Boa noite alguem me pode ajudar? Eu comprei uma casa em novembro que tem uma caldeira Roca Victoria 20/20 depois de andar meses com pressao a 0 pois nao fazia ideia em janeiro quando liguei o aquecimento central o meu pai disse me que tinha a pressao a 0 e que nao era normal. Atenção nem eu nem ele percebemos disto. Chamei um tecnico e ele esteve a explicar como fazia para aumentar a pressao tirou agua pela bucha preta debaixo foi ao vazo de expansao mexeu em qualquer coisa saiu ar e a pressao baixou e limpou tudo, ligou o aquecimento central voltou a desligar so para banho voltou a subir a pressao ate ao indicado e ficou supostamente tudo ok porem ele disse que precisava de um vaso de expansao novo porque este estava roto mas que so no proximo inverno se nao usa se o aquecimento central estava tudo bem. Os meses (6meses) foram passando e ontem domingo vi que a pressao voltou a 0.5. Entao eu peguei rodei a bucha preta por baixo e saiu agua subiu um pouco e com medo fechei. Reparei que estava a pingar sem parar e a pressao a baixar nais rapido. Chamei um tecnico 24h e ele veio tirou a agua pela bucha preta subiu a pressão, e foi ao vazo de expansao e tirou ar e a pressao voltou a cair. Ele disse me olhe esta caldeira é antiga tem muitos anos provavelmente vai ter que trocar peças como a valvula (400€) o vaso de expansao (250€) e disse me que a chama era inconcistente, ou seja ela acende volta um bocado acende volta ao normal, e que nao era normal isso acontecer e que se eu quisesse que ele metia me um esquentador volcano etc. O que é certo é que ele saiu. E a pressao agora nem 2h dura. Liguei para quem me fez a manutenção e assistência tecnica JJC e ele disseram que o tecnico que veio ca nao percebia nada que era normal a chama porque é o sistema de regulagem o vaso de expansao ja que nao usava o aquecimento central para ja nao fazia mal e que no massimo substituita o bujaozito preto mas para nao me preocupar que eu tinha a manutenção periodica e que o gajo esteve me a mexer no vaso de expansao é normal que ela me baixe. Agora o que é certo é que agora eu regulo a pressao e ela esta constantemente a baixar de 2h em 2h. Alguem por favor me ajude e me diga o que fazer se posso tomar banhos assim, acha que deveria trocar para esquentador. Já nao sei o que fazer. Eu tenho tudo no minimo porque aquece bem assim
1º trocar para esquentador vai abdicar do aquecimento. 2º Se realmente precisar de trocar o equipamento e a instalação permitir instalar uma caldeira de condensação era pelo que optava de forma a não abdicar do aquecimento central. 3º quanto a avaria em si tenho que corroborar com a opinião do técnico da Assistência,
Em relação à duvida não convém trabalhar sem pressão, mas também não é benéfico para o equipamento estar sempre a repor água. A válvula de gás opera em 3 escalões, se nunca apaga/falha a chama em no funcionamento, está a operar de forma correta.