Iniciar sessão ou registar-se
    • Cati82
    • 25 agosto 2023 editado

     # 1

    Bom dia! Na tentativa de vender uma casa que me calhou numa herança deparei-me com um problema a nível de áreas. Na conservatória está uma área e mas finanças (caderneta predial) está outra. A casa tem data de 1937, já foram feitas várias obras mas nenhum delas mexeu no exterior da casa, apenas remodelações interiores. Foi obviamente pintada por fora e tapadas algumas rachas, mas nada mais do que isso.
    Neste momento, para regularizar a situação, pedem-me uma planta à escala, a minha dúvida é: quanto poderá isso custar-me? Alguém por aqui me consegue dar umas luzes? Conseguem dizer-me mais ou menos um valor? Eu tenho um "rascunho" duma planta, que é rascunho porque não está assinada,feita em 2008, e creio que numa tentativa de compor este erro, mas esse mesmo rascunho não tem as áreas corretas... A casa tem dois andares e a área é 151m2.
    Agradeço desde já a quem puder ajudar!
    • MDM
    • 25 agosto 2023

     # 2

    Diria que uns 250€ implicando medições no local, supondo que não necessita de levantamento topográfico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cati82
  1.  # 3

    Eu diria que só mesmo com lev. topográfico devidamente feito e atestado do topógrafo.
    Dependendo das proximidades diria que por 300-500€ (c/IVA) consegue um trabalho de qualidade.
    Se houver até quem o faça com laser scanning melhor ainda.
    • RCF
    • 25 agosto 2023

     # 4

    de experiência que tive no passado, para as Finanças basta desenho feito por qualquer pessoa, desde que percetível. As Finanças apenas quer atualizar o IMI...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cati82
  2.  # 5

    Colocado por: Cati82Na conservatória está uma área e mas finanças (caderneta predial) está outra.

    E qual está correta?
  3.  # 6

    Colocado por: RCFde experiência que tive no passado, para as Finanças basta desenho feito por qualquer pessoa, desde que percetível. As Finanças apenas quer atualizar o IMI...
    para as finanças qq m**** serve desde que dê para cobrar impostos(!).
    Para legalizar não me parece…
    Ainda mais que houve obras e afins…
    Mas dependerá do intuito final da Cati. Sim correcto.
  4.  # 7

    Colocado por: Cati82quanto poderá isso custar-me?
    depende do tamanho e trabalho que possa dar, mas nunca abaixo dos 200.

    se necessitar de levantamento a acompanhar os desenhos pode adicionar 150/200 dependendo do tamanho do terreno

    tudo +IVA

    é onde? se quiser posso ajudar se for aqui por perto. faço muito disso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cati82
  5.  # 8

    Colocado por: RCFde experiência que tive no passado, para as Finanças basta desenho feito por qualquer pessoa, desde que percetível. As Finanças apenas quer atualizar o IMI...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cati82

    Já não é a primeira pessoa que me diz isso.. Nas finanças pediram-me a planta da casa, eu tenho uma papel que não está assinado por ninguém mas não serviu... Mandaram-me ir pedir uma cópia da planta à câmara, mas não existe nenhuma planta na câmara desta casa, portanto... Lá vou ter que pagar para me fazerem uma..
  6.  # 9

    Colocado por: antonylemosdepende do tamanho e trabalho que possa dar, mas nunca abaixo dos 200.

    se necessitar de levantamento a acompanhar os desenhos pode adicionar 150/200 dependendo do tamanho do terreno

    tudo +IVA

    é onde? se quiser posso ajudar se for aqui por perto. faço muito disso
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cati82

    Distrito de Viseu... Agradeço a ajuda, mas se não conseguir fazer isso por menos dinheiro, prefiro alugar do qur vender...
  7.  # 10

    Colocado por: primavera
    E qual está correta?

    Bem... Andei a medir a casa toda para tirar a dúvida, e sim, a área é essa. Na conservatória está correta, o que me leva a mim a querer que nas finanças não está porque o meu avô possivelmente alterou a área para pagar menos imi 😅
    É a única justificação que encontro...
    Concordam com este comentário: marize
  8.  # 11

    Colocado por: MDMDiria que uns 250€ implicando medições no local, supondo que não necessita de levantamento topográfico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cati82

    Nas finanças, pelo que me disseram, a planta resolve o problema, até porque como a área aumenta, é benéfico para eles...
  9.  # 12

    Colocado por: Cati82Distrito de Viseu... Agradeço a ajuda, mas se não conseguir fazer isso por menos dinheiro, prefiro alugar do qur vender...
    está fora da minha zona, mas depois de ler o restante vejo que só necessita de um levantamento arquitetónico para efeitos de IMI (apenas plantas). com 200€ faz a festa (preços daqui, na sua zona nao sei)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cati82
  10.  # 13

    quer vender uma casa e acha que 450 e 500 € é caro?
    um trabalho em condições seria o levantamento topográfico +- 250 e depois um levantamento dedo interior +- 250
    se o comprador for chato vai comparar as áreas nas finanças, na conservatoria + licença de utilização
    Concordam com este comentário: gil.alves, marize
  11.  # 14

    Colocado por: Cati82Bem... Andei a medir a casa toda para tirar a dúvida, e sim, a área é essa. Na conservatória está correta, o que me leva a mim a querer que nas finanças não está porque o meu avô possivelmente alterou a área para pagar menos imi 😅
    É a única justificação que encontro...

    Menos mal
    As correções nas finanças não se pagam (no momento, porque se paga posteriormente em IMI) mas na Conservatória paga-se por cada registo
  12.  # 15

    Colocado por: marco1um trabalho em condições seria o levantamento topográfico +- 250 e depois um levantamento dedo interior +- 250
    para IMI nao precisa da topografia, basta as plantas da casa.
  13.  # 16

    é para imi e tambem depois para venda ou não?
    eu por exemplo não comprava nada sem antes aferir áreas com um levantamento topografico, levantamento ou verificação como que está na camara, áreas a bater certo com as finanças, conservatória e respetiva licença de utilização se for caso.
    Concordam com este comentário: marize
  14.  # 17

    Colocado por: marco1é para imi e tambem depois para venda ou não?
    posso ter percebido mal, mas o problema aqui é que nas finanças nao bate certo com o existente (que foi já medido) e com o registo na conservatória.. logo só tem de atualizar nas finanças.

    se na conservatória estiver a bater certo com a realidade nao tem de atualizar nada.
  15.  # 18

    Colocado por: marco1quer vender uma casa e acha que 450 e 500 € é caro?
    um trabalho em condições seria o levantamento topográfico +- 250 e depois um levantamento dedo interior +- 250
    se o comprador for chato vai comparar as áreas nas finanças, na conservatoria + licença de utilização
    Concordam com este comentário:gil.alves
    a casa tem registo de 1937, não é necessária licença de utilização... E quem me está a tratar da venda é uma imobiliária, só me pediram para resolver esta situação da área antes de vender.
  16.  # 19

    Colocado por: antonylemosestá fora da minha zona, mas depois de ler o restante vejo que só necessita de um levantamento arquitetónico para efeitos de IMI (apenas plantas). com 200€ faz a festa (preços daqui, na sua zona nao sei)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cati82

    Já encontrei um engenheiro da câmara que faz uns trabalhos por fora, virá esta semana até cá ver o trabalho e dar-nos orçamento.
    Concordam com este comentário: marize
  17.  # 20

    ok, se puder depois diga como se resolveu, realmente cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: marize
 
0.0228 seg. NEW