O meu nome é Miguel e,neste momento, estou a trabalhar realizar a pesquisa inicial para o conceito da minha tese (Economia) e pensei que seria excelente aproveitar a sabedoria coletiva desta comunidade. Estou a explorar o mercado da habitação, particularmente, o conceito de remodelações de casas despertou o meu interesse. O mercado imobiliário está no estado que sabemos e quero perceber, nesta fase, qual a prevalência destes serviços e, mais tarde, qual o impacto das remodelações no preço do imobiliário e nas dinâmicas no mercado imobiliário Português.
Tanto do ponto de vista dos proprietários como dos profissionais da indústria da construção, estou curioso para saber quais os tipos de remodelações de casas com maior procura. Acham que serviços como remodelações de casas de banho, renovações de cozinhas ou até mesmo demolição de paredes são os mais requisitados? Senão quais?
Para os proprietários, que áreas da casa consideram ser normalmente a maior prioridade para uma remodelação? Estão mais focados em melhorar a funcionalidade, modernizar o espaço ou talvez torná-lo mais eficiente em termos energéticos?
E para os profissionais, que serviços acham que são mais frequentemente solicitados? Notaram alguma tendência específica recentemente?
As vossas opiniões vão ser extremamente úteis para desenvolver um argumento bem fundamentado para a tese. Estou entusiasmado por ler sobre as vossas experiências e pensamentos sobre este assunto. Muito obrigado pela vossa ajuda!
desculpe não contribuir diretamente mas sinceramente para que serve a sua tese? parece apenas um estudo de mercado de uma qualquer agencia por forma a ter dados para orientação do seu foco de atuação em que é que ajuda o comum do cidadão saber x pessoas querem remodelar a wc e y querem remodelar a cozinha e f querem remodelar ambas as coisas senão a uma qualquer empresa de angariação de serviços ou prestação desses serviços? o que seria mais proficuo seria estudar em termos economicos toda problemática juridica e lojistica de como o setor profissional se poderia se apetrechar e funcionar para dar resposta de como tornar mais acessivel e viável essas remodelações. acaba por ser mais um estudo de mercado apenas e não um estudo util de como diagnosticar e tornar a realização de remodelações algo mais praticável e eficiente em todos os seus aspetos e dos seus intervenientes.
Agradeço pelo seu feedback e pela sua perspectiva crítica em relação à minha pesquisa. Compreendo a sua preocupação e quero esclarecer como a minha tese tem o potencial de contribuir para além de um simples estudo de mercado.
Embora a pesquisa inicial pareça focada em obter dados sobre as preferências das pessoas em relação a remodelações, o objetivo subjacente é mais abrangente. Ao compreender quais áreas específicas das casas as pessoas estão mais interessadas em remodelar e quais serviços são mais requisitados, posso analisar não apenas as necessidades do mercado, mas também identificar as tendências e padrões que podem influenciar a tomada de decisões futuras de proprietários e profissionais do setor.
Além disso, o meu interesse não é em fornecer dados para agências ou empresas de prestação de serviços. Pretendo explorar as implicações económicas e sociais das remodelações no mercado imobiliário português. Por exemplo, ao compreender como as remodelações afetam os preços dos imóveis, a composição demográfica de determinados locais, e as dinâmicas do mercado, posso contribuir para um entendimento mais amplo de como as intervenções nas habitações impactam a economia e a sociedade em geral.
Entendo a sugestão de explorar questões jurídicas e logísticas para tornar as remodelações mais acessíveis e eficientes. Na verdade, planejo abordar esses aspectos mais detalhados durante o desenvolvimento da minha tese, incluindo como a indústria da construção pode se preparar melhor para atender à demanda por remodelações de forma eficaz.
Agradeço novamente pela sua opinião e estou aberto a mais sugestões e ideias. O meu objetivo final é produzir um estudo abrangente que ofereça insights valiosos para vários intervenientes, desde proprietários a profissionais do setor, e contribua para uma compreensão mais completa das implicações das remodelações de casas.
pois fala bem, mas aparentemente parece ser apenas algo quantitativo, x pessoas querem remodelar ou já remodelaram a wc, y pessoas querem remodelar a cozinha... só que já "sabemos" que seguramente mais de 50% dos proprietários tendo €s gostariam de fazer essas remodelações seja lá em que região ou zona for. olhe existe alguma regulamentação especifica e concentrada sobre o universo dos prestadores desses serviços?