Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Todos nós chegamos à conclusão que o pacote mais habitação é muito limitado, que medidas tomariam para melhorar o problema da habitação?

    Ficam aqui algumas sugestões:

    - baixar os impostos aos senhorios, o estado ganha 28% sem fazer nada.
    - baixar o valor das escrituras, fica em mais de 3.000,00 €.
    - subsidio a quem mora a mais de 50 kms do local de trabalho.
    - limitar as comissões das imobiliárias, só a comissão aumenta o valor da casa em 4/5%.
    - incentivar a construção de casas de valor acessível e sem grandes luxos.
    - melhorar os transportes públicos para fora dos grandes centros urbanos.
  2.  # 2

    Colocado por: zepedro1972Todos nós chegamos à conclusão que o pacote mais habitação é muito limitado, que medidas tomariam para melhorar o problema da habitação?

    Ficam aqui algumas sugestões:

    - baixar os impostos aos senhorios, o estado ganha 28% sem fazer nada.
    - baixar o valor das escrituras, fica em mais de 3.000,00 €.
    - subsidio a quem mora a mais de 50 kms do local de trabalho.
    - limitar as comissões das imobiliárias, só a comissão aumenta o valor da casa em 4/5%.
    - incentivar a construção de casas de valor acessível e sem grandes luxos.
    - melhorar os transportes públicos para fora dos grandes centros urbanos.


    Isto ainda não é a Venezuela.
    • AMVP
    • 22 agosto 2023

     # 3

    Colocado por: VarejoteIsto ainda não é a Venezuela.

    Ser é, já que limitam a atualização das rendas.
    • AMVP
    • 22 agosto 2023

     # 4

    Colocado por: zepedro1972subsidio a quem mora a mais de 50 kms do local de trabalho.

    Com essa não concordo, visto que pode ser opção e não necessidade.
    Concordam com este comentário: TMMJ
  3.  # 5

    IVA na construção a 6%
    Concordam com este comentário: diouf_matos, TMMJ
  4.  # 6

    Ninguém é obrigado a vender através de imobiliária, pelo que realmente com essa também não concordo;
    Subsidio por morar longe do trabalho? Qual a ligação?
    Redução no IVA da construção sim, construção de casas de valor acessível, parece me subjetivo, hoje em dia, é difícil construir barato, dentro das regras estabelecidas a não ser que se comece a reduzir muito o tamanho das casas, sendo que se calhar e comparativamente com outros países, construímos "grande"
    Melhorar transportes públicos não me parece que vá interferir com o preço das casas(embora seja algo muito importante de ser feito), mas gostava de perceber a conexão das coisas...
  5.  # 7

    Pegando nas suas sugestões:

    Colocado por: zepedro1972- baixar os impostos aos senhorios, o estado ganha 28% sem fazer nada.

    Concordo

    Colocado por: zepedro1972- baixar o valor das escrituras, fica em mais de 3.000,00 €.

    Não sei que impacto teria mas ok

    Colocado por: zepedro1972- subsidio a quem mora a mais de 50 kms do local de trabalho.

    Já existe. Não cobre todos os casos mas existe. Se calhar podiam incentivar as empresas a abrir fora dos grandes centros urbanos através de benefícios fiscais (que se vejam) durante pelo menos 10~15 anos.

    Colocado por: zepedro1972- limitar as comissões das imobiliárias, só a comissão aumenta o valor da casa em 4/5%.

    Só paga quem quer. O Estado não pode limitar o preço dos bens e serviços privados senão é como o Varejote diz.

    Colocado por: zepedro1972- incentivar a construção de casas de valor acessível e sem grandes luxos.

    Esta não percebi. Incentivar quem e como? Com palavras?

    Colocado por: zepedro1972- melhorar os transportes públicos para fora dos grandes centros urbanos.

    Melhorar os transportes de fora para dentro dos centros urbanos? Concordo
  6.  # 8

    Colocado por: AMVP
    Ser é, já que limitam a atualização das rendas.


    Quando o pacote vetado for aprovado, ainda ficamos mais perto da Venezuela.
  7.  # 9

    Imposto de 50% para fundos imobiliários que não metam as casas a arrendar e que as mantenham no portfólio mais que um ano sem qualquer utilização.
    • AMVP
    • 22 agosto 2023

     # 10

    Colocado por: diouf_matosdentro das regras estabelecidas

    Se calhar as regras têm de ser alteradas.
    • argo
    • 22 agosto 2023

     # 11

    Para mim onde está o maior componente da solução é no mercado do aluguer.

    O maior problema no mercado de aluguer é a não confiança dos proprietários, em muito devido a regulamentaçoes de navegação à vista. Regulamentação essa que tenta harmonizar um mercado totalmente desviante, mas que acaba por ser o cerne da anormalidade.

    Por mim era feito um reset a estas todas regras, regrinhas, regretas, e exceções e **** de solucoes por decreto. Atenção que sou totalmente de acordo que a regulamentação de areas da sociedades em que há desequilíbrios, mas neste caso é preciso recomeçar e tentar criar um mercado de aluguer saudável. Casas ha muitas e senhorios também quando sentirem que há rendimentos a serem feitos com confiança.
    Concordam com este comentário: zepedro1972, Carvai
  8.  # 12

    Colocado por: argoPara mim onde está o maior componente da solução é no mercado do aluguer.

    O maior problema no mercado de aluguer é a não confiança dos proprietários, em muito devido a regulamentaçoes de navegação à vista. Regulamentação essa que tenta harmonizar um mercado totalmente desviante, mas que acaba por ser o cerne da anormalidade.

    Por mim era feito um reset a estas todas regras, regrinhas, regretas, e exceções e **** de solucoes por decreto. Atenção que sou totalmente de acordo que a regulamentação de areas da sociedades em que há desequilíbrios, mas neste caso é preciso recomeçar e tentar criar um mercado de aluguer saudável. Casas ha muitas e senhorios também quando sentirem que há rendimentos a serem feitos com confiança.


    Isso bastava que as regras de despejo funcionassem rapidamente, mas como não funcionam fica tudo como está. Neste momento eu estava interessado em comprar um imóvel por via judicial, no entanto como está a habitar um casal de idosos, e eles já meteram um advogado para atrasar o máximo possível tudo (inclusive a venda), já desisti de comprar.
    Concordam com este comentário: zepedro1972
    • AMVP
    • 22 agosto 2023

     # 13

    Colocado por: argoCasas ha muitas e senhorios também quando sentirem que há rendimentos a serem feitos com confiança.

    Acredito que haja, olhe eu olho à minha volta e o que vejo são casas ocupadas. Sim, é verdade se for para o centro de Lisboa vou encontrando prédios vazios, mas até isso é cada vez menos frequente. Se resto, o que vejo são casas ocupadas, as desocupadas são poucas em zonas residenciais. Por aqui as que vou vendo desocupadas durante anos e anos são propriedade do Estado, é um contrassenso mas é o que vejo.
    • AMVP
    • 22 agosto 2023

     # 14

    Colocado por: macinblack

    Isso bastava que as regras de despejo funcionassem rapidamente, mas como não funcionam fica tudo como está. Neste momento eu estava interessado em comprar um imóvel por via judicial, no entanto como está a habitar um casal de idosos, e eles já meteram um advogado para atrasar o máximo possível tudo (inclusive a venda), já desisti de comprar.

    Essa é outra, com a pretensão de proteger as pessoas mais velhas, quem é que arrenda casas a pessoas acima dos 60 anos? e estas pessoas também necessitam de casas, digo eu.
  9.  # 15

    Quando os senhorios sentirem confiança começam a por os imóveis no mercado de arrendamento, agora enquanto demorar 2 anos a por um caloteiro na rua não há mercado que resista. Os inquilinos honestos pagam a factura por causa da lei que proteje os desonestos.
    Concordam com este comentário: zepedro1972, sognim, Carvai
  10.  # 16

    Colocado por: elfo106Pegando nas suas sugestões:


    Concordo


    Não sei que impacto teria mas ok



    Já existe. Não cobre todos os casos mas existe. Se calhar podiam incentivar as empresas a abrir fora dos grandes centros urbanos através de benefícios fiscais (que se vejam) durante pelo menos 10~15 anos.


    Só paga quem quer. O Estado não pode limitar o preço dos bens e serviços privados senão é como o Varejote diz.


    Esta não percebi. Incentivar quem e como? Com palavras?


    Melhorar os transportes de fora para dentro dos centros urbanos? Concordo


    Quanto se revende um imóvel tenta-se recuperar todo o investimento feito, incluindo o valor da escritura.

    Baixar impostos sobre esse tipo de construção, o estado vender terrenos num valor mais acessível tendo a condição de ser esse tipo de habitação, etc...
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  11.  # 17

    Colocado por: AMVP
    Essa é outra, com a pretensão de proteger as pessoas mais velhas, quem é que arrenda casas a pessoas acima dos 60 anos? e estas pessoas também necessitam de casas, digo eu.


    Exacto, tanto querem proteger os inquilinos que acabam por criar um problema para um determinado grupo etário (que é o que tentam proteger). Se os despejos fossem fáceis e rápidos (quando houvesse matéria que o justificasse, obviamente), os senhorios já podiam alugar casas a qualquer um (novos, velhos, com filhos menores, etc.).
  12.  # 18

    Colocado por: AMVP
    Se calhar as regras têm de ser alteradas.


    Refiro-me do Ponto de vista técnico, a malta fala do bidé ser desnecessário (concordo) mas não é isso que encarece a obra, mas era uma forma de reduzir custos.

    Refiro-me à vertente estrutural e térmica sobretudo.
    Interrogo o que pretendia alterar na construção da casa para que fosse mais barato construir (deste ponto de vista e nao do burocrático e impostos)?
  13.  # 19

    Metade dos ministérios, universidades, institutos, organismos e serviços públicos que se encontram em Lisboa e Porto para distritos de interior.
    Concordam com este comentário: diouf_matos, TMMJ, oliveira99
  14.  # 20

    Colocado por: macinblackImposto de 50% para fundos imobiliários que não metam as casas a arrendar e que as mantenham no portfólio mais que um ano sem qualquer utilização.


    esta para mim seria a mais importante, e não só aos fundos mas a qualquer investidor, pois continua-se a ver muita casa vazia que está ali porque sim, porque em muitos casos trata-se de alguem com posses que está a acumular patrimonio apenas.
 
0.0229 seg. NEW