Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Recentemente comprei uma moradia em banda com uma área de jardim nas traseiras de cerca de 75m2.
    Os terrenos de ambos os lados não se encontram construídos, sendo a minha a única moradia construída no loteamento.

Na traseira da casa para o jardim, situa-se a cozinha, onde existe uma varanda com cerca de 6m de largura com 3 degraus para o jardim.

O que tinha idealizado era, demolir esta varanda e ter os 3 degraus diretamente da porta de saída da cozinha para o jardim, sendo que seria efetuado um patamar completo ao nível do jardim.

Aqui, o que pretendia era efetuar um alpendre, com cobertura e laterais fechadas, com toda a frontal para a restante área de jardim em caixilharia de correr, sendo possível abrir na totalidade.

Não sei se me estou a explicar bem no pretendido, mas nesta fase o que precisava de saber era das implicações ou possibilidades para execução deste tipo de obra, ao nível legal e de licenciamento. Alguém tem conhecimento sobre as regras aplicáveis para este tipo de construções?

Deixo aqui uma foto da traseira da moradia para melhor se perceber o pretendido.

Traseira

Obrigado. Cumprimentos, Ricardo Correia
    • RCF
    • 21 agosto 2023

# 2

apesar de poder depender de município para município, em princípio, isso necessita de projeto e licenciamento municipal
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardofcorreia
  2.  # 3

è um aobra que carece de licenciamento, em qq municipio. Como aumenta as áreas bruta de construção e de implantação , pode até nem ser possivel.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 4

Olá. Contacte um Arquitecto da sua zona, mostre-lhe os documentos que tem da casa. Sobretudo o numero de alvará de loteamento para que ele possa consultar o processo na câmara. O que quer, pode até nem ser possivel. E certamente terá muito "fiscal" aquando da construção dos seus futuros vizinhos. Não se aventure com candongas. Boa sorte.
  4.  # 5

Exato, tinha ideia de ser algo complexo.
    Coloquei esta questão porque numa moradia de um familiar, já com mais de 20 anos de existência, fez a mesma coisa. Na altura também não tinha ainda vizinhos e creio que ainda hoje não se encontra licenciado.

Obrigado pelas dicas. Vou seguir o conselho e consultar um arquiteto para o efeito.
    Não conheço nenhum em particular, mas caso alguém recomende algum na zona de Braga, agradeço.
  5.  # 6

Colocado por: ricardofcorreiaExato, tinha ideia de ser algo complexo.
    Coloquei esta questão porque numa moradia de um familiar, já com mais de 20 anos de existência, fez a mesma coisa. Na altura também não tinha ainda vizinhos e creio que ainda hoje não se encontra licenciado.

Obrigado pelas dicas. Vou seguir o conselho e consultar um arquiteto para o efeito.
    Não conheço nenhum em particular, mas caso alguém recomende algum na zona de Braga, agradeço.

Se quiser, clique no meu nome, e verá um email. Pode enviar-me mais informação por aí. Somos Arquitectos em Cabreiros, Braga Oeste.

0.0087 seg. NEW