Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O coeficiente do aumento das rendas para 2023 é de 1,02 (que corresponde a 2%).
    Pode-se arredondar 1,02 para 2%, ou excepcionalmente este ano devido à inflação?
    Quem decidiu isso?
    E para 2022, alguém me sabe dizer o coeficiente exacto a aplicar?
    Há muitos anos que não atualizo as rendas.
    • RCF
    • 24 agosto 2023

     # 2

    Colocado por: MatildeO coeficiente do aumento das rendas para 2023 é de 1,02 (que corresponde a 2%).
    Pode-se arredondar 1,02 para 2%

    isso não é nenhum arredondamento. 1,02 corresponde, exatamente, a 2%.
    Multiplica a renda atual por 1,02, o que é igual a 2%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Matilde
    • RCF
    • 24 agosto 2023

     # 3

    Colocado por: MatildeQuem decidiu isso?

    o Governo
    • RCF
    • 24 agosto 2023

     # 4

    Colocado por: MatildeE para 2022, alguém me sabe dizer o coeficiente exacto a aplicar?

    1,0043, ou seja 0,43%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Matilde
    • RCF
    • 24 agosto 2023

     # 5

    Colocado por: MatildeHá muitos anos que não atualizo as rendas.

    veja esta informação
    https://www.apcmc.pt/legislacao/atualizacao-das-rendas-para-2022-fixada-em-043/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Matilde
  2.  # 6

    Colocado por: MatildeHá muitos anos que não atualizo as rendas.

    Actualiza agora:
    Primeiro aplica o coeficiente de 2022, da importância daí resultante aplica o coeficiente de 2023.
    Mas não sei se será a melhor altura para proceder à actualização, se não era melhor esperar e actualizar em Janeiro de 2024 com os coeficientes de 2022, 2023 e 2024.
    Agora depende de quanto os inquilinos pagam e do relacionamento que tem com eles.
  3.  # 7

    Posso actualizar 3 anos seguidos?
  4.  # 8

    Colocado por: MatildePosso actualizar 3 anos seguidos?

    Não. Só vai atualizar uma vez. Não recebe retroactivos.

    A percentagem de aumento é que acumula perante as as atualizações que omitiu anteriormente.

    Mas se pensa que é injusto para os inquilinos... pode sempre atualizar numa percentagem menor.

    Se for preciso fazer obras no prédio, depois não se queixe que a renda não "paga".
  5.  # 9

    Colocado por: sognim

    Mas não sei se será a melhor altura para proceder à actualização, se não era melhor esperar e actualizar em Janeiro de 2024 com os coeficientes de 2022, 2023 e 2024.
    Agora depende de quanto os inquilinos pagam e do relacionamento que tem com eles.


    Seria em Setembro, com efeitos em Outubro. Posso actualizar com os coeficientes de 2022, 2023 e 2024?
    Como? Somando os coeficientes dos três anos e aplicando em 2024 a taxa dos três anos?
    Isso é legal?
    Não se pode aplicar num ano a taxa de apenas dois anos?
  6.  # 10

    Já agora.. aumenta-se a renda agora, depois tenho de esperar 1 ano para voltar a aumentar ou posso aumentar novamente em jan2024?
  7.  # 11

    Colocado por: MatildeSeria em Setembro, com efeitos em Outubro. Posso actualizar com os coeficientes de 2022, 2023 e 2024?

    Em setembro não, mas em Janeiro de 2024, daí eu ter escrito se não seria mais vantajoso actualizar em Janeiro 2024.

    Colocado por: MatildeNão se pode aplicar num ano a taxa de apenas dois anos?

    Não são três anos.
  8.  # 12

    Colocado por: primaveraJá agora.. aumenta-se a renda agora, depois tenho de esperar 1 ano para voltar a aumentar ou posso aumentar novamente em jan2024?

    Tem de esperar um ano.
    Alínea b) do n.2 do Art. 1077 do NRAU
    b) A primeira actualização pode ser exigida um ano após o início da vigência do contrato e as seguintes, sucessivamente, um ano após a actualização anterior;
    Concordam com este comentário: primavera
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
  9.  # 13

    Obrigada a todos.
    Pareceu-me que o coeficiente dos aumentos das rendas é publicado em Setembro ou Outubro no DR. O de 2024 não será em Janeiro
    Vivia fora do país. Tenho andado muito desactualizada e durante quase doze anos não aumentei a renda a ninguém.
    Recentemente entrei em acordo com dois deles, que me ficaram a pagar, um 500€ e o outro 450€, mas mesmo assim, valores muito diferentes dos que estão a pedir pelas rendas das casas.
    Não quero explorar ninguém, mas tenho que estar mais atenta a esta questão.
    Actualmente, para ficar mais esclarecida sobre os procedimentos a tomar nessa matéria, acho que na primeira oportunidade, vou fazer a pergunta a um advogado.
  10.  # 14

    Colocado por: sognim
    Em setembro não, mas em Janeiro de 2024, daí eu ter escrito se não seria mais vantajoso actualizar em Janeiro 2024.


    Não são três anos.


    Seria mais vantajoso para quem?
    É evidente que seriam apenas os anos de 2022 e 2023.
    Nesse caso, se houver aumentos em 2024, não se poderão aplicar em Janeiro, porque o coeficiente só será conhecido em set/out e se se enviar o aumento em jan/24 vai ter que se esperar mais um ano até 2025.
    Talvez até nem venha a fazer nenhuma actualização este ano, mas não estou a ver aonde está a vantagem.
    Talvez que um advogado me dê mais luz.
  11.  # 15

    <.
  12.  # 16

    <
  13.  # 17

    Colocado por: MatildeTalvez que um advogado me dê mais luz.

    Ou um contabilista.
    Renda de 400,00€ aplicando o coeficiente de 2022 e 2023, passaria a 409,76€ a partir de Outubro e durante um ano.
    Renda de 400,00€ aplicando o coeficiente de 2022, 2023 e 2024 (que ainda não se sabe, mas sopunhamos que são 2%), passaria a 417,96€ a partir de Janeiro de 2024.
    O coeficiente de actualização das rendas é publicado em Outubro.
    Acho que é mais vantajoso esperar que seja publicada a actualização para 2024.
    Espero ter demonstrado onde está a vantagem.
  14.  # 18

    Quando é que o coeficiente de 2024 será conhecido? Ainda este ano de 2023, em Outubro?
    Em que medida é que 2022, 2023 e 2024 não são os três anos que a lei não autoriza?
  15.  # 19

    .
  16.  # 20

    Muito obrigada, Sognim, pela sua paciência.
    Vou fazer isso, mas antes vou dar uma palavrinha ao advogado.
 
0.0187 seg. NEW