obteve a validação por maioria, é uma chatice.
    Acho que todos concordamos com essa decisão, em vez de perder tempo aqui, vá falar com o empreiteiro e vai ver que chegam a um entendimento e siga com a construção da melhor maneira. Boa sorte.

Não tem haver com isso... Tive opiniões contrárias e outras que perceberam a situação.
    Estamos num fórum onde existe muita gente da área da construção e por esse motivo é que se dá um grande ênfase a fiscalização, ao trabalho do arquiteto, ao empreiteiro... Etc.
    Quantas vezes já se ouviu a dizer: "escolheu o mais barato não foi?" sem sequer terem lido as coisas corretamente?
    Ao pessoal do fórum (profissionais da área) interessa falar em preços altos, meter medo, etc.
    Lucram com isso.

Mas quantas vezes o preço não é sinónimo de qualidade?!

Eu não escolhi o empreiteiro mais barato nem mais caro.

E no orçamento de terraplanagem, tenho vários valores abaixo (dos que discriminaram essa parte), alguns em metade...

Enfim, é o mercado.

Tenho a certeza que se a história fosse ao contrário, já o DO tinha sido um burro por isto e por aquilo...
    •  
      marco1
    • há 2 dias editado

# 12

pessoalmente sinto-me ofendido com os seus comentários
    a mim não me interessa meter medo
    a mim irrita-me pessoas que poe uma questão e tudo o que não seja ah sim senhora tem toda a razão, força para cima dele etc..., partem logo para fazer juizos de valor de quem por aqui anda que se limita a esmiuçar as questões nos seus mais diversos angulos com o intuito de ajudar, aprender com os outros com outras visões.
    enfim
    Concordam com este comentário: jorgealves, dmanteigas, tronchudas
  12.  # 13

Colocado por: marco1pessoalmente sinto-me ofendido com os seus comentários
    a mim não me interessa meter medo
    a mim irrita-me pessoas que poe uma questão e tudo o que não seja ah sim senhora tem toda a razão, força para cima dele etc..., partem logo para fazer juizos de valor de quem por aqui anda que se limita a esmiuçar as questões nos seus mais diversos angulos com o intuito de ajudar, aprender com os outros com outras visões.
    enfim
    Concordam com este comentário:jorgealves

Não falei de si, longe de mim. Você um dos mais meritórios user deste espaço. Se sentiu atingido, não sinta. Você é o último a quem eu dirigia o que disse.

Posto isto, 'tudo' aqui no forum está inflacionado. Quem está a construir no mundo real, sabe que é verdade.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  13.  # 14

Custa a crer que um empreiteiro com essa envergadura que descreve não salvaguarde no contrato o possivel aparecimento de pedra. Procure bem no contrato, poderá estar fora do capitulo da terraplanagem.
  14.  # 15

Colocado por: carlota74Custa a crer que um empreiteiro com essa envergadura que descreve não salvaguarde no contrato o possivel aparecimento de pedra. Procure bem no contrato, poderá estar fora do capitulo da terraplanagem.

No contrato ainda não tive oportunidade de ver, mas no orçamento está:
    Terraplanagem geral do terreno para implantação da obra de acordo com o projeto de estabilidade, incluindo medidas cautelares de escoramentos e entivação se necessário. Carga, transporte e descarga vazadouro.

Execução de escavação para abertura de caboucos para fundações em medidas de acordo com o projeto de especialidade de estabilidade, incluindo medidas cautelares de escoramentos e entivação se necessário. Carga, transporte e descarga vazadouro, em:

- Sapatas isoladas
    - Vigas fundação
  15.  # 16

Colocado por: carlota74Custa a crer que um empreiteiro com essa envergadura que descreve não salvaguarde no contrato o possivel aparecimento de pedra. Procure bem no contrato, poderá estar fora do capitulo da terraplanagem.

E se não estiver, não pago?
    A questão é que isto irrita-me. Se ele tivesse falado logo no início que isto tinha um custo de x hora, ou x pelo trabalho, eu até diria que sim, assim como disse que sim á mudança de preço por causa da fundação. Mas era na altura, não era quase um ano depois, misturando o preço numa revisão que ele se enganou para ver se passava... Ele tentou fazer de mim parvo.
  16.  # 17

Caro JAndCC,

Um conselho de alguém que está a terminar a construção da casa: é importante encontrar um equilíbrio, nem tanto a terra, nem tanto ao mar. Tente não ser demasiado agressivo com o empreiteiro logo de início, senão pode acabar por sair prejudicado. Se mantiver a postura que tem demonstrado no fórum, é provável que o empreiteiro se sinta atacado, o que pode levar à rescisão do contrato e a ter de recomeçar todo o processo.

É apenas o meu conselho.
  17.  # 18

A questão é ao contrário. Se estiver no orçamento tem que pagar. Leve isso com calma porque o empreiteiro não pode nem deve ser seu inimigo...
  18.  # 19

Eu, um simples dono de obra e com pouco conhecimento destas matérias, estou certo de uma coisa: este nível de agressividade latente por parte do JandCC não contribuirá em nada para um desfecho positivo na negociação com o empreiteiro, independentemente de quem tenha razão.
  19.  # 20

Colocado por: rcd2023Eu, um simples dono de obra e com pouco conhecimento destas matérias, estou certo de uma coisa: este nível de agressividade latente por parte do JandCC não contribuirá em nada para um desfecho positivo na negociação com o empreiteiro, independentemente de quem tenha razão.

A agressividade é só aqui no teclado...

0.0472 seg. NEW