Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

tenho um projecto aprovado para construir casa..no entanto no projecto de arquitetura as janelas/portas tem 2,5m de altura...alguem sabe se é possível reduzir uns 20/30cm da altura a quando da construção da moradia sem ter que alterar o projeto? A alteração pode ser feita nas telas finais?
    • marq
    • 22 agosto 2023

# 2

Porquê não disse isso ao seu arquiteto antes de submeter o projeto a aprovação?
    Veja se essa alteração possa influenciar a estrutura aprovada. Pode ficar mais simples, não sei sem ver o projeto.
    Pode fazer a alteração durante a construção e corrigir nas telas finais ou submeter já as alterações e evitar ter que executar telas finais.
    Concordam com este comentário: marco1
  2.  # 3

e sem parar a obra.
    veja é se o certificado termico bate certo
    isto são coisas para o coordenador de projeto estar em cima.
    já agora porque quer reduzir?
  3.  # 4

So soube da altura das janelas apos estar tudo aprovado...Quero reduzir por uma questão financeira..portas e janelas com 2,5m são medidas fora do "padrão normal"
  4.  # 5

Mas é ou não possível reduzir?
  5.  # 6

Então mas não acompanhou o projeto? O arquiteto não lhe forneceu o que apresentou na câmara?

Colocado por: Ana Andradeportas e janelas com 2,5m são medidas fora do "padrão normal"

Quais são as medidas padrão?
  6.  # 7

Colocado por: powerPTEntão mas não acompanhou o projeto? O arquiteto não lhe forneceu o que apresentou na câmara?

Quais são as medidas padrão?

Quem colocou aqui a questão foi...se souber a resposta agradeço.. senão..passamos a frente
    Concordam com este comentário: rpmmsantos, BrunoFranco
  7.  # 8

Oh, realmente com essa atitude vai longe...

Pode ser possível ou pode nao ser, fale com o arquiteto.
  8.  # 9

Ana
    claro que é possivel, agora os procedimentos para isso é que podem variar muito consoante várias premissas que por aqui desconhecemos.
    não percebo é porque não fala com o seu arquiteto que tambem deve ser o coordenador de projeto, isto para aferir e conjugar as tais premissas que falo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Andrade
  9.  # 10

Ana, já pediu orçamentos para a caixilharia com 2,5m e com 2,15m? A diferença até poderá ser suportável. Digo isso porque também me surpreendi. Claro que há diferença, mas não é tão assustadora como eu imaginava. E esteticamente é outra coisa.
  10.  # 11

Colocado por: alexandrapinheiroAna, já pediu orçamentos para a caixilharia com 2,5m e com 2,15m? A diferença até poderá ser suportável. Digo isso porque também me surpreendi. Claro que há diferença, mas não é tão assustadora como eu imaginava. E esteticamente é outra coisa.
    sem falar que se reduzir a altura das janelas tem de “encher” acima das janelas, ou seja acaba por gastar também
    • argo
    • 22 agosto 2023

# 12

E o arquitecto mais € por as alterações nas telas finais.
  11.  # 13

Colocado por: alexandrapinheiroAna, já pediu orçamentos para a caixilharia com 2,5m e com 2,15m? A diferença até poderá ser suportável. Digo isso porque também me surpreendi. Claro que há diferença, mas não é tão assustadora como eu imaginava. E esteticamente é outra coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ana Andrade

Já pedi..e a diferença é significativa..mas no entanto vou questionar o arquitecto a ver se vale a pena ou não...por causa das alterações que tem que ser feitas ou não no projeto aprovado
  12.  # 14

Eu diria que mexer na altura das janelas altera a fachada logo terá de submeter projeto de alterações na câmara.

Se as portas forem interiores, poderá ser apresentado (ou não) em telas finais. No meu projeto tenho portas interiores de 2,4 metros e não gostei depois de ver exemplos. Já decidi alterar para medida standard.
  13.  # 15

Colocado por: Ana Andradetenho um projecto aprovado para construir casa..no entanto no projecto de arquitetura as janelas/portas tem 2,5m de altura...alguem sabe se é possível reduzir uns 20/30cm da altura a quando da construção da moradia sem ter que alterar o projeto? A alteração pode ser feita nas telas finais?

Olá.
    Depende da sua Câmara. Umas implicam, outras nem querem saber. O que diz o seu Arquitecto a respeito? Melhor que nós, ele saberá como funciona a câmara em causa.

Já agora, pediu orçamentos para as duas alturas só a uma empresa ou a mais algumas?

Ainda há pouco recebi orçamentos em que a diferença era "apenas" de 10%. Entre 2,20m e 2,50m de altura salvo erro.

Estranho é você só agora ter descoberto que tinha janelas até ao tecto e não queria. Então você não definiu o que queria com o Arquitecto?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 16

Exatamente... Os orçamentos que recebi também diferiam cerca de 10% entre os dois tamanhos.

0.0176 seg. NEW