Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Escrevo porque estou a cosntruir uma casa e apesar não faser parte do projeto, tenho o construtor a falar-me do VMC (presumo que a de fluxo cruzado) como sendo uma investimento quse obrigatório.

    Consultei o arquiteto para conhecer a sua opinião e na verdade o que disse foi que não vê grande necessidade numa cada que seja bem construída.

    Valorizo sempre a opinião de ambos! No entanto, neste caso concreto as opiniões não são coincidentes.

    Deste modo gostaria de contar com a vossa ajuda para conhecer melhor quais as vantagens da instalação de um sistema deste género.

    Nota: sei que há alguns tópicos em que é dada resposta a estas questõe, no entanto, como alguns são já bastante antigos não sei até que ponto é que as informações que nele constam se mantêm válidas.

    Cumprimentos
    Marco
  2.  # 2

    Como quer a sua equipa de projecto efetuar a renovação de ar obrigatória e controlar a umidade do interior da habitação.

    Cá para mim estão a propor grelhas na caixilharia ou por cima da das mesmas.
    Concordam com este comentário: mcobrg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcobrg
  3.  # 3

    Este é um dos temas mais discutidos aqui no fórum. Todos os argumentos para instalar uma VMC numa construção nova são válidos, em detrimento da solução tradicional que são as grelhas de ventilação nos vãos de janelas ou nas caixas de estores.

    Para o Dono de Obra, a diferença de custo entre uma e outra é que pode importar, pois estamos a falar numa diferença na ordem de +5000€ (pelo menos) para meter uma VMC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcobrg
  4.  # 4

    Na minha opinião as vantagens da VMC superam em muito a solução das grelhas sejam elas na caixilharia ou em qualquer outro lugar.

    A VMC incrementa um custo inicialmente mas vai ser recuperado ao longo da vida da habitação além de ainda conseguir ter mais conforto térmico, melhor controlo de humidade, ar mais limpo (melhor para a saúde).

    Já as grelhas levam a percas térmicas ainda consideráveis e deixam sempre entrar mais poeiras, tem a vantagem de custo inicial reduzido mas acaba por a longo prazo gastar mais em climatizaçã.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcobrg
  5.  # 5

    a VMC acaba por ser obrigatória pois é a única forma de controladamente fazer a necessária renovação do ar interior, podendo ser a mais simples com entradas de ar autoreguladas nas fachadas ou na caixa de estores ou as mais completas e complexas de duplo fluxo com recuperação de calor, tendo que fazer parte da solução termica global de nada serve ter uma VMC XPTO se não existe uma climatização adjacente, falar de recuperação de calor somente é possivél se ele existir pois a VMC não é um sistema de climatização.

    a escolha entre os diferentes sistemas tem que levar obviamente em conta uma serie de fatores nomeadamente: uso, diferença de temperaturas int/ext, condições ambientais exteriores, etc, etc
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  6.  # 6

    Ambas as soluções podem ser válidas, a qualidade e diferença das opções dependem do estudo térmico efetuado e do tamanho da sua carteira.
  7.  # 7

    Colocado por: BigmouseComo quer a sua equipa de projecto efetuar a renovação de ar obrigatória e controlar a umidade do interior da habitação.

    tem de saber como o tal arquiteto responde a isto. A resposta que ele lhe deu não é nada.
  8.  # 8

    Colocado por: BigmouseComo quer a sua equipa de projecto efetuar a renovação de ar obrigatória e controlar a umidade do interior da habitação.

    Cá para mim estão a propor grelhas na caixilharia ou por cima da das mesmas.
    Concordam com este comentário:mcobrg
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mcobrg


    Sim, é mesmo dessa forma que está previsto!
  9.  # 9

    Já agora,
    Colocar as grelhas de ventilação nas sancas das cortinas? Faz sentido?
  10.  # 10

    Alguém?
  11.  # 11

    Colocado por: Bragas VAlguém?
    uma das e presas que me deu orçamento disse que era de evitar, mas já tive outro que disse não haver problema, fiquei na mesma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  12.  # 12

    eu sempre que possível opto por colocar as insuflações nas sancas dos cortinados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  13.  # 13

    Mas não vamos ter os cortinados sempre a abanar?

    O técnico diz que não porque o caudal é muito reduzido, mas também indicou que a decisão podia ser minha..
  14.  # 14

    Colocado por: Bragas VMas não vamos ter os cortinados sempre a abanar?

    O técnico diz que não porque o caudal é muito reduzido
    a velocidade é praticamente imperceptível
  15.  # 15

    Não querendo abusar da sua boa vontade.

    A grelha fica na horizontal (teto da sanca), ou na vertical (lateral da sanca)?

    Porque ficando na orizontal, pode dificultar a colocação da calha para o cortinado.
  16.  # 16

    Colocado por: Bragas Vou na vertical (lateral da sanca)?
    prefiro esta opção, mas ao outra também é possível fica é visível
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  17.  # 17

    Colocado por: jorgealvesprefiro esta opção, mas ao outra também é possível fica é visível


    Jorge, falamos de grelhas de ventilação numa casa sem VMC ou grelhas de insuflação num sistema de VMC?

    Tipo isto?
      20210118_142800.jpg
  18.  # 18

    Colocado por: rpmmsantosfalamos de grelhas de ventilação numa casa sem VMC ou grelhas de insuflação num sistema de VMC?
    estava a falar de VMC,
    a imagem que postou se tiver um ventilador central é uma VMC de simples fluxo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos
  19.  # 19


    a imagem que postou se tiver um ventilador central é uma VMC de simples fluxo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rpmmsantos


    Tenho esta imagem como exemplo para grelhas de ventilação em caixas de estores, o típico dos projetos de ventilação.
  20.  # 20

    Colocado por: rpmmsantos

    Jorge, falamos de grelhas de ventilação numa casa sem VMC ou grelhas de insuflação num sistema de VMC?

    Tipo isto?
      20210118_142800.jpg


    Eu falava na outra “parede” da sanca.. até porque nessa parede, dificilmente tem espaço para a tubagem..
 
0.0210 seg. NEW