Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

E não encontra outro comprador?

Eu não acho isso grande negócio. Quem fica preso é você, tanto ao valor de venda a receber daqui a um ano (cuidado com a inflação), como a ter de respeitar o prazo de um ano (e se aparecer entretanto outro comprador disposto a fazer um negócio limpo?), como a eventuais problemas de incumprimento (de renda, processo despejo).
  2.  # 22

Isso existe na CH.
    Pelo que conheço do modo não sei será regra geral ou não.
    20% de entrada do valor do imóvel.
    Contracto de arrendamento com caução normal de 1 ano renovável (um contracto de arrendamento normal).
    Durante o 1° ano 75% do valor da renda abatem ao valor da compra.
    Por acordo de extensão de arrendamento por mais 1 ano apenas 50% do valor do segundo ano abate à ao valor de venda.
    Caso desistência do promitente comprador todos os valores revertem ao vendedor.
    Caso o vendedor se arrependa da venda em favor do arrendamento devolve a entrada ao arrendatário e prossegue com o arrendamento até cessar por uma das partes.
    Se o comprador desistir da compra perde o sinal dado e prossegue com o arrendamento até cessar por uma das partes.
    Tudo contractualizado e claramente descrito.

Não sei se é pratica generalizada mas sei que existe e era um molde que até estivemos por enveredar nós mesmos.
  3.  # 23

Obrigado a todos, vou ponderar muito bem o assunto... é um caso complicado
  4.  # 24

Vai ser um ano de inferno, qualquer coisinha por mais mínima que seja vai ser um escândalo, uma falta de condições de habitabillidade, etc, etc.
  5.  # 25

Não não vale a pena quantos anos seriam precisos em rendas para pagar o valor total da casa? Estaria a perder dinheiro
  6.  # 26

Por acaso pensei numa possibilidade:

Contrato arrendamento 1 ano sem renovação.

Ao mesmo tempo, CPCV com duração de 10meses e sinal de entrada.

Daqui a 8 meses eles começam a efetuar diligências para a compra da casa, a fim de cumprir o prazo de limite do CPCV. Se desistirem da venda, perdem o sinal, e ao fim de um ano têm que sair. Se o banco não financiar, devolvo o sinal e eles saem ao fim do ano de contrato.

Tem alguma falha este plano?
  7.  # 27

Colocado por: palmstrokeE não encontra outro comprador?

Eu não acho isso grande negócio. Quem fica preso é você, tanto ao valor de venda a receber daqui a um ano (cuidado com a inflação), como a ter de respeitar o prazo de um ano (e se aparecer entretanto outro comprador disposto a fazer um negócio limpo?), como a eventuais problemas de incumprimento (de renda, processo despejo).

Nesta fase está difícil... Tive muitos contactos há dois meses, mas o agosto foi uma decepção...
  8.  # 28

Colocado por: Reduto25Não não vale a pena quantos anos seriam precisos em rendas para pagar o valor total da casa? Estaria a perder dinheiro

A intenção da venda é para construir uma nova. Mas felizmente o banco financia a futura casa sem ter que vender esta. A questão é que se não vender esta, não tenho capital significativo para iniciar... Se vender, tenho dinheiro para meia casa...
  9.  # 29

Colocado por: JCoimbra
    A intenção da venda é para construir uma nova. Mas felizmente o banco financia a futura casa sem ter que vender esta. A questão é que se não vender esta, não tenho capital significativo para iniciar... Se vender, tenho dinheiro para meia casa...

Depende dos ordenados da família, até pode compensar alugar se tiver entrada inicial para a casa
    Fica com dois activos, eu ando a tentar isso
  10.  # 30

spvale ao preço que estão os juros, não sei se compensa isso.
  11.  # 31

Colocado por: JCoimbraTem alguma falha este plano?

Sim é um risco.
    Se as pessoas não têm condições financeiras agora, dificilmente terão daqui a 1 ano. Se têm dinheiro para a entrada que deveria ser o valor a pagar no CPCV não há razão para adiar.
    O contrato de 1 ano sem renovação não garante nada. Eles só saem se quiserem. Se continuarem a pagar a renda não consegue uma ação de despejo antes de 2 ou 3 anos e uma casa destruída.
  12.  # 32

Carvai obrigado pelo comentário. Mas isso de não pagar ou casa destruída pode acontecer sempre, claro.
    Mas, ainda existe zonas do país onde esses casos são raros... Portugal não é Lisboa e Porto. Mas claro, o risco existe.
  13.  # 33

Colocado por: CarvaiO contrato de 1 ano sem renovação não garante nada. Eles só saem se quiserem. Se continuarem a pagar a renda não consegue uma ação de despejo antes de 2 ou 3 anos e uma casa destruída.

Daí ser importante os 20% do cpcv.
    Ao fim de um ano o “arrendamento” não corre bem, negoceia com o “arrendatário”. Devolve 90% do cpcv se ele deixar a casa a tempo e horas e toda direitinha.
    Caso comece com histórias, despejo, e 20% do cpcv devem ajudar nas despesas e possíveis maus usos…
    Só uma ideia
  14.  # 34

Se o banco empresta para a nova sem ter que vender a antiga, eu acho que bão venderia a antiga e colocava-a à renda.
  15.  # 35

Colocado por: JCoimbraspvale ao preço que estão os juros, não sei se compensa isso.

Depende do aluguer da actual e de quanto for investir na nova...
    Os juros estabilizando fica mais fácil este cenário é impossível a vida toda para muita gente...
    Concordam com este comentário: JCoimbra
  16.  # 36

Colocado por: gil.alves
    Daí ser importante os 20% do cpcv.
    Ao fim de um ano o “arrendamento” não corre bem, negoceia com o “arrendatário”. Devolve 90% do cpcv se ele deixar a casa a tempo e horas e toda direitinha.
    Caso comece com histórias, despejo, e 20% do cpcv devem ajudar nas despesas e possíveis maus usos…
    Só uma ideia

20% de CPCV é muito dinheiro...
  17.  # 37

20% de CPCV é muito dinheiro...

Ilustrei a realidade CH. Por cá seja banco ou contracto a entrada para compra são 20%.
    Há que dar para as duas partes…
  18.  # 38

Contrato arrendamento 1 ano sem renovação.

Nos dias de hoje isso não existe.
  19.  # 39

Colocado por: LMigAlves

Nos dias de hoje isso não existe.

Existe.
  20.  # 40

Claro que existe. Foi o que fiz

0.0196 seg. NEW